Simulados Geologia Geologia Geral

Prova de Geologia Geral - MPU (FGV)

Simulado com questões de prova: Prova de Geologia Geral - MPU (FGV). Resolva online grátis, confira o gabarito e baixe o PDF!

✅ 15 questões
😐 n/d
👥 0
🏆 0
📈 0%

1Q1028242 | Geologia, Geologia Geral, Perito em Geologia, MPU, FGV, 2025

Os esforços geotectônicos promovem vários arranjos estruturais que podem ser úteis para elaboração de modelos de evolução geológicos, sendo esta uma das atribuições mais destacadas dos geólogos para a elucidação de investigações periciais.
Em um contexto de esforços tectônicos de compressão, há a geração de um conjunto de estruturas que apresentam:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1028243 | Geologia, Geologia Geral, Perito em Geologia, MPU, FGV, 2025

As atitudes das estruturas geológicas permitem ao geólogo uma série de interpretações relevantes para perícias que envolvem danos em obras de engenharia, problemas relacionados com deslizamentos e avaliações de riscos em minerações, dentre outros. Uma das notações mais utilizadas na atualidade é denominada dip/dip, isto é, registra-se em azimute a indicação do sentido do dip e com o clinômetro sua inclinação.
Considere que a medição com bússola de geólogo da orientação de um plano de falha apresentou nessa notação o valor de 135/45. Com isso, é correto afirmar que esse plano de falha mergulha para:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1028244 | Geologia, Geologia Geral, Perito em Geologia, MPU, FGV, 2025

A elaboração de um mapa geológico consiste na observação de campo das litologias existentes e as estruturas a elas associadas, sendo fundamental a inserção desses registros em uma base topográfica digital ou analógica. Desse modo, para a interpretação de dados geológicos de um mapa geológico, é fundamental que se conheça a escala do mapeamento, que, no caso das perícias judicias, é frequentemente muito detalhada.
Considerando que, em um mapa geológico de escala 1:5.000, tenha sido identificada a presença de um dique de rocha básica com 200 m de espessura e medição estrutural 90/90 (dip/dip), em mapa esse dique irá aparecer como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1032155 | Geologia, Geologia Geral, Perito em Geologia, MPU, FGV, 2025

A composição da litosfera é fundamental para o entendimento geoquímico dos minerais primários que compõem as rochas encontradas durante as atividades profissionais dos geólogos. Sabe-se que a crosta continental da Terra tem a predominância dos elementos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1032156 | Geologia, Geologia Geral, Perito em Geologia, MPU, FGV, 2025

A geração de cadeias montanhosas está intimamente relacionada com as movimentações das porções da litosfera terrestre vinculadas com a teoria das placas tectônicas.
Há situações em que as cadeias de montanha se formam devido às zonas de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1032157 | Geologia, Geologia Geral, Perito em Geologia, MPU, FGV, 2025

Os geólogos podem ser contratados para verificar possíveis contaminações relacionadas ao mercúrio, um metal pesado altamente cancerígeno.
Há situações em que o mercúrio de origem natural advém:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1032158 | Geologia, Geologia Geral, Perito em Geologia, MPU, FGV, 2025

A paragênese mineral é um indicador muito relevante nos trabalhos geológicos utilizados para determinar a origem de um fragmento de rocha encontrado em uma perícia.
Dentre os minerais a seguir, são classificados como aluminossilicatos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1032160 | Geologia, Geologia Geral, Perito em Geologia, MPU, FGV, 2025

As rochas sedimentares apresentam diferentes condições ambientais e geoquímicas de formação, que estão relacionadas tanto aos processos continentais como aos processos marinhos e lacustres. Nessas rochas há com frequência a concentração de íons que permitem a geração de halita, gipsita e anidrita.
Tais minerais são típicos dos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1032161 | Geologia, Geologia Geral, Perito em Geologia, MPU, FGV, 2025

O arranjo da matriz litológica, um indicador espacial que caracteriza a orientação dos minerais no interior da rocha, é passível de ser medido com bússola geológica. Essa característica serve ao trabalho de campo do geólogo na condução de perícias em que se deseja saber se houve ou não a movimentação de um bloco em relação ao maciço rochoso.
As rochas que permitem essa abordagem são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1032162 | Geologia, Geologia Geral, Perito em Geologia, MPU, FGV, 2025

Os deslizamentos em rocha são frequentemente prejudiciais para o trânsito de veículos e transporte de mercadorias e pessoas, em especial quando ocorrem nos cortes de estrada a jusante de encostas com litologias metamórficas.
Dentre as características das rochas metamórficas, a mais importante para influenciar a ocorrência de um deslizamento é a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1032163 | Geologia, Geologia Geral, Perito em Geologia, MPU, FGV, 2025

Os estudos voltados para detecção de jazidas petrolíferas na atualidade se apoiam principalmente no entendimento da estratigrafia de sequências, que permitem que o geólogo faça projeções dos locais mais ou menos promissores para obtenção de óleo e gás.
Dentre as diferentes abordagens, há o uso de interpretações simoestratigráficas, que se baseiam nos padrões de estratos e litofácies que podem ser diagnosticados por meio do:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1032164 | Geologia, Geologia Geral, Perito em Geologia, MPU, FGV, 2025

A extração ilegal de fósseis no Brasil causou a retirada de inúmeros exemplares, em especial na bacia sedimentar do Araripe, onde a Formação Santana constitui um importante sítio geológico e paleontológico do país.
Nessa bacia, há diferentes tipos fossilíferos; contudo, a maior parte dos exemplares já retirados está relacionado com:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1032165 | Geologia, Geologia Geral, Perito em Geologia, MPU, FGV, 2025

A perícia na área da geologia por vezes pode utilizar a comparação entre a idade de uma rocha encontrada em uma cena criminal e a idade de outra amostra existente em determinada jazida, a fim de determinar a área fonte do ilícito. Diferentes métodos de datação absoluta são utilizados na geologia atualmente, sendo os mais comuns os que se baseiam na relação isotópica entre os elementos químicos presentes nos minerais que compõem determinada rocha.
Um dos procedimentos de datação mais utilizados é o Método K-Ar, que tem aplicação direcionada para a determinação da idade:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q1032166 | Geologia, Geologia Geral, Perito em Geologia, MPU, FGV, 2025

A sucessão estratigráfica é um auxilio fundamental para o trabalho de reconstituição da geologia histórica de paleoambiente. Utilizando esses princípios, é possível comparar as condições originais de deposição com modificações humanas, a fim de realizar verificações de danos ambientais produzidos por atividades irregulares, tais como garimpos.
Os princípios básicos da estratigrafia determinam que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q1032167 | Geologia, Geologia Geral, Perito em Geologia, MPU, FGV, 2025

A constituição geológica existente no território brasileiro é bastante diversa, porém determinadas regiões apresentam constituintes litológicos e estruturais típicos.
No que se refere à Formação Serra Geral localizada na região Sul do Brasil, é possível afirmar que sua característica geológica:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

🖨️ Imprimir

Deixe seu comentário

Participe, faça um comentário.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.