1Q920598 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor, VUNESP, 2025Leia o texto da Lei n° 13.005, de 25 de junho de 2014, que aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Meta 4: _______________, para a população de 4 (quatro) a 17 (dezessete) anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino, com a garantia de sistema educacional inclusivo, de salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou serviços especializados, ______________. Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas. ✂️ a) universalizar ... públicos ou conveniados ✂️ b) organizar ... nacionais ou internacionais ✂️ c) igualar ... certificados pelo MEC ✂️ d) proteger ... confessionais ou filantrópicas com fins lucrativos ✂️ e) definir ... urbanos e rurais 2Q920599 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor, VUNESP, 2025De acordo com a Lei no 13.005/2014 (Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências), a “promoção do princípio da gestão democrática da educação pública” e a “promoção humanística, científica, cultural e tecnológica do País” são ✂️ a) diretrizes do PNE. ✂️ b) produto da parceria público-privada. ✂️ c) funções do projeto político-pedagógico. ✂️ d) conquistas históricas do Estado democrático. ✂️ e) metas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB). 3Q920600 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor, VUNESP, 2025A Lei n° 13.005/ 2014 que Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE prevê em sua meta 6 “Oferecer _______________________________ em, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% (vinte e cinco por cento) dos(as) alunos(as) da educação básica”. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto, de acordo com a referido documento. ✂️ a) uniforme escolar e transporte escolar gratuito ✂️ b) educação em tempo integral ✂️ c) disciplina de empreendedorismo na grade curricular, no horário regular de aula ✂️ d) cursos de música profissional, com professor específico e graduado nessa disciplina ✂️ e) ajuda de custo financeira a estudantes vulneráveis, por meio de bolsas de estudo 4Q920601 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor, VUNESP, 2025A meta 19 do Plano Nacional de Educação (PNE) prevê a efetivação da gestão democrática no âmbito das escolas públicas. Uma das estratégias definidas para o alcance dessa meta é ✂️ a) favorecer processos de autonomia pedagógica, administrativa e de gestão financeira nos estabelecimentos de ensino. ✂️ b) fortalecer os mecanismos e os instrumentos que assegurem a transparência e o controle social dos recursos da educação. ✂️ c) implementar o custo aluno/qualidade como parâmetro para o financiamento da educação. ✂️ d) estimular a existência de comissões permanentes de profissionais da educação de todos os sistemas de ensino. ✂️ e) constituir um fórum permanente para acompanhamento da evolução salarial dos profissionais da educação básica. 5Q920602 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor, VUNESP, 2025A execução do Plano Nacional de Educação (PNE) e o cumprimento de suas metas serão objeto de monitoramento contínuo e de avaliações periódicas. A meta 5 do PNE almeja alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3o (terceiro) ano do ensino fundamental. Uma estratégia definida no PNE para o alcance dessa meta é ✂️ a) fomentar a articulação da escola com os diferentes espaços educativos, culturais e esportivos e com equipamentos públicos, como centros comunitários, bibliotecas, praças, parques, museus, teatros, cinemas e planetários. ✂️ b) adotar medidas para otimizar o tempo de permanência dos alunos na escola, direcionando a expansão da jornada para o efetivo trabalho escolar, combinado com atividades recreativas, esportivas e culturais. ✂️ c) fortalecer o acompanhamento e o monitoramento do acesso, da permanência e do aproveitamento escolar dos beneficiários de programas de transferência de renda, bem como das situações de discriminação, preconceitos e violências na escola, visando ao estabelecimento de condições adequadas para o sucesso escolar dos alunos. ✂️ d) implementar, em caráter complementar, programas de orientação e apoio às famílias, por meio da articulação das áreas de educação, saúde e assistência social, com foco no desenvolvimento integral das crianças de até 3 (três) anos de idade. ✂️ e) promover e estimular a formação inicial e continuada de professores(as) para a alfabetização de crianças, com o conhecimento de novas tecnologias educacionais e práticas pedagógicas inovadoras, estimulando a articulação entre programas de pós-graduação stricto sensu e ações de formação continuada de professores(as) para a alfabetização. 6Q920603 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor, VUNESP, 2025A Lei nº 13.005/2014 (que aprova o Plano Nacional de Educação) fixa como uma de suas metas a oferta de educação integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, atendendo, pelo menos, 25% dos alunos da educação básica. Um dos documentos que tratam dessa modalidade de jornada escolar é a Resolução no 7/2010 (Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 anos). É condizente com este documento a afirmação de que ✂️ a) as atividades de tempo integral poderão ser desenvolvidas dentro da escola, caso haja disponibilidade, ou fora dela, em equipamentos sociais e culturais já existentes. ✂️ b) as escolas consideradas na meta definida pelo Plano Nacional de Educação são aquelas administradas pelo governo federal, tendo os estados e municípios autonomia para a definição de seus próprios parâmetros. ✂️ c) a jornada escolar de tempo integral se organiza em 7 horas por dia, no mínimo, realizando-se uma proporcional redução no número de dias letivos anuais conforme o aumento da carga horária diária. ✂️ d) a ampliação dos tempos do período integral implica na incorporação por parte das escolas da tarefa de cuidar, anteriormente uma função exclusiva das famílias. ✂️ e) as atividades desenvolvidas no período estendido da jornada de tempo integral têm natureza extracurricular, limitadas a iniciativas voltadas ao fomento das artes, do esporte ou da promoção da saúde. 7Q920604 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor, VUNESP, 2025Sobre a literacia familiar, conforme apresentada no Plano Nacional de Alfabetização (BRASIL, 2019), é correto afirmar que se trata de ✂️ a) um momento de familiarização da criança com as regras da língua, conforme apresentada pela escola ainda no período da educação infantil. ✂️ b) uma proposta de alfabetização em que o aprendizado da leitura e da escrita acontece em casa, em vez de na escola. ✂️ c) uma análise do grau de escolaridade de pais, responsáveis ou cuidadores da criança, sinalizando o grau de dificuldade que ela deve encontrar na escola. ✂️ d) uma fase do processo de alfabetização, posterior ao domínio mecânico da leitura e da escrita, focado na aquisição de repertório literário. ✂️ e) práticas e experiências relacionadas à linguagem junto aos familiares ou cuidadores, incluindo a leitura partilhada, a conversa com a criança e o contato com livros ilustrados. 8Q920605 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor, VUNESP, 2025Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna, de acordo com Veiga (1996): ___________, ao se constituir em processo democrático de decisões, preocupa-se em instaurar uma forma de organização do trabalho pedagógico que supere os conflitos, buscando eliminar as relações competitivas, corporativas e autoritárias, rompendo com a rotina do mando impessoal e racionalizado da burocracia que permeia as relações no interior da escola, diminuindo os efeitos fragmentários da divisão do trabalho que reforça as diferenças e hierarquiza poderes de decisão. ✂️ a) O Plano Nacional de Educação ✂️ b) A Diretriz Curricular Nacional ✂️ c) O Conselho Tutelar ✂️ d) O projeto político-pedagógico ✂️ e) A eleição para a diretoria escolar 9Q920606 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor, VUNESP, 2025Ao se fazer a seguinte afirmação: “é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento,” está-se referindo ✂️ a) à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). ✂️ b) ao Plano Nacional de Educação (PNE). ✂️ c) às Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (DCN). ✂️ d) os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). ✂️ e) à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). 10Q920607 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor, VUNESP, 2025Leia o trecho da Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008): (...) se estabelece como princípio que as escolas do ensino regular devem educar todos os alunos, enfrentando a situação de exclusão escolar das crianças com deficiência, das que vivem nas ruas ou que trabalham, das superdotadas, em desvantagem social e das que apresentam diferenças linguísticas, étnicas ou culturais. O documento que traz a mudança de paradigma para a Educação Especial é: ✂️ a) Declaração de Jomtien (1990). ✂️ b) Estatuto da pessoa com deficiência – 2015. ✂️ c) Plano Nacional de Educação – PNE, Lei no 10.172/2001. ✂️ d) Declaração de Salamanca (1994). ✂️ e) Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei no 9.394/96. Corrigir o simulado 🖨️ Baixar PDF