Simulados Medicina Otorrinolaringologia

Prova de Otorrinolaringologia – Medicina – EBSERH (FGV)

Simulado com questões de prova: Prova de Otorrinolaringologia – Medicina – EBSERH (FGV). Resolva online grátis, confira o gabarito e baixe o PDF!

✅ 20 questões
😐 n/d
👥 0
🏆 0
📈 0%

1Q1005687 | Medicina, Otorrinolaringologia, Foniatria, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente de 65 anos apresenta história de radioterapia de cabeça e pescoço para tratamento de um câncer de nasofaringe há 3 anos. Há 2 meses, notou um rápido aumento da região anterior do pescoço, associado a disfonia.
Seus exames tiveram os seguintes resultados: otoscopia normal; rinoscopia anterior sem alteração; orofaringoscopia normal; videolaringoscopia com paralisia de prega vocal direita em posição de abdução; endoscopia nasal normal; palpação do pescoço evidenciando tireoide aumentada de volume à direita com presença de um nódulo; ultrassonografia cervical com presença de nódulo sólido em lobo tireoidiano direito medindo 3 cm; ausência de linfonodomegalia cervical.
O próximo passo para o esclarecimento diagnóstico dessa paciente é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1024805 | Medicina, Otorrinolaringologia, Foniatria, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente de 65 anos, com história de cefaleia, dor ocular, diplopia e diminuição progressiva da acuidade visual, foi submetida a uma tomografia computadorizada de seios da face, que evidenciou uma massa cística, encapsulada, sem captação de contraste e sem destruição óssea no interior do seio esfenoidal.
Diante do exposto acima, a principal hipótese diagnóstica é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1024806 | Medicina, Otorrinolaringologia, Foniatria, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 55 anos, diabético e com insuficiência renal crônica, chega à emergência com quadro de febre, prostração, toxemia e hiperemia acentuada em região submandibular. Tem história de infecção dentária no molar inferior, sem tratamento adequado devido a dificuldades financeiras. Ao exame, verifica-se a presença de abaulamento em região submandibular com hiperemia acentuada e calor local.
O quadro descrito acima é compatível com:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1024808 | Medicina, Otorrinolaringologia, Foniatria, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 50 anos foi encaminhado ao otorrinolaringologista para a realização de uma videoendoscopia da deglutição devido a uma queixa de disfagia para alimentos sólidos e líquidos, tosse e engasgos.
O exame de videoendoscopia da deglutição revelou sensibilidade laríngea diminuída, escape precoce, estase de material ofertado em seios piriformes, sem limpeza eficaz com deglutições subsequentes e com presença de aspiração e penetração laríngea.
O laudo desse exame é compatível com:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1024809 | Medicina, Otorrinolaringologia, Foniatria, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 35 anos comparece à consulta com um otorrinolaringologista com queixa de obstrução nasal à esquerda e roncos noturnos que incomodam a esposa. Nega sonolência excessiva diurna ou apneia presenciada. Traz polissonografia tipo I com IAH de 3.
O exame otorrinolaringológico evidencia desvio septal à esquerda, hipertrofia de cornetos, amígdala grau 4 e palato normal. A escala de Mallampati modificada aponta grau I, e o IMC é de 23.
A conduta mais adequada para esse paciente é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1024810 | Medicina, Otorrinolaringologia, Foniatria, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente de 25 anos, com queixa de dificuldade em entender a fala das pessoas em ambientes ruidosos, nega hipoacusia ou zumbidos. Também não reporta história de otites na infância. Ao exame, são identificadas otoscopia normal e audiometria dentro dos padrões da normalidade.
O exame que deve ser solicitado para esclarecimento das queixas da paciente é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1024813 | Medicina, Otorrinolaringologia, Foniatria, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente de 62 anos, com queixa de vertigem, leva à consulta um exame de vHIT com o seguinte resultado: presença de sacadas cobertas e descobertas à esquerda, ganho diminuído à esquerda e assimetria do ganho de 40%.
Esse resultado é compatível com:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1024814 | Medicina, Otorrinolaringologia, Foniatria, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 50 anos, com história de hipoacusia e zumbido em orelha direita que se iniciaram há 1 ano e que vêm piorando nos últimos 3 meses, apresentou otoscopia normal. Realizou também audiometria, que evidenciou hipoacusia neurossensorial moderada na orelha direita com 50% de discriminação e audição normal em orelha esquerda com discriminação de 100%.
O exame complementar a ser solicitado nesse caso é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1024815 | Medicina, Otorrinolaringologia, Foniatria, EBSERH, FGV, 2024

Um adolescente de 12 anos, com queixa de obstrução nasal à direita, sem queixa de epistaxe, faz uma endoscopia nasal, que evidenciou um pólipo na região do óstio do maxilar direito que se estende para o cavum, ocasionando obstrução total de nasofaringe. A tomografia computadorizada de cavidades paranasais revelou um material com densidade de partes moles ocupando o seio maxilar direito, levando ao alargamento do complexo osteomeatal e estendendo-se para cavidade nasal e cavum.
Com base na anamnese e nos exames descritos acima, a principal hipótese para esse caso é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1024816 | Medicina, Otorrinolaringologia, Foniatria, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente de 65 anos queixa-se de obstrução nasal à esquerda e sensação de plenitude aural à esquerda há 4 meses. A otoscopia está normal à direita e com secreção em orelha média à esquerda. A imitanciometria apresentava uma curva tipo A à direita e curva de tipo B à esquerda.
Nessa paciente, é fundamental a realização do seguinte exame:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1024818 | Medicina, Otorrinolaringologia, Foniatria, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente de 55 anos comparece à consulta médica com queixa de sensação de queimação na boca e língua que surgiu após o início da menopausa. Relata ser muito ansiosa e sentir a boca muito ressecada. Ao exame, verifica-se a ausência de lesões na língua ou na mucosa oral, cuja coloração é normal.
Diante do exposto, a principal hipótese diagnóstica é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1024819 | Medicina, Otorrinolaringologia, Foniatria, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 57 anos comparece ao ambulatório de otorrinolaringologia com queixa de hipoacusia flutuante à direita, plenitude aural à direita, zumbido tipo cigarra na orelha direita e vertigem. A audiometria apresentada revela hipoacusia neurossensorial em frequências graves de intensidade moderada à direita e PEATE sem sinais de comprometimento retrococlear.
Diante da principal suspeita diagnóstica desse paciente, o esperado para o exame de eletrococleografia é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1024820 | Medicina, Otorrinolaringologia, Foniatria, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 50 anos, trabalhador de fábrica de tecidos há 20 anos, relata queixa de hipoacusia em ambos os ouvidos lentamente progressiva há 5 anos. Nega uso de equipamento de proteção individual para os ouvidos embora considere o ruído no ambiente de trabalho muito alto. Queixa-se de zumbido ocasional tipo apito em ambos os ouvidos. Os exames de otoscopia, rinoscopia e orofaringoscopia estão normais. É solicitado um exame de audiometria para esse paciente por suspeita de perda auditiva induzida por nível de pressão sonora elevado.
O achado audiométrico compatível com essa hipótese diagnóstica é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q1024821 | Medicina, Otorrinolaringologia, Foniatria, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 74 anos com quadro de tontura e instabilidade há 6 meses, sem náuseas, leva um exame de vectoeletronistagmografia com nistagmo espontâneo multidirecional, sem efeito inibitório da fixação ocular e com rastreio tipo IV.
Com base nos dados apresentados, a hipótese diagnóstica é de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q1033589 | Medicina, Otorrinolaringologia, Foniatria, EBSERH, FGV, 2024

O otorrinolaringologista é chamado para avaliar um recém-nascido com quadro de obstrução nasal. A pediatra relata que não foi possível a passagem da sonda de aspiração pela fossa nasal esquerda. Uma tomografia computadorizada em corte axial revela obliteração da parte posterior de fossa nasal esquerda.
Diante do quadro, o diagnóstico desse recém-nascido é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q1033590 | Medicina, Otorrinolaringologia, Foniatria, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente de 60 anos, tabagista desde os 35 anos, 1 maço/dia, vem em consulta de otorrinolaringologia devido a disfonia progressiva, voz “masculinizada” e pigarro. O exame de videolaringoscopia evidencia pregas vocais edemaciadas com edema em franja grau III e motilidade laríngea preservada.
O diagnóstico dessa paciente é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q1033592 | Medicina, Otorrinolaringologia, Foniatria, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 30 anos, vítima de acidente automobilístico, chega à emergência com quadro de otorragia intensa à esquerda, hipoacusia neurossensorial, equimose retroauricular, vertigem e paralisia facial periférica à esquerda.
Uma tomografia de mastoide deve revelar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q1033593 | Medicina, Otorrinolaringologia, Foniatria, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente de 40 anos, com história de mãe e tia com hipoacusia, apresenta queixa de hipoacusia progressiva bilateral e zumbidos que iniciaram após a última gestação, há 5 anos. A paciente não sabe especificar a causa da perda auditiva na família. Uma otoscopia evidencia sinal de Schwartz bilateral e teste de Rinne negativo em ambas as orelhas.
Considerando-se o quadro clínico apresentado, a hipótese diagnóstica mais provável é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q1035079 | Medicina, Otorrinolaringologia, Foniatria, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente de 50 anos apresenta queixa de tontura e instabilidade nos últimos 5 meses, que são desencadeadas por privação do sono, ambientes com muito movimento e estímulos visuais intensos. Relata possuir transtorno de ansiedade, sem tratamento no último ano. Nega hipoacusia ou zumbido. Ao exame otorrinolaringológico, constatam-se os seguintes resultados: ausência de nistagmo espontâneo, ausência de nistagmo semi espontâneo, manobra de Dix Hallpike negativa, head impulse test negativo e teste de Skew normal.
Frente ao quadro descrito, a principal hipótese diagnóstica é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q1035081 | Medicina, Otorrinolaringologia, Foniatria, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 80 anos, diabético tipo I, comparece à consulta com queixa de otalgia intensa à esquerda há 3 semanas, refratária ao uso de dipirona. Apresenta, também, queixa de otorreia amarelada há 3 semanas, que permanece mesmo após o uso de gotas otológicas. Uma otoscopia revela a presença de secreção amarelada e de tecido de granulação em meato acústico externo.
Considerando o quadro do paciente, a conduta mais adequada é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

🖨️ Imprimir

Deixe seu comentário

Participe, faça um comentário.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.