Simulados Pedagogia Planejamento de Ensino

Professor de Ensino Fundamental - Pedagogia - Planejamento de Ensino - SME SP

Simulado com questões de prova: Professor de Ensino Fundamental - Pedagogia - Planejamento de Ensino - SME SP. Resolva online grátis, confira o gabarito e baixe o PDF!

✅ 28 questões
😐 Médio
👥 69
🏆 0
📈 50%

1Q319017 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

No ensino de leitura em língua inglesa, a leitura de elementos não-verbais (fotografias, tabelas, gráficos, mapas etc.) é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q319203 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

No ensino de língua inglesa, a habilidade de escrita deve

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q319719 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Considere este trecho de uma aula de inglês de 8ª série.

Professor: Então. Vocês vão ouvir o diálogo na fita e prestar atenção a três coisas. Vocês vão tentar entender quem ligou para quem, a que horas é o jogo e o local em que as duas pessoas vão se encontrar. Eu vou escrever as perguntas na lousa. Tá bem? Então, vamos ouvir a fita e responder essas três questões. Vocês não precisam entender tudo, tá? Tentem pegar essas informações que eu pedi. Prontos? Eu vou tocar a fita. [Professor toca a fita.]

A instrução do professor é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q319927 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Uma função educativa importante do ensino e aprendizagem de língua inglesa na escola básica é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q321175 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Considere a entrevista abaixo.

Entrevistadora: Que tipo de atividade você acha que mais funciona em sua aula?
Professora: Eu acho, eu acho que é gramática, trabalhando em cima do verbo, né? Parece que não, é muito tradicional, muito velho e coisa e tal, tem crítica a esse respeito, mas dá um suporte para o aluno.

Essa visão de ensino e aprendizagem de língua estrangeira na escola é criticada por especialistas porque

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q321410 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

O modelo interacional de leitura centra-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q322000 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Considere estas instruções para uma aula de leitura em língua inglesa.

Compare o teor das duas reportagens sobre o tema. Em que se diferenciam e em que revelam aspectos comuns. Para mais informações sobre Plutão, visite o site da Nasa: http://solarsystem.jpl.nasa.gov/planets/profile.cfm

As tarefas propostas têm como objetivo principal o desenvolvimento da seguinte habilidade de leitura:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q323174 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

A promoção da crítica nas atividades de leitura deve ser preocupação do professor.
Qual ação abaixo opõe-se a esse procedimento?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q323202 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Mediante a insistência de um aluno pela resposta certa em uma atividade de leitura, a professora lhe explica que não há resposta certa e o incentiva a construir sentidos sobre o texto lido. Esse procedimento revela que a professora

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q323220 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Discutir o desenvolvimento sustentável, analisando soluções tecnológicas possíveis na agricultura, na diminuição do lixo e no controle da poluição requer um ensino que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q323458 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Segundo as teorias críticas, a aprendizagem de língua inglesa pode ampliar a consciência do aluno sobre o fenômeno lingüístico. Verifica-se esse processo quando o aluno

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q323957 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

No desenvolvimento da leitura, a ênfase no reconhecimento dos gêneros de texto

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q324168 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Segundo os PCNs, as propostas para o ensino de Ciências devem considerar

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q324197 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Um dos riscos de um processo ensino-aprendizagem contextualizado está em considerar que a simples sistematização do conhecimento cotidiano seja suficiente para a aprendizagem. Assim, um dos papéis do professor de Ciências deve ser

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q324249 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Segundo as concepções atuais de leitura, os textos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q324331 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Escrever textos em duplas, no desenvolvimento da habilidade de escrita, é um procedimento

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q325636 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

No ensino fundamental os conteúdos relacionados à saúde devem enfatizar

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q326194 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Considere as características abaixo.

I. A importância do envolvimento ativo do aluno.
II. O respeito pelo aluno e por suas próprias idéias.
III. O entendimento da ciência enquanto criação humana.

Aplicam-se ao construtivismo educacional as características

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q326806 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Com relação ao uso de imagens pelo professor de Ciências foram feitas as afirmações abaixo.

I. Neste nível deve-se explorar diversos tipos de imagens, como fotografias, esquemas e mapas.
II. A produção de imagens pelos alunos é importante para desenvolver a sua competência leitora.
III. As imagens devem ser apresentadas apenas depois do entendimento do texto.

É correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q327174 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Ao desenvolver a produção oral em língua inglesa, o professor deverá levar em conta uma questão relacionada à pronúncia:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

21Q327588 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Atualmente recomenda-se conhecer as características do letramento da comunidade a que pertence a escola.
Qual afirmação abaixo NÃO reflete essa orientação?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q327834 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

No ensino de língua inglesa, a noção de "tarefas" (tasks) constitui relevante orientação didático-pedagógica atualmente. As tarefas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q327856 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

O ensino de língua inglesa favorece e recomenda o trabalho com temas transversais, porque estes

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q328118 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Na aula de língua inglesa, como também em outras disciplinas, é importante proporcionar aos alunos contato com diferentes gêneros textuais em seus suportes originais. Essa orientação visa a permitir que os estudantes

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q328198 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

A apreciação de costumes e valores de outras culturas pode ser realizada no ensino de língua inglesa?

A resposta correta da pergunta acima é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q328265 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

O ensino do método científico é fundamental para o desenvolvimento de atitudes e habilidades que propiciem ao aluno a aquisição de uma postura de questionamento. NÃO é um aspecto do método científico:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q328784 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

O atual Plano de Educação para a Ciência, do MEC, é uma iniciativa que tem, dentre seus objetivos:

– Incentivar projetos curriculares voltados para a educação científica e mudanças curriculares que incorporem abordagens práticas e problematizadoras das Ciências;
– Implantar as oficinas de Ciências, Cultura e Arte em instituições de ensino e científicas, como espaços de ensino-aprendizagem e de formação inicial e continuada de professores.

Estes objetivos permitem identificar um movimento para um ensino de ciências que prioriza

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q329094 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

A abordagem interacional do discurso, apoiada teoricamente na sociolingüística interacional, considera a conversação como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

🖨️ Imprimir

Deixe seu comentário

Participe, faça um comentário.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.