Legislação - Educação Infantil: 10 questões com gabarito (comentado)

Simulado com questões de prova: Legislação - Educação Infantil: 10 questões com gabarito (comentado). Resolva online grátis, confira o gabarito e baixe o PDF!


Desempenho Global
597
Resoluções
72%
Média
Fácil
Dificuldade
publicidade
  • A avaliação na educação infantil, de acordo com a Lei nº 9.394/96, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, concretiza-se:

  • A educação infantil, primeira etapa da educação básica, pode ser oferecida em horário parcial ou integral. Considerando as “Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil”, o período mínimo de permanência em creches e pré-escolas nos horários parcial e integral é, respectivamente, de:

    publicidade
  • As propostas pedagógicas da educação infantil, segundo as “Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil” devem respeitar os seguintes princípios:

  • “(...) o tempo e o espaço na educação infantil devem ser vividos e organizados considerando as demandas das crianças e suas práticas do dia a dia, além da crença de que cabe à creche, pré-escola e EDI, proporcionar de forma intencional oportunidades para aprendizagens e desenvolvimento da criança”. Com base nessa concepção, expressa nas “Orientações curriculares para a educação infantil” (2010), cabe ao professor:

  • Em “Organização da sala na educação infantil: ambiente para a criança criar, mexer, interagir e aprender” (2013) salienta-se que, para organizar um ambiente propício a determinada faixa etária, é necessário:

  • O espaço e a sua organização devem colaborar com o desenvolvimento da autonomia, com as interações e com a construção da identidade. Logo, o espaço deve conter:

  • Segundo Horn (2017), a organização do espaço na educação infantil tem como premissa:

  • Segundo as “Orientações curriculares para a educação infantil” (2010), a criança, ao ingressar em um espaço de educação infantil, vive a passagem de um ambiente doméstico e íntimo para um coletivo, com outras regras e relações sociais. Logo, esse novo espaço, por respeito à criança, precisa garantir-lhe:

  • “(...) a ideia de que o processo educativo necessita apresentar um resultado palpável, um produto foi um grande desafio para nós (...)”. Segundo Souza e Weiss (Ostetto org., 2012), o trabalho educativo com os bebês no berçário se diferencia dos outros grupamentos da educação infantil por apresentar características particulares. Portanto, o planejamento para o trabalho com bebês se caracteriza pela:

  • Ostetto (2018) afirma que, para a realização do registro do cotidiano vivido com um grupo de crianças, é necessário:

publicidade

COMENTÁRIOS (0)

publicidade
🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.