Se, após a emissão das demonstrações contábeis de companhia aberta, o auditor tomar conhecimento de um fato que poderia modificar seu parecer e, no entanto, a administração não toma as medidas necessárias para assegurar que os usuários sejam informados do fato, o auditor deve:
✂️ a) informar à administração da empresa auditada que tomará medidas para impedir que seu parecer seja utilizado por terceiros para tomada de decisão. ✂️ b) publicar, nos mesmos jornais onde foram publicadas as demonstrações contábeis da empresa auditada, que o auditor está se abstendo do parecer de auditoria publicado. ✂️ c) informar aos órgãos regulamentares competentes que irá tomar medidas para informar aos usuários das demonstrações contábeis publicadas quanto ao risco identificado. ✂️ d) enviar uma carta aos administradores da empresa auditada, informando que o trabalho de auditoria foi prejudicado e, num momento futuro, oportuno, irá se manifestar a respeito desse fato. ✂️ e) informar aos principais acionistas da empresa que as demonstrações contábeis publicadas podem apresentar vieses para fins de tomada de decisão.