Prova de Oncologia - Medicina - Concurso EBSERH (FGV)

Simulado com questões de prova: Prova de Oncologia - Medicina - Concurso EBSERH (FGV). Resolva online grátis, confira o gabarito e baixe o PDF!


Desempenho Global
1
Resoluções
7%
Média
Muito difícil
Dificuldade
publicidade
  • Uma adolescente de 10 anos apresenta quadro de tosse, febre e dispneia. A radiografia de tórax revelou sinais de pneumonia com derrame pleural discreto à direita. A despeito do uso correto de antibiótico, por uma semana, o paciente não apresentou melhora dos sintomas. Em uma nova radiografia de tórax, foi observado o aumento do derrame pleural e o surgimento de volumosa massa mediastinal anterior, que comprime e desvia a traqueia para o lado contralateral. O hemograma apresentava-se normal.
    A principal hipótese diagnóstica é:
  • Instituído pela Lei nº 11.650/2008, o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil tornou-se um marco na discussão e reflexão sobre as ações para o combate ao câncer infantil no Brasil.
    Nesse contexto, a neoplasia maligna mais comum na infância e que requer atenção especial e ações do âmbito de saúde pública é:
  • Uma mulher de 62 anos, assintomática, apresenta, na endoscopia digestiva alta, lesão ulcerada de 1,8 cm no antro gástrico junto à pequena curvatura. A análise histopatológica evidenciou adenocarcinoma. Uma tomografia com contraste não demonstra metástases à distância.
    Dessa forma, a melhor opção terapêutica para essa paciente é:
  • Uma mulher de 62 anos, em pós-menopausa, nuligesta, obesa, iniciou um quadro de sangramento genital há dois meses. O exame Papanicolau, realizado há 7 meses, não revelou alterações significativas. Em exame ginecológico, observou-se um sangramento pelo orifício do colo e aumento discreto do útero.
    O(s) procedimento(s) mais adequado(s) para se estabelecer a causa do sangramento é(são):
  • Uma paciente de 60 anos, com leucemia mieloide aguda, recém-diagnosticada, apresenta leucocitose (60.000 leucócitos/µL) e vai ser submetida a quimioterapia de indução.
    Para a prevenção da síndrome de lise tumoral, além de manter o paciente hidratado e controlar a diurese, é essencial monitorar:
  • O esquema atual de tratamento de primeira linha para a leucemia promielocítica aguda (M3) inclui:
  • Em um paciente com suspeita clínica de leucemia mieloide aguda e que apresenta trombocitopenia, um aspirado de medula óssea (mielograma) só pode ser realizado se a contagem de plaquetas estiver acima de:
  • Uma mulher de 29 anos busca aconselhamento genético devido a um histórico familiar de câncer. Sua mãe foi diagnosticada com sarcoma aos 45 anos; sua irmã, com câncer de mama aos 40 anos; seu avô materno, com câncer de próstata aos 52 anos; e seu pai, com câncer de pulmão aos 60 anos.
    O gene que possivelmente está envolvido com a síndrome hereditária mais provável é:
  • Uma mulher de 35 anos retorna ao seu médico do posto de saúde após realizar ultrassonografia das mamas, Seu laudo traz a seguinte descrição: “Bi-Rads 3. Observa-se imagem ovalar, anecoica, bem delimitada e com reforço acústico posterior, medindo 2,0 cm x 1,9 cm, no quadrante inferior externo da mama esquerda”.
    O provável diagnóstico é:
  • Um homem de 32 anos, com queixa de dor abdominal e sangue oculto positivo nas fezes, foi submetido a uma colonoscopia que evidenciou centenas de pólipos em todos os segmentos do cólon, inclusive no reto. O exame histopatológico evidenciou displasia de alto grau nos pólipos biopsiados e carcinoma invasor em um deles, localizado no sigmoide. Após investigação familiar e genética, chegou-se ao diagnóstico de síndrome polipoide familiar.
    A melhor conduta e o gene relacionado a essa síndrome genética são, respectivamente:
  • O risco para metástases no câncer de próstata é estimado pelo valor do PSA, estadiamento local do tumor e pelo Gleason.
    É considerado de baixo risco para metástase o paciente de:
  • Um homem de 82 anos, com câncer de próstata metastático (estágio IV), foi aconselhado a realizar uma orquiectomia subcapsular como forma de tratamento. Contudo, o paciente recusa-se a realizá-la.
    A classe de medicação que apresenta efeito biológico semelhante ao da orquiectomia subcapsular e que pode ser usada como alternativa inclui:
  • Um homem de 42 anos realizou uma seriografia de esôfago gastroduodenal, que evidenciou “lesão ulcerada com apagamento de pregas próximo à úlcera”.
    Na endoscopia digestiva alta, o aspecto dessa lesão irá provavelmente permitir sua classificação macroscópica como sendo Borrmann:
  • O GIST (da sigla em inglês para gastrointestinal stromal tumors) é um dos sarcomas de partes moles que têm origem num grupo de células chamadas células de Cajal, presentes na parede dos órgãos do trato gastrointestinal.
    Esse tumor é mais comumente encontrado no:
  • Um mulher de 32 anos, com diagnóstico de carcinoma espinocelular de colo uterino, foi submetida a um exame retal que evidenciou comprometimento extenso de paramétrios, com espessamento atingindo até a parede pélvica.
    Uma das principais complicações do câncer de colo uterino nesse estádio é:
publicidade

COMENTÁRIOS (0)

🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.