1 Q933143 | História, Vestibular ENEM, ENEMTexto associado. Quando os espanhóis chegaram à América, estava em seu apogeu o império teocrático dos Incas, que estendia seu poder sobre o que hoje chamamos Peru, Bolívia e Equador, abarcava parte da Colômbia e do Chile e alcançava até o norte argentino e a selva brasileira; a confederação dos Astecas tinha conquistado um alto nível de eficiência no vale do México, e no Yucatán, na América Central, a esplêndida civilização dos Mais persistia nos povos herdeiros, organizados para o trabalho e para a guerra. O Maias tinham sido grandes astrônomos, mediram o tempo e o espaço com assombrosa precisão, e tinham descoberto o valor do número zero antes de qualquer povo da história. No museu de Lima, podem ser vistos centenas de crânios que receberam placas de ouro e prata por parte dos cirurgiões Incas. GALEANO, E. As veias abertas da América Latina. Porto Alegre: L&PM,2012.As sociedades mencionadas deixaram como legado uma diversidade de a) bens religiosos inspirados na matriz cristã. b) materiais bélicos pilhados em batalhas coloniais. c) heranças culturais constituídas em saberes próprios. d) costumes laborais moldados em estilos estrangeiros. e) práticas medicinais alicerçadas no conhecimento científico. 2 Q933144 | História, Vestibular ENEM, ENEMTexto associado. Para os Impérios Coloniais, o problema das doenças que atingiam os escravos era algo com que deparavam os senhores. Em vista disso, uma série de obras dedicadas à administração de escravos foi publicada com vista a implementar uma moderna gestão da mão de obra escravista em convergência com o iluminismo. Nesse contexto, o saber médico adquiria um papel extremamente relevante. Este era encarado com um instrumento fundamental ao desenvolvimento colonial, dada a percepção do impacto que as doenças tropicais causavam na população branca e nos povos escravizados. ABREU, J,L.N. A Colônia enferma e a saúde dos povos; a medicina das "luzes" e as informações sobre as enfermidades da América portuguesa. História, Ciências, Saúde - Manguinhos, n. 3,jul-set 2007 (adaptado). De acordo com o texto, a importância da medicina se justifica no âmbito dos objetivos. a) econômicos das elites. b) naturalistas dos viajantes. c) abolicionistas dos letrados. d) tradicionalistas dos nativos. e) emancipadores das metrópoles. 3 Q933145 | História, Vestibular ENEM, ENEMTexto associado.Juiz — Entre, Edmund, falei com o seu senhor. Edmund — Não com o meu senhor, Vossa Excelência, espero ser o meu próprio senhor. Juiz — Bem, com o seu empregador, o Sr. E..., o fabricante de roupas. Serve a palavra empregador? Edmund — Sim, sim, Vossa Excelência, qualquer coisa que não seja senhor. DEFOE, D. apud THOMPSON, E. P. Costumes em comum. São Paulo: Cia. das Letras, 1998. Qual alteração nas relações sociais na Inglaterra é registrada no diálogo extraído da obra escrita em 1724? a) Melhoria das condições laborais no ambiente fabril. b) Superação do caráter servil nas relações trabalhistas. c) Extinção dos conflitos hierárquicos no contexto industrial. d) Abrandamento dos ideais burgueses nos centros urbanos. e) Desaparecimento das distinções sociais no ordenamento jurídico. 4 Q933146 | História, Vestibular ENEM, ENEMTexto associado.Tão bem há muito pau-brasil nestas Capitanias de que os mesmos moradores alcançam grande proveito: o qual pau se mostra claro ser produzido da quentura do Sol, e criado com a influência de seus raios, porque não se acha se não debaixo da tórrida Zona, e assim quando mais perto está da linha Equinocial, tanto é mais fino e de melhor tinta; e esta é a causa porque o não há na Capitania de São Vicente nem daí para o Sul. GÂNDAVO, P. M. Tratado da Terra do Brasil: História da Província Santa Cruz. Belo Horizonte: Itatiaia, 1980 (adaptado). O registro efetuado pelo cronista nesse texto harmoniza-se com a seguinte iniciativa do período inicial da colonização portuguesa: a) Introdução da lavoura monocultora para efetivar a ocupação do território americano. b) Implantação de feitorias litorâneas para garantir a extração de recursos naturais. c) Regulamentação do direito de posse para enfrentar os interesses espanhóis. d) Substituição da escravidão indígena para apoiar a rede do comércio europeu. e) Restrição da atividade missionária para sufocar a penetração protestante. 5 Q933147 | História, Vestibular ENEM, ENEMTexto associado. Quando Getúlio Vargas se suicidou, em agosto de 1954, o país parecia à beira do caos. Acuado por uma grave crise política, o velho líder preferiu uma bala no peito à humilhação de aceitar uma nova deposição, como a que sofrera em outubro de 1945. Entretanto, ao contrário do que imaginavam os inimigos, ao ruído do estampido não se seguiu o silêncio que cerca a derrota. REIS FILHO, D. A. O Estado à sombra de Vargas. Revista Nossa História, n. 7, maio 2004. O evento analisado no texto teve como repercussão imediata na política nacional a a) reação popular. b) intervenção militar. c) abertura democrática. d) campanha anticomunista. e) radicalização oposicionista. 6 Q933148 | História, Vestibular ENEM, ENEMTexto associado. O governo Vargas, principalmente durante o Estado Novo (1937-1945), pretendeu construir um Estado capaz de criar uma nova sociedade. Uma dimensão-chave desse projeto tinha no território seu foco principal. Não por acaso, foram criadas então instituições encarregadas de fornecer dados confiáveis para a ação do governo, como o Conselho Nacional de Geografia, o Conselho Nacional de Cartografia, o Conselho Nacional de Estatística e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), este de 1938. LIPPI, L. A conquista do Oeste. Disponível em: http://cpdoc.fgv.br. Acesso em: 7 nov. 2014 (adaptado).A criação dessas instituições pelo governo Vargas representava uma estratégia política de a) levantar informações para a preservação da paisagem dos sertões. b) controlar o crescimento exponencial da população brasileira. c) obter conhecimento científico das diversidades regionais. d) conter o fluxo migratório do campo para a cidade. e) propor a criação de novas unidades da federação. 7 Q933149 | História, Vestibular ENEM, ENEMA sociedade burguesa moderna, que brotou das ruínas da sociedade feudal, não aboliu os antagonismos de classes. Não fez senão substituir velhas classes, velhas condições de opressão, velhas formas de luta por outras novas. Entretanto, a nossa época, a época da burguesia, caracteriza-se por ter simplificado os antagonismos de classes. MARX, K.; ENGELS, F. O manifesto comunista. São Paulo: Paz e Terra, 1998. Na perspectiva dos autores, os antagonismos entre as classes sociais no capitalismo decorrem da separação entre aqueles que detêm os meios de produção e aqueles que a) vendem a força de trabalho. b) exercem a atividade comercial. c) possuem os títulos de nobreza. d) controlam a propriedade da terra. e) monopolizam o mercado financeiro. 8 Q933151 | História, Vestibular ENEM, ENEMUma sombra pairava sobre as tão esperadas descobertas auríferas: a multidão de aventureiros que se espalhara por serras e grotões mostrava-se criminosa e desobediente aos ditames da Coroa ou da Igreja. Carregavam consigo tantos escravos que o preço da mão de obra começara a aumentar na Bahia, Pernambuco e Rio de Janeiro. Ao fim de dez anos, a tensão entre paulistas e forasteiros, entre autoridades e mineradores, só fazia aumentar. DEL PRIORE, M.; VENÂNCIO, R. Uma breve história do Brasil. São Paulo: Planeta, 2010. No contexto abordado, do início do século XVIII, a medida tomada pela Coroa lusitana visando garantir a ordem na região foi a a) regulamentação da exploração do trabalho. b) proibição da fixação de comerciantes. c) fundação de núcleos de povoamento. d) revogação da concessão de lavras. e) criação das intendências das minas. 9 Q933152 | História, Vestibular ENEM, ENEMTexto associado.Na Grécia, o conceito de povo abrange tão somente aqueles indivíduos considerados cidadãos. Assim é possível perceber que o conceito de povo era muito restritivo. Mesmo tendo isso em conta, a forma democrática vivenciada e experimentada pelos gregos atenienses nos séculos IV e V a.C. pode ser caracterizada, fundamentalmente, como direta. MANDUCO, A Ciência Política. São Paulo: Saraiva. 2011. Naquele contexto, a emergência do sistema de governo mencionado no excerto promoveu o(a) a) competição para a escolha de representantes. b) campanha pela revitalização das oligarquias. c) estabelecimento de mandatos temporários. d) declínio da sociedade civil organizada. e) participação no exercício do poder. 10 Q933153 | História, Vestibular ENEM, ENEMTexto associado.Nos primeiros anos do governo Vargas, as organizações operárias sob controle das correntes de esquerda tentaram se opor ao seu enquadramento pelo Estado. Mas a tentativa fracassou. Além do governo, a própria base dessas organizações pressionou pela legalização. Vários benefícios, como as férias e a possibilidade de postular direitos perante as Juntas de Conciliação e Julgamento, dependiam da condição de ser membro de sindicato reconhecido pelo governo. FAUSTO, B. História concisa do Brasil. São Paulo: Edusp; Imprensa Oficial do Estado, 2002 (adaptado). No contexto histórico retratado pelo texto, a relação entre governo e movimento sindical foi caracterizada a) pelas benesses sociais do getulismo. b) por um diálogo democraticamente constituído. c) por uma legislação construída consensualmente. d) pelo reconhecimento de diferentes ideologias políticas. e) pela vinculação de direitos trabalhistas à tutela do Estado. 11 Q933154 | História, Vestibular ENEM, ENEMTexto associado.Em 1914, o preço da borracha despencou no mercado internacional; dois anos depois, 200 firmas foram à falência em Manaus. E assim acabou o sonho de quem acendia charutos com notas de 1 000 réis. A cidade entrou em colapso. National Geographic, n. 143, fev. 2012 (adaptado). O súbito declínio da atividade econômica mencionada foi provocado pelo(a) a) carência de meios de transporte que permitissem uma rápida integração entre as áreas produtoras e consumidoras. b) produção nas plantações de seringueiras do sudeste asiático, que ocasionou um excesso da produção mundial. c) chamado encilhamento, que resultou na desvalorização da moeda brasileira após forte especulação na Bolsa de Valores. d) fim da migração de nordestinos para a Amazônia, que gerou uma enorme carência de mão de obra na região. e) início da Primeira Guerra Mundial, que paralisou o comércio internacional e provocou o declínio da economia brasileira. 12 Q933155 | História, Vestibular ENEM, ENEMTexto associado.As primeiras ações acerca do patrimônio histórico no Brasil datam da década de 1930, com a criação do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN), em 1937. Nesse período, o conceito que norteou a política de patrimônio limitou-se aos monumentos arquitetônicos relacionados ao passado brasileiro e vinculava-se aos ideais modernistas de conhecer, compreender e recriar o Brasil por meio da valorização da tradição. SANTOS, G. Poder e patrimônio histórico: possibilidades de diálogo entre educação histórica e educação patrimonial no ensino médio. EntreVer, n. 2, jan.-jun. 2012.Considerando o contexto mencionado, a criação dessa política patrimonial objetivou a a) consolidação da historiografia oficial. b) definição do mercado cultural. c) afirmação da identidade nacional. d) divulgação de sítios arqueológicos. e) universalização de saberes museológicos. 13 Q933156 | História, Vestibular ENEM, ENEMTexto associado.Art. 231. São reconhecidos aos índios sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam, competindo à União demarcá-las, proteger e fazer respeitar todos os seus bens. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: www.planalto.gov.br. Acesso em: 27 abr. 2017.A persistência das reivindicações relativas à aplicação desse preceito normativo tem em vista a vinculação histórica fundamental entre a) etnia e miscigenação racial. b) sociedade e igualdade jurídica. c) espaço e sobrevivência cultural. d) progresso e educação ambiental. e) bem-estar e modernização econômica. 14 Q933157 | História, Vestibular ENEM, ENEMTexto associado.Em 1943, Getúlio Vargas criou o Departamento de Propaganda e Difusão Cultural junto ao Ministério da Justiça, esvaziando o Ministério da Educação não só da propaganda, mas também do rádio e do cinema. A decisão tinha como objetivo colocar os meios de comunicação de massa a serviço direto do Poder Executivo, iniciativa que tinha inspiração direta no recém-criado Ministério da Propaganda alemão. CAPELATO, M. H. Propaganda política e controle dos meios de comunicação. Rio de Janeiro: FGV, 1999.No contexto citado, a transferência de funções entre ministérios teve como finalidade o (a) a) desativação de um sistema tradicional de comunicação voltado para a educação. b) controle do conteúdo da informação por meio de uma orientação política e ideológica. c) subordinação do Ministério da Educação ao Ministério da Justiça e ao Poder Executivo. d) ampliação do raio de atuação das emissoras de rádio como forma de difusão da cultura popular. e) demonstração de força política do Executivo diante de ministérios herdados do governo anterior. 15 Q933158 | História, Vestibular ENEM, ENEMTexto associado.Um gigante da indústria da internet, em gesto simbólico, mudou o tratamento que conferia à sua página palestina. O site de buscas alterou sua página quando acessada da Cisjordânia. Em vez de “territórios palestinos’’, a empresa escreve agora “Palestina" logo abaixo do logotipo. BERCITO, D. Google muda tratamento de territórios palestinos. Folha de S. Paulo, 4 maio 2013 (adaptado)O gesto simbólico sinalizado pela mudança no status dos territórios palestinos significa o a) surgimento de um país binacional. b) fortalecimento de movimentos antissemitas. c) esvaziamento de assentamentos judaicos. d) reconhecimento de uma autoridade jurídica. e) estabelecimento de fronteiras nacionais. 16 Q933159 | História, Vestibular ENEM, ENEMTexto associado.Após as três primeiras décadas, marcadas pelo esforço de garantir a posse da nova terra, a colonização começou a tomar forma. A política da metrópole portuguesa consistirá no incentivo à empresa comercial com base em uns poucos produtos exportáveis em grande escala, assentada na grande propriedade. Essa diretriz deveria atender aos interesses de acumulação de riqueza na metrópole lusa, em mãos dos grandes comerciantes, da Coroa e de seus afilhados FAUSTO, B. História Concisa do Brasil. São Paulo: EdUSP, 2002 (adaptado).Para concretizar as aspirações expansionistas e mercantis estabelecidas pela Coroa Portuguesa para a América, a estratégia lusa se constituiu em a) disseminar o modelo de colonização já utilizado com sucesso pela Grã-Bretanha nas suas treze colônias na América do Norte. b) apostar na agricultura tropical em grandes propriedades e no domínio da Colônia pelo monopólio comercial e pelo povoamento. c) intensificar a pecuária como a principal cultura capaz de forçar a penetração do homem branco no interior do continente. d) acelerar a desocupação da terra e transferi-la para mãos familiarizadas ao trabalho agrícola de culturas tropicais. e) desestimular a escravização do indígena e incentivar sua integração na sociedade colonial por meio da atividade comercial. 17 Q933160 | História, Vestibular ENEM, ENEMTexto associado.Para os amigos pão, para os inimigos pau; aos amigos se faz justiça, aos inimigos aplica-se a lei. LEAL, V N. Coronelismo, enxada e voto. São Paulo: Alfa Omega.Esse discurso, típico do contexto histórico da República Velha e usado por chefes políticos, expressa uma realidade caracterizada a) pela força política dos burocratas do nascente Estado republicano, que utilizavam de suas prerrogativas para controlar e dominar o poder nos municípios. b) pelo controle político dos proprietários no interior do país, que buscavam, por meio dos seus currais eleitorais, enfraquecer a nascente burguesia brasileira. c) pelo mandonismo das oligarquias no interior do Brasil, que utilizavam diferentes mecanismos assistencialistas e de favorecimento para garantir o controle dos votos. d) pelo domínio político de grupos ligados às velhas instituições monárquicas e que não encontraram espaço de ascensão política na nascente república. e) pela aliança política Armada entre as oligarquias do Norte e Nordeste do Brasil, que garantiria uma alternância no poder federal de presidentes originários dessas regiões. 18 Q933161 | História, Vestibular ENEM, ENEMTexto associado.Na antiga Grécia, o teatro tratou de questões como destino, castigo e justiça. Muitos gregos sabiam de cor inúmeros versos das peças dos seus grandes autores. Na Inglaterra dos séculos XVI e XVII, Shakespeare produziu peças nas quais temas como o amor, o poder, o bem e o mal foram tratados. Nessas peças, os grandes personagens falavam em verso e os demais em prosa. No Brasil colonial, os índios aprenderam com os jesuítas a representar peças de caráter religioso. Esses fatos são exemplos de que, em diferentes tempos e situações, o teatro é uma forma a) de manipulação do povo pelo poder, que controla o teatro. b) de diversão e de expressão dos valores e problemas da sociedade. c) de entretenimento popular, que se esgota na sua função de distrair. d) de manipulação do povo pelos intelectuais que compõem as peças. e) de entretenimento, que foi superada e hoje é substituída pela televisão. 19 Q933162 | História, Vestibular ENEM, ENEMTexto associado.Na América inglesa, não houve nenhum processo sistemático de catequese e de conversão dos índios ao cristianismo, apesar de algumas iniciativas nesse sentido. Brancos e índios confrontaram-se muitas vezes e mantiveram- se separados. Na América portuguesa, a catequese dos índios começou com o próprio processo de colonização, e a mestiçagem teve dimensões significativas. Tanto na América inglesa quanto na portuguesa, as populações indígenas foram muito sacrificadas. Os índios não tinham defesas contra as doenças trazidas pelos brancos, foram derrotados pelas armas de fogo destes últimos e, muitas vezes, escravizados. No processo de colonização das Américas, as populações indígenas da América portuguesa a) Foram submetidas a um processo de doutrinação religiosa que não ocorreu com os indígenas da América inglesa. b) mantiveram sua cultura tão intacta quanto a dos indígenas da América inglesa. c) passaram pelo processo de mestiçagem, que ocorreu amplamente com os indígenas da América inglesa. d) diferenciaram-se dos indígenas da América inglesa por terem suas terras devolvidas. e) resistiram, como os indígenas da América inglesa, às doenças trazidas pelos brancos. Corrigir o simulado 🖨️ Baixar o PDF