1 Q920598 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor, VUNESP, 2025Leia o texto da Lei n° 13.005, de 25 de junho de 2014, que aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Meta 4: _______________, para a população de 4 (quatro) a 17 (dezessete) anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino, com a garantia de sistema educacional inclusivo, de salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou serviços especializados, ______________. Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas. a) universalizar ... públicos ou conveniados b) organizar ... nacionais ou internacionais c) igualar ... certificados pelo MEC d) proteger ... confessionais ou filantrópicas com fins lucrativos e) definir ... urbanos e rurais 2 Q920599 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor, VUNESP, 2025De acordo com a Lei no 13.005/2014 (Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências), a “promoção do princípio da gestão democrática da educação pública” e a “promoção humanística, científica, cultural e tecnológica do País” são a) diretrizes do PNE. b) produto da parceria público-privada. c) funções do projeto político-pedagógico. d) conquistas históricas do Estado democrático. e) metas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB). 3 Q920600 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor, VUNESP, 2025A Lei n° 13.005/ 2014 que Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE prevê em sua meta 6 “Oferecer _______________________________ em, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% (vinte e cinco por cento) dos(as) alunos(as) da educação básica”. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto, de acordo com a referido documento. a) uniforme escolar e transporte escolar gratuito b) educação em tempo integral c) disciplina de empreendedorismo na grade curricular, no horário regular de aula d) cursos de música profissional, com professor específico e graduado nessa disciplina e) ajuda de custo financeira a estudantes vulneráveis, por meio de bolsas de estudo 4 Q920601 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor, VUNESP, 2025A meta 19 do Plano Nacional de Educação (PNE) prevê a efetivação da gestão democrática no âmbito das escolas públicas. Uma das estratégias definidas para o alcance dessa meta é a) favorecer processos de autonomia pedagógica, administrativa e de gestão financeira nos estabelecimentos de ensino. b) fortalecer os mecanismos e os instrumentos que assegurem a transparência e o controle social dos recursos da educação. c) implementar o custo aluno/qualidade como parâmetro para o financiamento da educação. d) estimular a existência de comissões permanentes de profissionais da educação de todos os sistemas de ensino. e) constituir um fórum permanente para acompanhamento da evolução salarial dos profissionais da educação básica. 5 Q920602 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor, VUNESP, 2025A execução do Plano Nacional de Educação (PNE) e o cumprimento de suas metas serão objeto de monitoramento contínuo e de avaliações periódicas. A meta 5 do PNE almeja alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3o (terceiro) ano do ensino fundamental. Uma estratégia definida no PNE para o alcance dessa meta é a) fomentar a articulação da escola com os diferentes espaços educativos, culturais e esportivos e com equipamentos públicos, como centros comunitários, bibliotecas, praças, parques, museus, teatros, cinemas e planetários. b) adotar medidas para otimizar o tempo de permanência dos alunos na escola, direcionando a expansão da jornada para o efetivo trabalho escolar, combinado com atividades recreativas, esportivas e culturais. c) fortalecer o acompanhamento e o monitoramento do acesso, da permanência e do aproveitamento escolar dos beneficiários de programas de transferência de renda, bem como das situações de discriminação, preconceitos e violências na escola, visando ao estabelecimento de condições adequadas para o sucesso escolar dos alunos. d) implementar, em caráter complementar, programas de orientação e apoio às famílias, por meio da articulação das áreas de educação, saúde e assistência social, com foco no desenvolvimento integral das crianças de até 3 (três) anos de idade. e) promover e estimular a formação inicial e continuada de professores(as) para a alfabetização de crianças, com o conhecimento de novas tecnologias educacionais e práticas pedagógicas inovadoras, estimulando a articulação entre programas de pós-graduação stricto sensu e ações de formação continuada de professores(as) para a alfabetização. 6 Q920603 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor, VUNESP, 2025A Lei nº 13.005/2014 (que aprova o Plano Nacional de Educação) fixa como uma de suas metas a oferta de educação integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, atendendo, pelo menos, 25% dos alunos da educação básica. Um dos documentos que tratam dessa modalidade de jornada escolar é a Resolução no 7/2010 (Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 anos). É condizente com este documento a afirmação de que a) as atividades de tempo integral poderão ser desenvolvidas dentro da escola, caso haja disponibilidade, ou fora dela, em equipamentos sociais e culturais já existentes. b) as escolas consideradas na meta definida pelo Plano Nacional de Educação são aquelas administradas pelo governo federal, tendo os estados e municípios autonomia para a definição de seus próprios parâmetros. c) a jornada escolar de tempo integral se organiza em 7 horas por dia, no mínimo, realizando-se uma proporcional redução no número de dias letivos anuais conforme o aumento da carga horária diária. d) a ampliação dos tempos do período integral implica na incorporação por parte das escolas da tarefa de cuidar, anteriormente uma função exclusiva das famílias. e) as atividades desenvolvidas no período estendido da jornada de tempo integral têm natureza extracurricular, limitadas a iniciativas voltadas ao fomento das artes, do esporte ou da promoção da saúde. 7 Q920604 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor, VUNESP, 2025Sobre a literacia familiar, conforme apresentada no Plano Nacional de Alfabetização (BRASIL, 2019), é correto afirmar que se trata de a) um momento de familiarização da criança com as regras da língua, conforme apresentada pela escola ainda no período da educação infantil. b) uma proposta de alfabetização em que o aprendizado da leitura e da escrita acontece em casa, em vez de na escola. c) uma análise do grau de escolaridade de pais, responsáveis ou cuidadores da criança, sinalizando o grau de dificuldade que ela deve encontrar na escola. d) uma fase do processo de alfabetização, posterior ao domínio mecânico da leitura e da escrita, focado na aquisição de repertório literário. e) práticas e experiências relacionadas à linguagem junto aos familiares ou cuidadores, incluindo a leitura partilhada, a conversa com a criança e o contato com livros ilustrados. 8 Q920605 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor, VUNESP, 2025Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna, de acordo com Veiga (1996): ___________, ao se constituir em processo democrático de decisões, preocupa-se em instaurar uma forma de organização do trabalho pedagógico que supere os conflitos, buscando eliminar as relações competitivas, corporativas e autoritárias, rompendo com a rotina do mando impessoal e racionalizado da burocracia que permeia as relações no interior da escola, diminuindo os efeitos fragmentários da divisão do trabalho que reforça as diferenças e hierarquiza poderes de decisão. a) O Plano Nacional de Educação b) A Diretriz Curricular Nacional c) O Conselho Tutelar d) O projeto político-pedagógico e) A eleição para a diretoria escolar 9 Q920606 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor, VUNESP, 2025Ao se fazer a seguinte afirmação: “é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento,” está-se referindo a) à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). b) ao Plano Nacional de Educação (PNE). c) às Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (DCN). d) os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). e) à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). 10 Q920607 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor, VUNESP, 2025Leia o trecho da Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008): (...) se estabelece como princípio que as escolas do ensino regular devem educar todos os alunos, enfrentando a situação de exclusão escolar das crianças com deficiência, das que vivem nas ruas ou que trabalham, das superdotadas, em desvantagem social e das que apresentam diferenças linguísticas, étnicas ou culturais. O documento que traz a mudança de paradigma para a Educação Especial é: a) Declaração de Jomtien (1990). b) Estatuto da pessoa com deficiência – 2015. c) Plano Nacional de Educação – PNE, Lei no 10.172/2001. d) Declaração de Salamanca (1994). e) Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei no 9.394/96. Corrigir o simulado 🖨️ Baixar o PDF