1 Q861536 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor Adjunto de Educação Infantil, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura Municipal do Rio de JaneiroA avaliação na educação infantil, de acordo com a Lei nº 9.394/96, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, concretiza-se: a) mediante testagem das crianças, com o objetivo de promoção, para o acesso ao ensino fundamental b) mediante comparação entre as crianças da mesma turma ou grupamento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental c) mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental d) mediante estimulação para o desenvolvimento das crianças, com o objetivo de promoção, para o acesso ao ensino fundamental 2 Q861537 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor Adjunto de Educação Infantil, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura Municipal do Rio de JaneiroA educação infantil, primeira etapa da educação básica, pode ser oferecida em horário parcial ou integral. Considerando as “Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil”, o período mínimo de permanência em creches e pré-escolas nos horários parcial e integral é, respectivamente, de: a) 4 horas e 7 horas b) 4 horas e 8 horas c) 5 horas e 7 horas d) 5 horas e 10 horas 3 Q861538 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor Adjunto de Educação Infantil, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura Municipal do Rio de JaneiroAs propostas pedagógicas da educação infantil, segundo as “Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil” devem respeitar os seguintes princípios: a) culturais, estéticos e lúdicos b) estéticos, políticos e éticos c) políticos, éticos e culturais d) lúdicos, éticos e estéticos 4 Q861539 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor Adjunto de Educação Infantil, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro“(...) o tempo e o espaço na educação infantil devem ser vividos e organizados considerando as demandas das crianças e suas práticas do dia a dia, além da crença de que cabe à creche, pré-escola e EDI, proporcionar de forma intencional oportunidades para aprendizagens e desenvolvimento da criança”. Com base nessa concepção, expressa nas “Orientações curriculares para a educação infantil” (2010), cabe ao professor: a) realizar um planejamento rigoroso que tenha como foco atingir as metas definidas, considerando seu próprio interesse b) organizar o espaço de forma que facilite o seu trabalho e o alcance de suas metas pessoais c) proporcionar às crianças vivências mecânicas e progressivas de aprendizagem d) compreender as metas, destacar os objetivos, preparar as atividades e observar os interesses das crianças 5 Q861540 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor Adjunto de Educação Infantil, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura Municipal do Rio de JaneiroEm “Organização da sala na educação infantil: ambiente para a criança criar, mexer, interagir e aprender” (2013) salienta-se que, para organizar um ambiente propício a determinada faixa etária, é necessário: a) que o ambiente ofereça cadeiras e mesas para todas as crianças se sentarem e realizarem atividades de forma restrita b) considerar a história de vida de cada criança, a cultura local e as características gerais do grupo e seus interesses e desejos c) priorizar as demandas do professor e a sua mobilidade pelo espaço, de modo que não haja tropeços d) que se meça milimetricamente a sala, a altura de cada criança e dos profissionais para que todos fiquem confortáveis no ambiente 6 Q861541 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor Adjunto de Educação Infantil, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura Municipal do Rio de JaneiroO espaço e a sua organização devem colaborar com o desenvolvimento da autonomia, com as interações e com a construção da identidade. Logo, o espaço deve conter: a) trabalhos feitos pelas crianças, fotos individuais ou da turma afixadas no mural ou na porta b) trabalhos feitos pelo professor independente do auxílio das crianças e afixados em murais altos e coloridos c) murais confeccionados pelo professor e fora do alcance das crianças para evitar que sofram danos d) murais sem desenhos e sem identificação do grupamento para que seja preservada a neutralidade do espaço 7 Q861542 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor Adjunto de Educação Infantil, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura Municipal do Rio de JaneiroSegundo Horn (2017), a organização do espaço na educação infantil tem como premissa: a) a compreensão do espaço como um cenário, uma paisagem b) o entendimento do espaço como parte integrante do currículo escolar e como parceiro pedagógico do educador infantil c) o entendimento do espaço como uma construção neutra e livre de qualquer representatividade d) a compreensão do espaço como lugar que precisa ser construído de acordo com o bem-estar do professor e sua demanda 8 Q861543 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor Adjunto de Educação Infantil, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura Municipal do Rio de JaneiroSegundo as “Orientações curriculares para a educação infantil” (2010), a criança, ao ingressar em um espaço de educação infantil, vive a passagem de um ambiente doméstico e íntimo para um coletivo, com outras regras e relações sociais. Logo, esse novo espaço, por respeito à criança, precisa garantir-lhe: a) muros altos e indevassáveis, flexibilidade de horário de acordo com a demanda de cada família e atividades de curta duração b) construção de relações positivas, atividades diárias com curta duração e planejamento fixo e inflexível c) proteção à saúde e segurança, construção de relações positivas e criação de oportunidades para a aprendizagem d) oportunidades para a aprendizagem, flexibilidade de horário de entrada e saída de acordo com a demanda de cada professor e construção de relações positivas 9 Q861544 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor Adjunto de Educação Infantil, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro“(...) a ideia de que o processo educativo necessita apresentar um resultado palpável, um produto foi um grande desafio para nós (...)”. Segundo Souza e Weiss (Ostetto org., 2012), o trabalho educativo com os bebês no berçário se diferencia dos outros grupamentos da educação infantil por apresentar características particulares. Portanto, o planejamento para o trabalho com bebês se caracteriza pela: a) criação e apresentação de um produto final para a apreciação das famílias b) experimentação em práticas reducionistas que demonstrem a produção dos bebês c) construção de vivências significativas, envolvendo exploração, com todos os sentidos d) elaboração de trabalho palpável e concreto que fique exposto em toda a unidade 10 Q861545 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor Adjunto de Educação Infantil, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura Municipal do Rio de JaneiroOstetto (2018) afirma que, para a realização do registro do cotidiano vivido com um grupo de crianças, é necessário: a) idealizar as crianças e suas características e estabelecer as metas que precisam ser alcançadas b) descrever as famílias de cada criança e realizar um check-list daquilo que precisa ser alcançado c) observar ações, reações, interações, proposições não só das crianças, mas também do próprio docente d) traçar regras, propor atividades dirigidas e selecionar as crianças para as atividades Corrigir o simulado 🖨️ Baixar o PDF