Simulados Pedagogia Planejamento de Ensino

Professor - Pedagogia - Planejamento de Ensino - Prefeitura de Cajamar SP

Simulado para prova de concurso - Professor - Pedagogia - Planejamento de Ensino - Prefeitura de Cajamar SP. Resolva online, confira o gabarito e baixe o PDF grátis!


🏷️ 20 questões
👥 36
🟠 Difícil
📊 50%
1 ótimo
25 bom
7 regular
3 péssimo

1 Q324744 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Após a proposição de uma atividade, um aluno perguntou ao professor: "Vai ser para nota?". Diante da negativa do professor, o aluno comentou: "Ah, então eu não vou fazer..." Falas como a desse aluno revelam uma concepção de avaliação com a qual os discentes se habituaram. Trata-se da "Pedagogia do exame" (Luckesi, 1995), que tem como conseqüências:


2 Q324848 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Dentre as descrições abaixo, assinale aquela que corresponde a uma transposição didática que leve a aprendizagens efetivas e ao desenvolvimento de competências de alto nível.


3 Q325078 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Valéria quer matricular na creche seu bebê de 5 meses e está com muitas dúvidas a esse respeito, pois, efetivamente, poderia deixá-lo mais um tempo em casa com a sua mãe. Se você fosse conversar com ela sobre esse assunto, qual informação seria a correta?


4 Q325155 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Uma criança escreveu em seu caderno: "ameninacomedoce", o que enseja as seguintes afirmações:

I – a aprendizagem da leitura e da escrita pressupõe fazer correspondências entre os sons da linguagem e os signos ou conjuntos de signos gráficos;

 II – a criança que se inicia no processo de aquisição da linguagem escrita ainda não possui uma consciência metalingüística, razão pela qual faz aglutinações;

III – algumas crianças têm dificuldades de discriminar a segmentação entre as palavras, o que é claramente percebível na linguagem falada, ao fazer a transposição para a escrita.

É (São) correta(s) apenas a(s) afirmação(ões):


5 Q325314 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Uma professora escreveu no alto de uma ficha: "Verificação bimestral". Uma colega da mesma escola, ao ver a ficha, perguntou se não seria melhor se registrasse "Avaliação da aprendizagem".

Na contraposição entre verificação e avaliação, há na segunda concepção a busca por uma construção efetiva da aprendizagem porque a avaliação:


6 Q325333 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

No âmbito da Saúde na Educação, existe uma área muito pouco explorada pelos profissionais da educação: a sexualidade infantil. Por inúmeros motivos, em especial pelo desconhecimento do assunto, tal temática tem-se revelado um dos maiores obstáculos ao trabalho do educador no espaço das instituições de Educação Infantil. No que diz respeito ao trabalho realizado sobre essa temática, é correto afirmar que o educador deve:


7 Q325496 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

O Brasil é mundialmente conhecido pela sua extensão de terra e por ser dividido em regiões que apresentam diferenças muito grandes entre si. Por este motivo, as brincadeiras e os jogos infantis também são diferentes de uma região para outra. Sabendo que as brincadeiras auxiliam o desenvolvimento integral das crianças, pode-se afirmar que, em comparação às crianças de áreas urbanas, as crianças de áreas rurais:


8 Q325574 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

A hora da roda é um momento muito importante no cotidiano da Educação Infantil. Normalmente acontece antes de serem iniciadas as atividades do dia. Nessa hora, os componentes do grupo falam, dão suas opiniões, discordam ou concordam sobre vários assuntos. Nesse momento, o papel da educadora é:


9 Q325699 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Segundo Verba e Isambert, in Bondioli e Mantovani (1998), a corrente interacionista e as pesquisas relativas às trocas feitas pelas crianças na creche mostram que as interações entre elas traduzem informações diversas e constituem experiências novas. Nesse sentido, organizar as crianças de forma a misturar faixas etárias diferentes, especialmente com relação às de 1 a 3 anos (ou mais), pode ser considerada como:


10 Q326163 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Em uma sala de crianças entre 4 e 5 anos, cada uma tem uma ficha com seu próprio nome escrito e, diariamente, a professora propõe alguma brincadeira com os nomes das crianças, tendo em vista o reconhecimento dos mesmos. Além disso, as letras de canções conhecidas, poemas e histórias estão afixados nos murais. Ao ler histórias para os alunos, a professora mostra a capa do livro que será lido. Assinale a opção que apresenta uma forma correta de proceder para estimular a reflexão das crianças acerca da leitura.


11 Q326204 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Alice, educadora de uma escola que atende a alunos de classe média, já deveria ter trabalhado as profissões com sua turma de 5 anos usando os cartazes e páginas do livro dedicadas a esse assunto, mas não teve tempo. Um dia, na hora da saída, observou que as crianças corriam para o pipoqueiro, tontos com o cheirinho gostoso da pipoca fresquinha. Daí surgiu uma idéia: no dia seguinte, começou a conversa na roda falando do cheirinho da pipoca e perguntou se as crianças gostariam de saber um pouco sobre o trabalho do pipoqueiro, sugerindo uma entrevista com ele. A partir dessa entrevista, ela trabalharia as profissões. Sobre esse procedimento didático, é correto afirmar que:


12 Q326861 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Considere a descrição abaixo para responder às questões nos 30 e 31.

Um professor, desejoso de que seus alunos fizessem contato
com diferentes gêneros textuais, criou um "varal literário",
onde ficavam penduradas fichas contendo crônicas, notícias,
entrevistas, narrações, poemas, fábulas etc.. Durante e após
uma seqüência didática, o professor solicitou aos alunos que
escrevessem seus próprios textos, usando os diferentes
gêneros.

O trabalho realizado por este professor relaciona-se às afirmações que se seguem. Todas estão corretas, EXCETO uma. Assinale-a.


13 Q327267 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei 9.394/96, no Art 12º, estabelece que as escolas têm a incumbência de "elaborar e executar sua proposta pedagógica". Para que essa proposta vise à construção de uma "felicidadania", segundo a concepção de Rios (2002), faz-se necessário:


14 Q327436 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

A professora Renata busca, através de práticas de avaliação, um processo formativo. Uma avaliação nesta perspectiva oferece ao professor:


15 Q327548 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Ao analisar as causas do fracasso escolar, Perrenoud (2001) identifica o currículo como um mecanismo que fabrica o insucesso quando o(a):


16 Q328304 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

A instituição de educação infantil exerce, também, uma função educativa junto aos pais, discutindo, informando, encaminhando os mais diversos assuntos, para que família e instituição, em colaboração mútua, possam promover uma educação integral da criança.

Patrícia Corsino

Para Bondioli e Mantovani (1998), a família deve ser considerada pela creche como:


17 Q328425 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Janaína acabou de lançar para a sua turma a noção de animais mamíferos. Apresentou alguns cartazes e passou aos exercícios do livro de Ciências. Precisou fazer tudo bem rápido porque a orientação é dar mais importância aos conteúdos relativos à preparação para a alfabetização. Sobre essa prática, bastante comum em nossas escolas de Educação Infantil, é correto afirmar que:


18 Q328545 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Muitas teorias e experiências têm contribuído para se pensar acerca do atendimento e do desenvolvimento da criança de 0 a 3 anos. Um deles diz respeito à autonomia. Em relação às atividades com bebês, é possível afirmar que estes precisam de:


19 Q328878 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Numa classe, os alunos, após medirem-se uns aos outros, criaram, em grupos, gráficos representando as diferentes alturas encontradas. Em seguida, compararam os gráficos criados com outros obtidos em revistas e jornais. Essa atividade corresponde ao bloco de conteúdos "tratamento da informação", presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino da Matemática, porque:


20 Q329026 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Em relação à organização dos conteúdos, o que recomendam os Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Matemática, no período inicial do ensino fundamental?


🖨️ Baixar o PDF

Deixe seu comentário

Participe, faça um comentário.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.