Prova de Pediatria e Neonatologia - Medicina (EBSERH/IBFC)

Simulado com questões de prova: Prova de Pediatria e Neonatologia - Medicina (EBSERH/IBFC). Resolva online grátis, confira o gabarito e baixe o PDF!


Desempenho Global
2
Resoluções
57%
Média
Médio
Dificuldade
  • Quanto à dislipidemia em pediatria, analise as afirmativas abaixo.
    I. Atualmente, preconiza-se a dosagem de não HDL-colesterol em exames de rotina para crianças de 8 a 11 anos e adolescentes acima de 17 anos, sendo considerado risco aterosclerótico quando a concentração sérica estiver maior que 145 mg/dL.
    II. A dosagem de não HDL-colesterol não necessita de jejum.
    III. O diagnóstico de dislipidemia dever ser efetuado após constatação de mais de uma mensuração de perfil lipídico alterado, coletado adequadamente no mesmo laboratório de análises clínicas, com ou sem jejum.

    Estão corretas as afirmativas.
  • Quanto às características das compressões torácicas de alta qualidade durante ressuscitação cardiopulmonar, analise as afirmativas abaixo.
    I. A frequência deve ser de 130 a 150 compressões por minuto no suporte básico de vida.
    II. A profundidade deve ser de 1/3 do diâmetro anteroposterior da caixa torácica (4 cm nos lactentes, 5 cm nas crianças; após a puberdade, 5 cm e no máximo 6 cm).
    III. Evitar ventilação excessiva.

    Estão corretas as afirmativas.
  • No suporte básico de vida, é correto afirmar quanto a sincronização entre as compressões torácicas e as ventilações com bolsa valva máscara na presença de dois reanimadores _____. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
  • Segundo as normas da American Heart Association 2020 para a condução da parada cardiorrespiratória durante a ressuscitação cardiopulmonar (RCP) em pediatria, analise as afirmativas abaixo.
    I. Depois de iniciar a RCP, avaliar o ritmo cardíaco; havendo atividade elétrica sem pulso, proceder choque com 2 J/Kg, imediatamente.
    II. Nos casos de assistolia, deve-se, além do ciclo de RCP inicial, proceder dois novos ciclos de RCP e somente administrar epinefrina após a intubação.
    III. Epinefrina deve ser administrada a cada 3-5 minutos.

    Estão corretas as afirmativas.
  • Quanto ao traumatismo cranioencefálico (TCE), analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
    ( ) O TCE é considerado leve quando o valor obtido com base na escala de coma de Glasgow for maior ou igual a 14.
    ( ) O TCE é considerado grave quando o valor obtido com base na escala de coma de Glasgow estiver entre 14 e 8.
    ( ) Além da escala de coma de Glasgow, também são indicadores de gravidade a perda de consciência, crise convulsiva e sinais de fratura de base do crânio
    ( ) TCE grave e moderado são indicadores de internação em UTI Pediátrica

    Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  • Segundo as Normas de Reanimação do Prematuro com menos de 34 semanas, em sala de parto, de acordo com as Diretrizes da Sociedade Brasileira de Pediatria versão 2016 com atualizações em maio de 2021, assinale a alternativa correta.
  • Avaliando os padrões normais de crescimento do nascimento até a adolescência, tem-se que do sexto ao nono mês de vida a criança deve ganhar cerca de ______g/dia e com 1 ano ____ o peso de nascimento.
    Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
  • Quanto às principais alterações vistas no afogamento, analise as afirmativas.
    I. Há diminuição do surfactante, com aumento da complacência e edema pulmonar cardiogênico. II. O rim é o órgão mais comprometido no afogamento. III. O sistema hematológico não é comprometido.
    Estão corretas as afirmativas.
  • Segundo a Academia Americana de Queimaduras, é correto afirmar que são indicações de hospitalização em crianças queimadas.
  • Quanto às convulsões febris, analise as afirmativas abaixo.
    I. São crises associadas à presença de febre e classicamente relacionadas à idade. II. Acomete predominantemente crianças entre 1 mês e 2 meses de idade. III. O pico de maior frequência fica em 60 dias de vida. IV. As convulsões febris simples são generalizadas e autolimitadas.
    Estão corretas as afirmativas.
  • Quanto ao tratamento farmacológico do estado epiléptico, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).


    ( ) Os benzodiazepínicos são as medicações de primeira linha de tratamento.

    ( ) Na ausência de acesso vascular, o diazepam deve ser administrado por via intramuscular ou via nasal.

    ( ) O midazolam apresenta início de ação mais rápido que o diazepam e tem menores índices de depressão respiratória.

    ( ) O midazolam pode ser administrado por via oral, intramuscular e nasal.

    Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

  • Analise as afirmativas abaixo quanto a violência na infância e adolescência.
    I. Lesões de qualquer espécie em estágios diferentes de cicatrização ou cura sugerem violência intencional.
    II. Inexplicável atraso entre o trauma e a procura de tratamento médico sugere violência intencional.
    III. Lesões cutâneas com formato definido podem sinalizar o uso de um objeto específico utilizado para a violência física intencional na pele.

    Estão corretas as afirmativas.
  • Analise as afirmativas quanto ao suporte respiratório no recém-nascido de termo e prétermo.
    I. Os resultados de grandes ensaios clínicos têm demonstrado que a ventilação com pressão positiva contínua nasal (CPAPn) é eficaz em reduzir a necessidade de ventilação mecânica e a incidência de displasia broncopulmonar.
    II. Preconizam-se como parâmetros ventilatórios iniciais para o CPAPn um fluxo de gás de 8 L/min aquecido e umidificado, fração inspirada de oxigênio de 30%, tituladas gradativamente de acordo com a saturação arterial de oxigênio pelo oxímetro de pulso.
    III. A ventilação com pressão positiva intermitente nasal (VPPIn) fornece apenas pressão expiratória positiva contínua em determinada frequência de ciclagem.
    IV. A interface para realizar VPPIn é específica para recém-nascido, sendo a máscara fullface a mais utilizada, principalmente em prematuros.

    Estão corretas as afirmativas.
  • Assinale a alternativa incorreta quanto a fatores de risco para neurotoxicidade, levando-se em conta os níveis de bilirrubina em recém-nascidos prematuros.
  • Quanto a anafilaxia em crianças, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
    ( ) É uma reação alérgica mediada por IgE, aguda sistêmica grave. ( ) Os sinais e sintomas podem aparecer em 48 horas depois da exposição. ( ) São característicos da doença o início lento, envolvimento da pele, comprometimento respiratório e gastrointestinal. ( ) O tratamento inicial é feito com corticoide em altas doses.
    Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

COMENTÁRIOS (0)

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência. Política de Privacidade.