Direito Eleitoral•IADES•Ensino Superior•6 questões Desempenho Global20Resoluções45%MédiaDifícilDificuldadeVer MaisEstatísticasResolver Mais Direito Eleitoral + Fácil Direito Eleitoral + IADES Direito Eleitoral + TRE PA Direito Eleitoral IADES TRE PA Analista Judiciário
Q9087•Direito Eleitoral•IADES•TRE PAQuanto aos crimes eleitorais previstos no Código Eleitoral, assinale a alternativa correta. ✂️A)Violação ou tentativa de violar o sigilo de urna ou dos invólucros é crime eleitoral com pena de dois a quatro anos.✂️B)Não configura crime eleitoral o fato de o eleitor inscrever-se simultaneamente em dois ou mais partidos. ✂️C)O crime de violação do sigilo do voto não comporta a tentativa. ✂️D)Não configura crime eleitoral caluniar alguém, na propaganda eleitoral, ou visando fins de propaganda, imputando-lhe falsamente fato definido como crime. ✂️E)A destruição, a supressão ou a ocultação de urna contendo votos, ou documentos relativos a eleição é crime eleitoral com pena de reclusão de dois a seis anos e pagamento de cinco a 15 dias de multa.
Q9088•Direito Eleitoral•IADES•TRE PAA respeito dos partidos políticos, à luz da Lei nº 9.096/1995, assinale a alternativa correta. ✂️A)Ao partido político é permitido ministrar instrução militar ou paramilitar, utilizar-se de organização da mesma natureza e adotar uniforme para os respectivos membros. ✂️B)Ao partido político, é autorizada autonomia para definir a própria estrutura interna, organização e funcionamento.✂️C)O partido político, após adquirir personalidade jurídica na forma da lei civil, registra o próprio estatuto perante o Tribunal Regional Eleitoral da respectiva região. ✂️D)Para concorrer a cargo eletivo, o eleitor deverá estar filiado ao respectivo partido pelo menos seis meses antes da data fixada para as eleições, majoritárias ou proporcionais. ✂️E)O partido político, pessoa jurídica de direito público, destina-se a assegurar, no interesse do regime democrático, a autenticidade do sistema representativo e a defender os direitos fundamentais definidos na Constituição Federal.
Q9089•Direito Eleitoral•IADES•TRE PANo que concerne ao sistema eleitoral preconizado pelo Código Eleitoral, assinale a alternativa correta. ✂️A)Na eleição direta para o Senado Federal e para os cargos de governador e vice-governador, adotar-se-á o princípio da representação proporcional. ✂️B)A eleição para a Câmara dos Deputados e para as Assembleias Legislativas obedecerá ao princípio majoritário.✂️C)A eleição para deputados federais, senadores e suplentes, presidente e vice-presidente da República, governadores e vice-governadores e deputados estaduais ocorrerá, simultaneamente, em todo o país. ✂️D)O sufrágio é universal e indireto; o voto obrigatório e secreto. ✂️E)Na eleição direta para o Senado e a Câmara, será adotado o princípio da representação proporcional.
Q9090•Direito Eleitoral•IADES•TRE PANo que se refere ao fornecimento de transporte em dias de eleição a eleitores residentes nas zonas rurais, assinale a alternativa correta. ✂️A)Os veículos e as embarcações, devidamente abastecidos e tripulados, pertencentes à União, estados, territórios e municípios e as respectivas autarquias e sociedades de economia mista, excluídos os de uso militar, ficarão à disposição da Justiça Eleitoral para o transporte gratuito de eleitores em zonas rurais em dias de eleição.✂️B)Até 30 dias antes das eleições, a Justiça Eleitoral requisitará dos órgãos da Administração direta ou indireta da União, dos estados, territórios, Distrito Federal e municípios os funcionários e as instalações necessários para possibilitar a execução dos serviços de transporte e alimentação de eleitores. ✂️C)Em nenhuma hipótese, a Justiça Eleitoral requisitará veículos e embarcações a particulares, para o transporte gratuito de eleitores em zonas rurais, em dias de eleição. ✂️D)A Justiça Eleitoral divulgará, 30 dias antes do pleito, pelo órgão competente, o quadro geral de percursos e horários programados para o transporte de eleitores, dele fornecendo cópias aos partidos políticos.✂️E)Os candidatos ou órgãos partidários podem fornecer transporte ou refeições aos eleitores da zona urbana.
Q9091•Direito Eleitoral•IADES•TRE PACom relação à prestação de contas, assinale a alternativa em que a Lei no 9.504/1996 (Lei das Eleições) disciplina o prazo de entrega. ✂️A)Até o trigésimo dia posterior à realização das eleições. ✂️B)Até o nonagésimo dia posterior à realização das eleições. ✂️C)Até o encerramento do ano em que realizada as eleições. ✂️D)Até a cessação da apuração das eleições. ✂️E)Até um ano após o encerramento das eleições.
Q9092•Direito Eleitoral•IADES•TRE PAConsidere as condutas vedadas aos agentes públicos em campanhas eleitorais, Lei nº 9.504/1997, assinale a alternativa correta. ✂️A)È proibida aos agentes públicos, apenas servidores, a seguinte conduta: ceder em benefício do candidato bens móveis ou imóveis. ✂️B)È vedada a contratação de shows artísticos pagos com recursos públicos, nos seis meses que antecedem as eleições, na realização de inaugurações. ✂️C)É proibido aos candidatos a cargos do Poder Executivo participar, nos seis meses que precedem o pleito, de inaugurações de obras públicas. ✂️D)È proibido aos agentes públicos nomear, contratar ou demitir, na circunscrição do pleito, nos seis meses que o antecederem e até a posse dos eleitos. ✂️E)É proibido aos agentes públicos fazer ou permitir uso promocional em favor do candidato, partido político ou coligação, de distribuição gratuita de bens e serviços de caráter social custeados ou subvencionados pelo Poder Público.