Questões de Concursos: VIVA COMUNIDADE VIVA RIO

Prepare-se para a prova com questões de VIVA COMUNIDADE VIVA RIO de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q14614 | Serviço Social, Assistente Social, VIVA COMUNIDADE VIVA RIO, CEPERJ

Iamamoto (2009), ao analisar os espaços sócio-ocupacionais do assistente social, aborda a importância do estímulo a pesquisas e projetos que possibilitem o conhecimento do modo de vida e trabalho dos segmentos populacionais atendidos. Segundo a autora, o conhecimento criterioso dos processos sociais e sua vivência pelos indivíduos sociais pode possibilitar:

2 Q14604 | Serviço Social, Assistente Social, VIVA COMUNIDADE VIVA RIO, CEPERJ

Behring e Boschetti (2009), ao analisarem os fundamentos e história da política social, destacam que as primeiras iniciativas voltadas a sua construção estão imersas na relação de continuidade entre Estado Liberal e Estado Social. Para a mudança da natureza do Estado Liberal no século XIX e início do século XX, bem como a construção e generalização das políticas sociais, houve um elemento político determinante. Tal elemento relaciona-se:

3 Q671083 | Administração Geral, Auxiliar Administrativo, VIVA COMUNIDADE VIVA RIO, IBADE, 2021

Texto associado.


"O líder delega totalmente as decisões ao grupo e deixa-o completamente à vontade e sem controle algum". A frase acima descreve o seguinte estilo de liderança: 

4 Q14615 | Serviço Social, Assistente Social, VIVA COMUNIDADE VIVA RIO, CEPERJ

Atualmente, na leitura predominante no Serviço Social, pode-se compreender que a “prática profissional” não deve ser considerada isoladamente, ou seja, apenas naquilo que “ o assistente social faz”, mas para além disso, seus condicionantes internos e externos. Partindo de Iamamoto (2006), pode-se considerar a prática profissional como:

5 Q14616 | Serviço Social, Assistente Social, VIVA COMUNIDADE VIVA RIO, CEPERJ

Iamamoto (2008), ao analisar o Serviço Social em tempos de capital e fetiche, informa que a questão social passa a ser objeto de um “processo de criminalização”, atingindo as classes pobres. Em meio a esse contexto, pode-se verificar a retomada de uma noção que fundamentou o olhar sobre os pobres no Brasil. A noção que historicamente caracterizou as classes pobres na realidade brasileira é a noção de:

6 Q14592 | Direito Sanitário, Assistente Social, VIVA COMUNIDADE VIVA RIO, CEPERJ

A Constituição Brasileira de 1988 prevê que a saúde é direito de todos os brasileiros, garantido mediante:

7 Q14608 | Serviço Social, Assistente Social, VIVA COMUNIDADE VIVA RIO, CEPERJ

Refere-se corretamente ao princípio de “ampliação e consolidação da cidadania” disposto no Código de Ética do Assistente Social, a seguinte afirmativa:

8 Q14607 | Serviço Social, Assistente Social, VIVA COMUNIDADE VIVA RIO, CEPERJ

Analisando as transformações ocorridas em termos éticopolíticos no Serviço Social ao longo do desenvolvimento da profissão, verifica-se a partir da década de 1980, em especial no Código de Ética de 1986, a presença do que se entende por uma “nova ética”. De acordo com Barroco (2007), a nova ética presente no Serviço Social é resultado:

9 Q14594 | Direito Sanitário, Assistente Social, VIVA COMUNIDADE VIVA RIO, CEPERJ

O conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e a manutenção da saúde, caracteriza a:

10 Q14610 | Serviço Social, Assistente Social, VIVA COMUNIDADE VIVA RIO, CEPERJ

Para efeitos do Art. 7º da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP), são caracterizados como beneficiários preferenciais dessa política as pessoas:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.