Simulados Medicina Medicina Intensiva

Questões de Medicina Intensiva - EBSERH (FGV)

Simulado com questões de prova: Questões de Medicina Intensiva - EBSERH (FGV). Resolva online grátis, confira o gabarito e baixe o PDF!

✅ 15 questões
😐 n/d
👥 0
🏆 0
📈 0%

1Q998673 | Medicina, Medicina Intensiva, Medicina Intensiva Pediátrica, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 50 anos internado no CTI para tratamento de uma embolia pulmonar e em uso de heparina não fracionada desenvolve um quadro de trombocitopenia.
Para confirmar o diagnóstico de trombocitopenia associada a heparina tipo II, deve-se considerar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q998676 | Medicina, Medicina Intensiva, Medicina Intensiva Pediátrica, EBSERH, FGV, 2024

Para tratamento da complicação citada na questão anterior, deve(m)-se utilizar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1024882 | Medicina, Medicina Intensiva, Medicina Intensiva Pediátrica, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 35 anos, obeso, com história de tabagismo e diabetes mellitus, chega ao hospital com disfunção respiratória que parece progredir. Está claramente taquipneico utilizando 6L de O2 através de uma cânula nasal para manter uma saturação de O2 em torno de 90%. O raio X de tórax não demonstra quadro infeccioso ou falência cardíaca. A troponina sérica encontra-se moderadamente elevada, com ECG normal. O nível sérico do dímero D está elevado e, por isso, foi solicitada uma angiotomografia computadorizada de tórax. Na volta do exame, ele se apresenta mais hipoxêmico associado a um quadro de hipotensão arterial. Ao receber a informação da Radiologia de uma embolia pulmonar do tronco, considerando o quadro, o médico indica uma intubação traqueal.
Diante dessa informação, a conduta seguinte deve ser:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1024883 | Medicina, Medicina Intensiva, Medicina Intensiva Pediátrica, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 55 anos foi admitido no CTI com história de cirrose e diagnóstico de pneumonia, apresentando um quadro de choque tratado na Emergência com vasopressores. A dosagem inicial de lactato arterial foi de 5,4 mmol/L. Foi iniciado um esquema antibiótico para tratamento de uma pneumonia comunitária e reposição volêmica vigorosa, baseada nos 70 kg de peso do paciente. Após 5 horas, apesar da normalização do quadro hemodinâmico e de um débito urinário normal, a medida do lactato sérico mantém-se igual.
Para a sequência do tratamento, a melhor conduta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1024884 | Medicina, Medicina Intensiva, Medicina Intensiva Pediátrica, EBSERH, FGV, 2024

No plantão do CTI, uma paciente encontra-se intubada, devido a disfunção respiratória durante sua internação. A paciente está em uso de noradrenalina IV, que foi instalada após hipotensão arterial persistente. Em sua história patológica pregressa, constam: DPOC, neoplasia de mama e repetidos quadros de infecção urinária por germes multirresistentes. Após coleta de culturas de sangue e urina, foi iniciado um esquema terapêutico com cefepima e vancomicina, seguindo a hipótese de infecção do trato urinário, além de hidratação IV com 3L de salina. O exame físico revela uma paciente com 40 kg, pele úmida, pressão venosa jugular aumentada e uma dose de vasopressor mantida. A cultura de urina retorna com resultado negativo. A família da paciente menciona que ela apresenta dificuldade respiratória há um mês.
Diante dessas informações, o passo seguinte deve ser:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1024885 | Medicina, Medicina Intensiva, Medicina Intensiva Pediátrica, EBSERH, FGV, 2024

Em um paciente com quadro clínico compatível com síndrome de angústia respiratória do adulto, além da abordagem ventilatória com intubação orotraqueal e ventilação mecânica, foi iniciada uma reposição volêmica vigorosa. Como não houve resposta hemodinâmica, iniciou-se de uma infusão de vasopressor. Foi puncionada uma linha arterial para mensuração do VVS.
Considerando-se que o resultado dessa mensuração tenha sido de 6%, o próximo passo deverá ser:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1024886 | Medicina, Medicina Intensiva, Medicina Intensiva Pediátrica, EBSERH, FGV, 2024

O paciente da questão anterior apresentou hipertermia, taquicardia sinusal, além da hipotensão arterial, e um infiltrado lobar no exame radiológico de tórax.
Mantidos os dados fisiológicos descritos anteriormente, é correto concluir que a etiologia do choque é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1024887 | Medicina, Medicina Intensiva, Medicina Intensiva Pediátrica, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente de 40 anos é submetida a uma laparotomia exploradora para lise de aderências com consequente oclusão intestinal e internada no CTI no pós-operatório com quadro de náuseas e vômitos. Encontra-se lúcida e orientada.
Sinais vitais: • PA: 130 x 70 mmHg; • FC: 70 bpm; • FR: 18 irpm; • Sat O2: 99% em uso de 2L de O2 por um cateter nasal. Na ausculta pulmonar, havia roncos na base direita. Resultado das provas laboratoriais: • Leucócitos: 5000 cel/cm3 • Hemoglobina 10 g/dL • Plaquetas: 150000/microlitro • Sódio: 135 mEq/L • Potássio: 4 mEq/L • Creatinina: 2 mg/dL • Glicose: 100 mg/dL • Procalcitonina: 0,20 mEq/L Na radiografia de tórax, há um pequeno infiltrado no lobo inferior direito.

Com base nesses fatos, a conduta a ser adotada a seguir é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1024888 | Medicina, Medicina Intensiva, Medicina Intensiva Pediátrica, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente internado no CTI em tratamento de acidente vascular encefálico está sendo transfundido com uma unidade de concentrado de hemácias quando apresenta um quadro febril sem outros sintomas.
A ação adequada nesse momento é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1024890 | Medicina, Medicina Intensiva, Medicina Intensiva Pediátrica, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente internado no CTI inicia pela primeira vez seu procedimento dialítico e, cinco minutos depois, apresenta um quadro de dor na região posterior do tórax, dispneia e hipotensão.
Considerado esse quadro, o provável diagnóstico é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1033626 | Medicina, Medicina Intensiva, Medicina Intensiva Pediátrica, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 25 anos apresentou um quadro de crise convulsiva e, em consequência, aspirou uma grande quantidade de material gástrico. Encontra-se, no momento, em ventilação mecânica. Os parâmetros respiratórios são os seguintes:

• FiO2 100%; • PEEP 5; • volume corrente 6mL/kg; • pressão de plateau 29. Seus parâmetros gasométricos são: • Po2 48 mmHg; • Pco2 57 mmHg; • pH 7,20.

Considerando-se esses dados, o(s) ajuste(s) seguinte(s) na ventilação mecânica deve(m) ser:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1033627 | Medicina, Medicina Intensiva, Medicina Intensiva Pediátrica, EBSERH, FGV, 2024

Uma motorista de 30 anos bateu seu carro em alta velocidade contra um poste. Os socorristas encontraram o airbag acionado. Naquele momento, apresentava nível de consciência com escore 12 na escala de Glasgow, e queixava-se de dores na região parietal, no tórax e no abdômen. Após 20 minutos, foi extricada. Em seguida, foi conduzida imobilizada com colar cervical, prancha rígida, máscara de O2 a 15L/min e uma linha venosa periférica com infusão de 500mL de Ringer Lactato.
Em seu exame de admissão, encontrava-se confusa ao falar e reclamava de dor na perna direita. Apresentava diminuição do murmúrio vesicular à direita, aumento do timpanismo no mesmo hemitórax e descompressão dolorosa no abdômen.
Considerando-se esse quadro, a prioridade na atenção a essa paciente deve ser direcionada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1033628 | Medicina, Medicina Intensiva, Medicina Intensiva Pediátrica, EBSERH, FGV, 2024

Em pacientes intubados e em suporte ventilatório, deve-se utilizar medidas para a prevenção de pneumonia associada a ventilação mecânica.
Uma dessas medidas consiste em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q1033629 | Medicina, Medicina Intensiva, Medicina Intensiva Pediátrica, EBSERH, FGV, 2024

Durante o tratamento de um quadro de infarto agudo do miocárdio, uma paciente de 65 anos é intubada e colocada em ventilação controlada. Após 5 dias, apresenta hipotensão arterial e um novo infiltrado é visto na tomografia computadorizada de tórax. Foi considerado o diagnóstico de pneumonia associada a ventilação mecânica após uma broncoscopia com lavado broncoalveolar. Iniciou-se, empiricamente, meropenem e tobramicina. Após 4 dias o resultado da cultura do lavado revelou um micro-organismo sensível aos dois antimicrobianos e a cefalosporinas de terceira geração. O paciente apresentou melhora dos sinais vitais, com hemograma ainda mantendo leucocitose, embora em decréscimo, períodos de hipertermia e secreção traqueal.
Considerado esse quadro, o próximo passo na conduta deverá ser:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q1033633 | Medicina, Medicina Intensiva, Medicina Intensiva Pediátrica, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 30 anos encontra-se praticando escalada. Após 48 horas, ele atinge a altitude de 1200m. Decide continuar sem descanso quando, subitamente, apresenta um quadro de cefaleia acompanhada de dispneia. Apresenta, em seguida, hipertermia e calafrios acompanhados de tosse com expectoração de uma secreção rósea. Inicia, então, seu trajeto de descida quando encontra outros montanhistas, dentre os quais havia um grupo de suporte médico.
A conduta primária a ser tomada para atender o montanhista em questão deve ser:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

🖨️ Baixar o PDF

Deixe seu comentário

Participe, faça um comentário.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.