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Prova de Perito Criminal (Engenharia Civil) - PF: Rodovias e Ferrovias

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1Q530078 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias e Ferrovias, Perito Criminal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2018

Ao analisar um projeto ferroviário, o engenheiro responsável constatou que foi adotado dormente de concreto com intervalo mínimo de 30 cm entre eles, sendo que os espaçamentos variavam de acordo com a velocidade e o tipo de via e que, nos trechos com plataforma rígida, a aplicação desses dormentes foi dispensada.

A respeito dessa situação hipotética, julgue os itens subsequentes.

Apesar de o projeto prever espaçamento superior ao mínimo exigido para dormentes, a distância entre eles depende, entre outros parâmetros, do cálculo da superestrutura e do material rodante.
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2Q532388 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias e Ferrovias, Perito Criminal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2018

Ao analisar um projeto ferroviário, o engenheiro responsável constatou que foi adotado dormente de concreto com intervalo mínimo de 30 cm entre eles, sendo que os espaçamentos variavam de acordo com a velocidade e o tipo de via e que, nos trechos com plataforma rígida, a aplicação desses dormentes foi dispensada.

A respeito dessa situação hipotética, julgue os itens subsequentes.

Quanto maiores forem o movimento e a velocidade da via, maior será o espaçamento máximo recomendável entre os dormentes.
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3Q534733 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias e Ferrovias, Perito Criminal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2018

Ao analisar um projeto ferroviário, o engenheiro responsável constatou que foi adotado dormente de concreto com intervalo mínimo de 30 cm entre eles, sendo que os espaçamentos variavam de acordo com a velocidade e o tipo de via e que, nos trechos com plataforma rígida, a aplicação desses dormentes foi dispensada.

A respeito dessa situação hipotética, julgue os itens subsequentes.

A dispensa da aplicação de dormentes em trechos com plataforma rígida só será aceitável se houver justificativa técnica.
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4Q535272 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias e Ferrovias, Perito Criminal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2018

Considerando que, ao se orçar uma obra rodoviária, foram levantados, entre outros, os custos com administração local e os custos com mobilização e desmobilização, julgue os itens subsequentes, a respeito da classificação desses custos de acordo com o SICRO 2. A construção dos arruamentos e caminhos de serviço é considerada custos com administração local.
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5Q537455 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias e Ferrovias, Perito Criminal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2018

Na fase de terraplenagem da construção de uma estrada, as camadas de aterro foram executadas com uma espessura máxima de 30 cm após a compactação. Durante a execução, as condições climáticas mudaram, pois havia risco de chuvas para as próximas horas. O engenheiro responsável adotou como medida preventiva o selamento da camada de aterro recém-executada.

Nessa situação hipotética,

o selamento da camada de aterro consiste em compactá-la rapidamente, com rolos compactadores lisos ou de pneus, com o objetivo de adensar o seu topo e evitar a penetração da água da chuva.
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6Q538779 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias e Ferrovias, Perito Criminal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2018

Na fase de terraplenagem da construção de uma estrada, as camadas de aterro foram executadas com uma espessura máxima de 30 cm após a compactação. Durante a execução, as condições climáticas mudaram, pois havia risco de chuvas para as próximas horas. O engenheiro responsável adotou como medida preventiva o selamento da camada de aterro recém-executada.

Nessa situação hipotética,

a espessura adotada na compactação é considerada excessiva, o que encarece desnecessariamente o serviço de terraplenagem.
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7Q539549 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias e Ferrovias, Perito Criminal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação às camadas e ao comportamento da distribuição de cargas nas camadas inferiores de pavimentos rodoviários rígidos comparativamente aos pavimentos rodoviários flexíveis em que se adote o CBUQ como solução, julgue os itens subsequentes. Devido ao módulo de elasticidade das placas de concreto que compõem o pavimento rígido, a carga à qual este se encontra submetido tende a se distribuir sobre uma área maior das camadas de solo, comparativamente ao pavimento flexível.
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8Q540820 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias e Ferrovias, Perito Criminal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2018

Na fase de terraplenagem da construção de uma estrada, as camadas de aterro foram executadas com uma espessura máxima de 30 cm após a compactação. Durante a execução, as condições climáticas mudaram, pois havia risco de chuvas para as próximas horas. O engenheiro responsável adotou como medida preventiva o selamento da camada de aterro recém-executada.

Nessa situação hipotética,

caso ainda não tenha sido executada a camada final de aterro, o selamento da última camada executada será dispensável.
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9Q540914 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias e Ferrovias, Perito Criminal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação às camadas e ao comportamento da distribuição de cargas nas camadas inferiores de pavimentos rodoviários rígidos comparativamente aos pavimentos rodoviários flexíveis em que se adote o CBUQ como solução, julgue os itens subsequentes. O pavimento flexível possui vantagem econômica em relação ao rígido, pois a execução da camada de base é desnecessária, sendo o CBUQ executado diretamente sobre o subleito.
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