Preservação - Arquivologia - Analista de Planejamento - IBGE

Simulado com questões de prova: Preservação - Arquivologia - Analista de Planejamento - IBGE. Resolva online grátis, confira o gabarito e baixe o PDF!


Desempenho Global
15
Resoluções
50%
Média
Difícil
Dificuldade
publicidade
  • Grande parte dos acervos de instituições públicas ou privadas é formada por documentação convencional, em suporte papel. Contudo, alguns arquivos são compostos também por documentos especiais como fotografias que, por seu suporte frágil, exigem tratamento específico. Para evitar a deterioração por umidade e acidez, as fotos devem ser acondicionadas em folders confeccionados em papel de

  • Analise os seguintes enunciados, a respeito de arranjo:

    I - todo conjunto de documentos deve ser colocado em ordem de procedência, data, número, assunto e nome;

    II - se o documento original está em boas condições, cópias esparsas (que não pertençam a dossiês ou séries e sem valor paleográfico) podem ser destruídas;

    III - nenhum conjunto, encadernado ou não, deve ser desmembrado sem que se tenha investigado o motivo de sua constituição.

    Está(ão) correto(s) o(s) enunciado(s)

  • Fotografias são documentos que exigem cuidado extremo por causa de sua fragilidade de composição. Nesse sentido, o ambiente de arquivamento da fotografia deve ser controlado em relação a temperatura e umidade relativa do ar. Se não houver um controle muito rígido dos efeitos da exposição dos materiais fotográficos à luz, os raios ultravioleta podem deteriorar a imagem, induzindo à(ao)

  • Em um depósito de arquivo com temperatura acima de 25 ºC e umidade relativa do ar acima de 60%, é comum o aparecimento de fungos, bactérias e seus esporos, que são transmitidos por contato e pelo movimento do ar. Os arquivistas conhecem esses elementos nocivos como

  • Uma terminologia muito utilizada em arquivologia está relacionada às propriedades físico-químicas dos suportes que permitem a conservação indefinida dos documentos, observadas as condições adequadas de acondicionamento, armazenamento e climatização. Qual é essa terminologia referente à conservação indefinida dos documentos?

  • Uma equipe de arquivistas faz uma incursão em um centro de pesquisa, com o objetivo de quantificar os acervos, visando à futura organização. Em uma sala no subsolo, com temperatura acima de 30 ºC, encontra uma série de documentos em variados suportes, medindo dois metros de comprimento, dois metros de largura e um metro de altura. A equipe deve tomar providências quanto à conservação dos documentos que possuam qual metragem linear?

  • Para a organização de arquivos considerados históricos é muito importante saber que o papel envelhece, tornando-se amarelado e quebradiço, dependendo dos agentes agressores a que o documento esteja exposto. Pode acontecer o rompimento de polímeros e das pontes de hidrogênio que estão presentes na constituição da(o)

publicidade

COMENTÁRIOS (1)

  • Janaína Ferreira
    Janaína Ferreira
    26/02/2025 • 08:25
    Bem aproveitável
🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.