Ao acompanhar um programa matinal de notícias pelo rádio, um agricultor ouviu a seguinte chamada: "o presidente da República anunciou o Plano de Safra 2009/2010 em Londrina (PR)". No entanto, como na sequência do noticiário não foram dados maiores detalhes sobre o assunto, o agricultor dirigiu-se à agência do BB onde costuma ser atendido e pediu esclarecimentos acerca do mencionado Plano de Safra a um funcionário do banco.
Com base nessa situação hipotética, para atender à solicitação do agricultor, seria correto que o funcionário mencionado o informasse de que o Plano de Safra é elaborado
✂️ a) pelo governo federal, para vigorar pelo período de dois anos — compreendido entre 1.º de julho do ano da elaboração e 30 de junho do segundo ano seguinte —, e contém as previsões e diretrizes para aplicação dos recursos do crédito rural nesse período, entre outras medidas governamentais de incentivo à produção agropecuária. ✂️ b) a cada dois anos pelo governo federal, para vigorar durante os dois anos subsequentes à sua elaboração, e contém as previsões e diretrizes para aplicação dos recursos do crédito rural nesse período. ✂️ c) no início de cada governo, para vigorar durante todo o período da respectiva gestão federal, havendo a previsão de que ele seja revisado anualmente, de acordo com as demandas de recursos para o financiamento do setor agropecuário. ✂️ d) anualmente pelo governo federal, para vigorar no período-safra subsequente à sua elaboração — compreendido entre 1.º de setembro do ano da elaboração e 31 de agosto do ano seguinte —, e fixa metas quantitativas de produção para as principais commodities agropecuárias, além de lançar previsões de preços de mercado para os produtos e expectativas de renda dos produtores. ✂️ e) anualmente pelo governo federal, para vigorar no período-safra subsequente à sua elaboração — compreendido entre 1.º de julho do ano da elaboração e 30 de junho do ano seguinte —, e contém as previsões e diretrizes para aplicação dos recursos do crédito rural, entre outras medidas governamentais de incentivo à produção agropecuária.