1Q377722 | Administração Pública, Gestão da Qualidade e as Novas Tecnologias Gerenciais, Agente de Fiscalização, TCM SP, FGVExistem diferentes tipos de avaliação de políticas públicas. Um desses tipos diferencia-se dos demais por ser realizado por pessoas de fora da instituição responsável, em geral com experiência nesse tipo de atividade. Trata-se do seguinte tipo de avaliação: ✂️ a) somativa; ✂️ b) interna; ✂️ c) mista; ✂️ d) formativa; ✂️ e) externa. 2Q377939 | Administração Pública, Gestão da Qualidade e as Novas Tecnologias Gerenciais, Agente de Fiscalização, TCM SP, FGVNa análise de custo-efetividade de um projeto é necessário levar em consideração aspectos econômicos e financeiros, principalmente para a construção de indicadores de desempenho que podem ser de insumo, de processo, de produto e de impacto. Nesse sentido, pode ser considerado um indicador de impacto aquele no qual, em um projeto de: ✂️ a) formação profissional, avalia a variação na renda dos participantes após o curso em relação ao custo da capacitação; ✂️ b) arte-educação, indica a relação entre o número de oficinas realizadas pelo número de inscritos; ✂️ c) saúde materna, mede a relação entre o número de gestantes atendidas e o número de gestantes da região; ✂️ d) nutrição, aponta a disponibilidade de alimentos por pessoa atendida; ✂️ e) segurança, considera a quantidade de projetos de unidades prisionais aprovados. 3Q377986 | Administração Pública, Gestão da Qualidade e as Novas Tecnologias Gerenciais, Agente de Fiscalização, TCM SP, FGVEm avaliação de programas e projetos é muito comum, na área pública, a ausência de um sistema estruturado de monitoramento e avaliação (M&A). Essa ausência é um risco porque: ✂️ a) projetos diferentes de um mesmo governo perdem a comparabilidade; ✂️ b) favorece a construção do desenho teórico do projeto desde o início; ✂️ c) gera a melhoria de projetos com base em desempenho; ✂️ d) cria mecanismos de difusão e envolvimento com o projeto; ✂️ e) permite um sistema de transparência para prestação de contas. 4Q378120 | Administração Pública, Gestão da Qualidade e as Novas Tecnologias Gerenciais, Agente de Fiscalização, TCM SP, FGVAs transformações recentes na administração pública no mundo vêm apontando para a retomada, em alguns contextos, de uma orientação neo-weberiana em contraposição ao modelo gerencial pós-burocrático. O avanço do neo-weberianismo encontra sustentação em aspectos relacionados ao fato de: ✂️ a) buscar a responsabilidade dos dirigentes pelo cumprimento de resultados previstos em contratos de gestão previamente pactuados; ✂️ b) primar pelos valores da descentralização, da liberdade de decisão e da desregulação, em busca de formas de atuação em rede de organizações; ✂️ c) colocar foco em centralização, coordenação e controle pela administração e pelo poder político, sendo a autoridade baseada em competência e profissionalismo; ✂️ d) avançar o desenvolvimento do controle social como forma de garantir o cumprimento de resultados públicos; ✂️ e) garantir a autonomia de estruturas flexíveis por meio da atuação integrada de organizações da sociedade civil, cooperativas e empresas. 5Q378145 | Administração Pública, Gestão da Qualidade e as Novas Tecnologias Gerenciais, Agente de Fiscalização, TCM SP, FGVUm conselho de gestão é uma forma de organização administrativa que possibilita a participação da população na gestão das políticas públicas - como saúde, educação e assistência social -, possuindo funções distintas. Quando um conselho realiza controle e acompanhamento das ações de gestão dos governantes, entende-se que está desenvolvendo a função: ✂️ a) fiscalizadora; ✂️ b) mobilizadora; ✂️ c) deliberativa; ✂️ d) consultiva; ✂️ e) estabilizadora; Corrigir o simulado 🖨️ Salvar PDF