1 Q329420 | Segurança e Transporte, Especialista em Regulação, ANTT, NCEAs informações das concessionárias ferroviárias que propiciam o acompanhamento econômico-financeiro, a análise dos custos dos serviços prestados e o estabelecimento de bases para a fixação de tarifas e sua revisão e avaliação sempre que necessário constam do: a) Manual de Informações Contábeis; b) Relatório Anual de Administração; c) Plano Uniforme de Contas; d) Boletim de Acompanhamento da Concessão; e) Comunicado aos Acionistas. 2 Q329500 | Segurança e Transporte, Especialista em Regulação, ANTT, NCEQuando um monopólio natural "forte" regulamentado tem seus preços fixados como iguais ao custo marginal, ocorre: a) uma situação de lucro acima do normal; b) abuso do poder de monopólio; c) captura regulatória; d) exploração dos consumidores; e) déficit financeiro da operação. 3 Q329518 | Segurança e Transporte, Especialista em Regulação, ANTT, NCEA exploração da faixa de domínio das ferrovias, a exploração de projetos imobiliários, a prestação de serviços de consultoria, a venda de materiais/sucatas e o ressarcimento de seguros contratados são atividades: a) essenciais da concessionária; b) independentes da concessionária; c) extra-contratuais da concessionária; d) operacionais da concessionária; e) não operacionais da concessionária. 4 Q329612 | Segurança e Transporte, Especialista em Regulação, ANTT, NCEQuanto à prestação de garantia da empresa concessionária pelo concedente de uma receita periódica mínima proveniente da exploração, é correto afirmar que o concedente: a) deverá prestar garantia, com o aval de instituição financeira oficial, calculada em função da dimensão do tráfego e do valor do pedágio; b) não poderá prestar garantia e nem exigir que este serviço seja exigido de terceiros; c) não poderá prestar garantia e deverá exigir que este serviço seja exigido de terceiros sob a titularidade de pessoas físicas ou jurídicas de nacionalidade brasileira; d) poderá prestar garantia, com o aval de instituição financeira oficial, calculada em função da dimensão do tráfego e do valor do pedágio; e) deverá prestar garantia da receita mínima definida pela Taxa Interna de Retorno fixada no processo de concessão. 5 Q329698 | Segurança e Transporte, Especialista em Regulação, ANTT, NCEEm um programa de operação e exploração de rodovias federais brasileiras, a qualidade do serviço prestado pela Concessionária é mensurada pela ANTT através de quatro índices de desempenho. Com relação ao índice de condição da rodovia IC, é correto afirmar que: a) monitora constantemente o nível de serviço da rodovia, verificando se esta opera no máximo 200 horas por ano acima do nível de serviço D; b) é a média geométrica dos parâmetros relativos à qualidade do pavimento conforme percebidos pelo usuário; c) é calculado através de parâmetros cujas medições em campo são procedidas periódica e sistematicamente em trechos de 20 km da rodovia concessionada; d) mede a qualidade da rodovia através da média aritmética dos outros três índices; e) mede a qualidade da rodovia através da média ponderada dos outros três índices. 6 Q329763 | Segurança e Transporte, Especialista em Regulação, ANTT, NCEA modalidade de fiscalização operacional dos serviços ferroviários de cada concessionária é realizada: a) eventualmente; b) obrigatoriamente uma vez por semana; c) obrigatoriamente uma vez por mês; d) obrigatoriamente duas vezes por ano; e) obrigatoriamente uma vez por ano. 7 Q329779 | Segurança e Transporte, Especialista em Regulação, ANTT, NCEA existência de um mercado ativo de compra e venda de veículos usados é um fator que, com referência a contratos de permissão para prestação de serviços de transporte rodoviário de passageiros, atua no sentido de: a) reduzir os prazos dos contratos, pois o capital imobilizado em veículos não pode ser considerado um custo fixo irrecuperável; b) inibir as intenções do permissionário de manter seus veículos em uso além do prazo de depreciação; c) estimular o regulador a aplicar métodos de depreciação acelerada para efeitos de cálculo tarifário; d) elevar a idade média dos veículos componentes da frota em serviço; e) reduzir a competitividade dos processos licitatórios para a escolha de permissionários. 8 Q329825 | Segurança e Transporte, Especialista em Regulação, ANTT, NCEUma das funções dos dormentes na superestrutura ferroviária é: a) servir de rolamento e guia para os veículos ferroviários; b) servir de ancoragem contra deslocamentos devidos ao tráfego; c) manter invariável a bitola da via; d) conduzir a corrente elétrica dos circuitos de via; e) conferir continuidade geométrica ao traçado. 9 Q329866 | Segurança e Transporte, Especialista em Regulação, ANTT, NCENa discretização segundo intervalos de tempo, das receitas e custos de um fluxo de caixa: a) receitas e despesas são consideradas simultaneamente no início do intervalo em questão; b) receitas são consideradas no início e despesas no final do intervalo em questão; c) receitas e despesas são consideradas simultaneamente no meio do intervalo em questão; d) receitas são consideradas no final e despesas no início do intervalo em questão; e) receitas e despesas são consideradas simultaneamente no final do intervalo em questão. 10 Q329939 | Segurança e Transporte, Especialista em Regulação, ANTT, NCEAs tendências contraditórias de concentração e dispersão geográfica das atividades econômicas revelam a existência de forças centrípetas e centrífugas moldando o desenvolvimento dos sistemas territoriais. A essas forças subjazem fatores tais como: (I) tamanho de mercado; (II) disponibilidade de mão-de-obra qualificada; (III) maior disponibilidade de recursos naturais; (IV) mais consolidada organização sindical; (V) economias de aglomeração; (VI) preços mais baixos dos fatores de produção; (VII) maior densidade da rede de transportes. Entre eles, são conducentes à concentração das atividades no território: a) I, II, V, VII; b) I, IV, V, VI; c) II, III, IV, VII; d) II, III, VI, VII; e) III, IV, V, VI. 11 Q329974 | Segurança e Transporte, Especialista em Regulação, ANTT, NCEA diferença fundamental entre as técnicas de preferência revelada (PR) e de preferência declarada (PD) reside no fato de que: a) as primeiras analisam a opção do usuário em função de variáveis de interesse e níveis de atributos definidos no experimento, enquanto as últimas dependem de uma enumeração das relações causais que explicam a decisão; b) enquanto as técnicas de PR se baseiam em opções ou respostas efetivamente exercidas pelo usuário, as de PD se baseiam em informações dos entrevistados sobre como decidiriam em uma situação hipotética; c) em estudos de PR, diferentemente dos de PD, há sempre a possibilidade de que o usuário entrevistado não tenha condições efetivas de tomar, na prática, a decisão entre as alternativas; d) as técnicas de PR, distintamente das de PD, permitem lidar com uma gama de variáveis que não podem ser objetivamente aferidas, tais como nível de conforto ou percepção de segurança; e) as técnicas de PR possibilitam a realização de estudos com tamanhos de amostras bem menores do que os que são requeridos na realização de estudos de PD. 12 Q329984 | Segurança e Transporte, Especialista em Regulação, ANTT, NCEO Índice de Herfindahl-Hirschmann (IHH) avalia o grau de concentração econômica pelo somatório dos quadrados das parcelas de mercado absorvidas por cada uma das empresas presentes. Se o número de empresas que disputam o mercado é n, então o inverso do IHH pode assumir valores: a) entre 1 (concentração máxima) e n (concentração mínima) e pode ser interpretado como o número máximo de empresas que o mercado pode suportar nos vigentes padrões de tecnologia e demanda; b) entre 1 (concentração máxima) e n (concentração mínima) e pode ser interpretado como o número efetivo de competidores no mercado; c) entre n (concentração mínima) e n2 (concentração máxima) e pode ser interpretado como o número de conflitos competitivos entre as firmas presentes no mercado; d) entre zero (concentração nula) e 1 (concentração máxima) e pode ser interpretado como a taxa em que os preços praticados excedem o custo marginal; e) entre 1/n (concentração mínima) e 1 (concentração máxima) e pode ser interpretado como um indicador do tamanho ótimo relativo das empresas no mercado em questão. 13 Q329995 | Segurança e Transporte, Especialista em Regulação, ANTT, NCESe a nota do Critério de Avaliação do Desempenho fosse igual a 40 pontos, o desempenho econômico e operacional da empresa concessionária seria considerado: a) péssimo; b) ruim; c) regular; d) excelente; e) excepcional. 14 Q330047 | Segurança e Transporte, Especialista em Regulação, ANTT, NCEO financiamento dos serviços de transporte público interestadual de pessoas, por via rodoviária, é garantido no Brasil por meio de cálculo de tarifas com base em uma planilha de custos-padrão por assento-quilômetro oferecido e um coeficiente de ocupação médio admitido para toda a rede de serviços. Assim, se o critério de escolha do vencedor das licitações pelo direito de operar uma determinada linha for o máximo valor proposto pela outorga do serviço, as fontes de recursos disponíveis para que o permissionário honre os pagamentos ao Poder Concedente são provenientes de excedentes de eficiência relativos a: a) custos-padrão e captação de passageiros; b) custos-padrão e dimensão de veículos; c) freqüência de serviço e dimensão de veículos; d) captação de passageiros e tempos de ciclo; e) tempos de ciclo e economias de escopo. 15 Q330269 | Segurança e Transporte, Especialista em Regulação, ANTT, NCEPara evitar que houvesse a formação de grupos monopolistas após a transferência das malhas ferroviárias da RFFSA para a iniciativa privada, a participação societária de cada grupo econômico no capital das empresas ou consórcios candidatos à exploração ficou limitada a: a) 20% b) 25% c) 49% d) 51% e) 100% 16 Q330545 | Segurança e Transporte, Especialista em Regulação, ANTT, NCEO não cumprimento, por uma concessionária ferroviária, da meta de produção de um determinado exercício, caracteriza uma inadimplência: a) total; b) singular; c) completa; d) dupla; e) simples. 17 Q330703 | Segurança e Transporte, Especialista em Regulação, ANTT, NCEA fragmentação vertical da indústria de serviços de transporte ferroviário, separando a provisão de infra-estrutura da produção do serviço, resulta: a) em maiores incidências potenciais de economia de escala na produção do serviço; b) na redução dos custos de transação na indústria; c) em aumento do grau de concentração industrial na atividade; d) em maior contestabilidade no mercado de serviços de transporte; e) na necessidade de subsidiar o provedor de infra-estruturas. 18 Q330767 | Segurança e Transporte, Especialista em Regulação, ANTT, NCEConsidere as definições abaixo, de uso corrente em avaliação de desempenho: (I) capacidade da firma em alcançar o produto máximo, dado um conjunto de insumos; (II) medida do grau com que uma firma otimiza o tamanho de suas operações; (III) capacidade da firma em produzir um volume particular de produto, a custo mínimo, dado o vetor de preço dos insumos. As definições I, II e III correspondem, respectivamente, aos conceitos de: a) eficiência alocativa nos insumos; eficiências de escopo; eficiência técnica; b) eficiência de escala; eficiência organizacional da produção; eficiência na definição do mix de produtos; c) eficiência tecnológica; eficiência em custo; eficiência na definição do mix de insumos; d) eficiência produtiva; eficiência operacional; eficiência em custo; e) eficiência técnica; eficiência de escala; eficiência em custo. 19 Q330788 | Segurança e Transporte, Especialista em Regulação, ANTT, NCENas ferrovias, o orçamento das despesas com atividades relacionadas à expansão dos serviços é chamado, tradicionalmente, de orçamento: a) de investimentos; b) de capital; c) de serviços; d) de custeio; e) de previsão. 20 Q330870 | Segurança e Transporte, Especialista em Regulação, ANTT, NCEPara o fenômeno de "exudação" em um pavimento betuminoso, a medida corretiva é: a) pintura de rejuvenescimento com material betuminoso adequado; b) melhoria da drenagem; c) nivelamento local com remendos superficiais; d) aplicação no revestimento de pedrisco e areia grossa para a absorção do excesso de ligante; e) execução de uma cobertura com lama asfáltica. 21 Q330905 | Segurança e Transporte, Especialista em Regulação, ANTT, NCECom a finalidade de assegurar as projeções de desempenho das malhas ferroviárias da RFFSA transferidas para os operadores privados, foram fixadas metas operacionais a serem atingidas para os seguintes indicadores: a) aumento das toneladas-quilômetro brutas transportadas e redução do número de acidentes; b) aumento das toneladas brutas transportadas e redução do número de acidentes; c) aumento das toneladas-quilômetro úteis transportadas e redução do número de acidentes; d) aumento das toneladas úteis transportadas e redução do número de acidentes; e) aumento do volume de transporte e redução do número de incidentes. 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