1Q319980 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018Após a Revolução Russa de outubro de 1917, a proposta educacional socialista encontrou campo fértil para se concretizar, tendo como um de seus expoentes o educador Pistrak, que defendia categoricamente que a educação tinha que ser construída e reconstruída nas bases marxistas. São características desse tipo de educação ✂️ a) a relação entre empregabilidade e polivalência, a relação com a realidade atual e o atendimento às demandas do mercado. ✂️ b) o foco no aluno como centro da formação e a preparação para o trabalho, para a atividade prática e para a competição. ✂️ c) o tecnicismo, o foco no aluno como centro da formação e o trabalho coletivo. ✂️ d) a relação entre educação e trabalho, a relação com a realidade atual, o trabalho cooperativo e a militância social e ativa. ✂️ e) o foco na ciência como centro da formação, a relação com a realidade atual, o trabalho competitivo e a responsabilidade social. 2Q320615 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018A respeito da inserção dos cursos de tecnólogos no Brasil e da atuação dos Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFET), assinale a opção correta. ✂️ a) Esses cursos se consolidaram rapidamente no ensino superior, em decorrência da imediata inserção dos profissionais na divisão social e técnica do trabalho. ✂️ b) A transformação das escolas técnicas federais em CEFET reduziu a abrangência dessas instituições. ✂️ c) Por não se adequar ao conceito de educação tecnológica, os cursos de licenciatura não integraram as atribuições dos CEFET. ✂️ d) Por serem regidos por instrumentos legais conflitantes entre si, os CEFET possuíam finalidades e atribuições diferenciadas. ✂️ e) A criação dos cursos superiores de tecnologia opuseram-se aos objetivos da economia de mercado para os países dependentes. 3Q322580 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018A concepção burguesa de trabalho que se vai construindo historicamente reduz o trabalho a uma mercadoria, denominada ✂️ a) mais-valia. ✂️ b) conhecimento. ✂️ c) proletariado. ✂️ d) mundo do trabalho. ✂️ e) força de trabalho. 4Q324716 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018Historicamente, o foco da educação era a fruição do conhecimento. A educação era mais contemplativa do que produtora de bens culturais. Ou a ciência estava separada da produção, ou cada ramo da produção dispunha de sua pequena ciência operativa, o que foi radicalmente alterado em consequência ✂️ a) do fim da subordinação do homem aos meios de produção. ✂️ b) do interesse da classe operária pela ciência. ✂️ c) da adoção dos princípios da onilateralidade. ✂️ d) da hegemonia da educação socialista. ✂️ e) das transformações tecnológicas. 5Q327614 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018No que se refere ao processo de fundamentar cientificamente o pensamento pedagógico na história da educação brasileira, assinale a opção correta. ✂️ a) O marco inicial desse processo é a fundação da Associação Nacional pela Formação de Professores, em 1924, que passou a organizar anualmente, a partir de 1927, as conferências nacionais de educação. ✂️ b) Nesse processo, o pensamento pedagógico brasileiro elegeu a ciência fenomenológica como a grande aspiração para orientar a reconstrução social do país. ✂️ c) Do início da década de 20 à década de 40 do século XX, a educação embasava-se predominantemente na ciência sociológica, tendo a década de 50 sido marcada por um deslocamento em direção à psicologia. ✂️ d) A ascensão da pedagogia ao estatuto científico ocorreu com o debate entre o positivismo de Skinner e o construtivismo de Piaget. ✂️ e) A reforma da instrução pública do Distrito Federal empreendida por Anísio Teixeira aspirava a um sólido embasamento científico, tendo inclusive acrescentado à estrutura educacional um Instituto de Pesquisas Educacionais. 6Q328933 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018Conforme Mario Alighiero Manacorda, nos textos Instruções e O Capital, Marx se refere aos termos politecnia e tecnologia para definir a escola do futuro. Esses termos referem-se, respectivamente, ✂️ a) à preparação pluriprofissional e à unidade de teoria e prática. ✂️ b) à formação intelectual e à divisão entre trabalho intelectual e manual. ✂️ c) à totalidade do trabalho e à sua divisão pormenorizada. ✂️ d) à especialização por área e à formação teórica e prática unificada. ✂️ e) à disponibilidade para vários trabalhos e à reprodução de uma técnica adquirida. Corrigir o simulado 🖨️ Salvar PDF