Simulados Radiologia Efeitos Biológicos das...

Prova de Radiologia: Efeitos Biológicos das Radiações - FGV/EBSERH

Simulado com questões de prova: Prova de Radiologia: Efeitos Biológicos das Radiações - FGV/EBSERH. Resolva online grátis, confira o gabarito e baixe o PDF!

✅ 13 questões
Muito Difícil
👥 1
🏆 0
📈 8%

1Q997677 | Radiologia, Efeitos Biológicos das Radiações, Física Médica, EBSERH, FGV, 2024

O efeito das radiações ionizantes em um indivíduo depende basicamente da dose absorvida, da taxa de exposição e da forma da exposição.

Sobre as síndromes que podem ocorrer quando as taxas de exposição são muito elevadas, analise as afirmativas a seguir.

I. A síndrome prodrômica ocorre entre dois dias e uma semana após a exposição e se manifesta pelo surgimento de náusea, vômito, anorexia, diarreia e mal-estar generalizado.
II. Na síndrome gastrointestinal, as células da mucosa gastrointestinal morrem. A ulceração tem início por volta do quarto dia após a exposição. Quadros apresentando ulcerações intestinais são praticamente irreversíveis.
III. Em paralelo à síndrome prodrômica é observado um período de latência que corresponde ao intervalo de tempo que ocorre entre o momento da exposição e o surgimento dos primeiros sintomas de falência orgânica.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q997678 | Radiologia, Efeitos Biológicos das Radiações, Física Médica, EBSERH, FGV, 2024

A interação das radiações ionizantes com a matéria é um processo que se passa em nível atômico. Conforme o próprio nome já diz essas radiações são capazes de ejetar um elétron de sua órbita (considerando o modelo atômico de Bohr), ionizando o átomo. Essa ionização pode causar diversos danos estruturais nas moléculas biológicas, como por exemplo: quebra da molécula de DNA, produção de radicais livres, mutação gênica, entre outras.

Sendo assim, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q997686 | Radiologia, Efeitos Biológicos das Radiações, Física Médica, EBSERH, FGV, 2024

Desintegração radioativa, ou decaimento radioativo, é o nome dado ao fenômeno da transformação de um átomo em outro por meio da emissão de radiação a partir de seu núcleo instável.

A tendência de uma substância passar por decaimento nuclear está relacionada tanto ao seu número atômico quanto à sua massa atômica. Isso significa que dois isótopos diferentes do mesmo elemento terão tendências diferentes de passar por um decaimento nuclear. Por exemplo, no caso do carbono, o isótopo C-14 tende a decair para o elemento nitrogênio, enquanto o C-12 tende a permanecer estável. Durante o decaimento alfa, um núcleo se divide em duas partes: um par de prótons ligados a um par de nêutrons (essencialmente um núcleo de hélio, chamado de partícula alfa), e uma parte formada pelo núcleo original menos a partícula alfa. As partículas alfa são altamente energéticas, mas apresentam um baixo poder de penetração na matéria. As partículas beta são um tipo de radiação composta por um elétron. Esse elétron é formado a partir da conversão de um nêutron em um próton, um neutrino e uma partícula beta. A partícula beta é menos energética do que as partículas alfa e sua velocidade é maior. Durante o decaimento radioativo, alguns átomos emitem ainda uma radiação eletromagnética, a radiaçãogama. Esta se assemelha aos raios X e são altamente penetrantes.

Se você estivesse diante de um emissor de partículas alfa, de partículas beta e de partículas gama, nessa ordem, assinale a opção que indica o tipo de proteção que você deveria usar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q997705 | Radiologia, Efeitos Biológicos das Radiações, Física Médica, EBSERH, FGV, 2024

A correlação entre a exposição à radiação ionizante e os efeitos biológicos induzidos no ser humano foi observada, inicialmente, pelos efeitos danosos nas pessoas que pesquisavam ou trabalhavam se expondo aos raios X, bem como em exposições a radionuclídeos, sofridas pelos pioneiros das descobertas sobre radioatividade.

Sobre os efeitos biológicos das radiações ionizantes, analise as afirmativas a seguir.

I. A radiação ionizante atua nas células do corpo humano de duas formas: direta e indireta. Esta última ocorre pela radiólise da água existente em todas as células e tecidos. Dos danos celulares, os mais importantes são os relacionados à molécula do DNA.
II. A mutação não letal pode fazer com que a célula com seu DNA mutado seja eliminada pelo sistema imunológico.
III. As radiações alfa não conseguem penetrar nem um décimo de milímetro na pele de uma pessoa. Assim, os efeitos provocados por exposições externas a esta radiação são pouco relevantes.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q997707 | Radiologia, Efeitos Biológicos das Radiações, Física Médica, EBSERH, FGV, 2024

A radiação ionizante pode ser prejudicial aos olhos, e os danos dependem da dose e do tempo de exposição.
Sobre a maneira como a radiação ionizante pode afetar os olhos, avalie as afirmativas a seguir.

I. A catarata causada por radiação ionizante pode levar a sintomas como visão embaçada, sensibilidade à luz, diminuição da visão noturna e mudanças na percepção das cores.
II. Não existem limites de segurança estabelecidos para exposições ocupacionais e médicas, destinados a minimizar o risco de danos aos olhos, bem como a todo o corpo.
III. Se a retina é afetada, os pacientes podem experimentar perda de visão ou defeitos no campo visual.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q997708 | Radiologia, Efeitos Biológicos das Radiações, Física Médica, EBSERH, FGV, 2024

Ao observarmos o espectro de radiação eletromagnética podemos encontrar fótons de alta, média e baixa energia. Assinale a alternativa que coloca nesta ordem (alta, média e baixa energia) as radiações eletromagnéticas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1001685 | Radiologia, Efeitos Biológicos das Radiações, Física Médica, EBSERH, FGV, 2024

De acordo com a classificação da interação das radiações com a matéria biológica, a radiação ultravioleta é considerada não ionizante.

Sobre a radiação ultravioleta, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1001691 | Radiologia, Efeitos Biológicos das Radiações, Física Médica, EBSERH, FGV, 2024

Sobre radiação, qualquer processo de emissão e propagação de energia, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1001694 | Radiologia, Efeitos Biológicos das Radiações, Física Médica, EBSERH, FGV, 2024

Sobre as características dos efeitos biológicos das radiações ionizantes, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1001695 | Radiologia, Efeitos Biológicos das Radiações, Física Médica, EBSERH, FGV, 2024

Os mecanismos de interação das radiações ionizantes com as células podem ser de dois tipos: o do tipo direto, no qual a radiação interage diretamente com alguma molécula vital do nosso organismo tal como o DNA ou proteína, e o do tipo indireto, no qual a radiação interage com a molécula da água promovendo a formação de radicais livres e estes, por sua vez, interagindo com o DNA ou proteínas. Como a água constitui cerca de 70% das nossas células, o efeito indireto tem maior probabilidade de acontecer.

Sobre os efeitos indiretos da radiação ionizante, analise as afirmativas a seguir.

I. A radiólise da água é uma modificação estrutural na molécula da água promovida pela radiação visível.
II. Quase que imediatamente são formados outras espécies tais como: H2, H2O2, OH- e também radicais livres da água (H· e ·OH).

III. Na presença de oxigênio a formação de peróxido de hidrogênio (H2O2) aumenta devido à formação de radical hidroperóxido.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1004830 | Radiologia, Efeitos Biológicos das Radiações, Física Médica, EBSERH, FGV, 2024

Com relação à atividade de uma amostra de átomos radioativos, analise as afirmativas a seguir.

I. A atividade de uma amostra depende do valor inicial da atividade no instante zero e é uma função exponencial decrescente do tempo.
II. Nos rótulos das garrafas de água mineral, a radioatividade é expressa numa unidade denominada de mache, associada, em geral, ao Ra-226.
III. A unidade antiga, ainda em uso em equipamentos antigos ou produzidos em alguns países (como os EUA) é o Curie (Ci). Por sua definição inicial, 1 Ci equivale ao número de transformações por segundo de um grama de Ra-226.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1004844 | Radiologia, Efeitos Biológicos das Radiações, Física Médica, EBSERH, FGV, 2024

A quantidade de danos biológicos causados às nossas células não depende apenas da quantidade total de energia ionizante absorvida, mas depende também do tipo de radiação utilizada. Existem 4 tipos principais de radiação ionizante: fótons (raios-X e raios gama), partículas alfa, partículas beta e nêutrons. Sabemos atualmente que 1 Gy de partículas alfa ou nêutrons produz mais danos às nossas células do que 1 Gy de raios-X. Isso é devido aos diferentes modos de interação de cada tipo de partícula. Essa diferença levou à determinação de uma nova grandeza, chamada de dose equivalente, que mede a probabilidade de danos biológicos causados por uma determinada quantidade de energia absorvida por qualquer tipo de radiação.

Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir.

I. Exposição: medida em roentgens (R) ou C/kg. Indica a quantidade de energia absorvida por um corpo na forma de radiação ionizante. Dose: medida em grays (Gy) ou rads. Indica a quantidade de carga elétrica gerada pelos raios-X no corpo que absorveu a radiação. Dose Equivalente: medida em sieverts (Sv) ou rems. Indica a probabilidade de danos biológicos causados por uma determinada quantidade de radiação ionizante absorvida.

II. Exposição: medida em roentgens (R) ou C/kg. Indica a quantidade de carga elétrica gerada pelos raios-X no corpo que absorveu a radiação. Dose: medida em grays (Gy) ou rads. Indica a quantidade de energia absorvida por um corpo na forma de radiação ionizante. Dose Equivalente: medida em sieverts (Sv) ou rems. Indica a probabilidade de danos biológicos causados por uma determinada quantidade de radiação ionizante absorvida.

III. Exposição: medida em grays (Gy) ou rads. Indica a quantidade de carga elétrica gerada pelos raios-X no corpo que absorveu a radiação. Dose: medida em roentgens (R) ou C/kg. Indica a probabilidade de danos biológicos causados por uma determinada quantidade de radiação ionizante absorvida. Dose Equivalente: medida em sieverts (Sv) ou rems. Indica a quantidade de energia absorvida por um corpo na forma de radiação ionizante.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1004846 | Radiologia, Efeitos Biológicos das Radiações, Física Médica, EBSERH, FGV, 2024

Chamamos de série ou família de desintegração radioativa natural o conjunto de elementos químicos com núcleos instáveis, que segue uma sequência ordenada de desintegrações espontâneas, emitindo partículas alfa e beta, até que se origine um núcleo estável de chumbo. Todos os isótopos radioativos naturais que se desintegram espontaneamente na natureza são provenientes de três elementos radioativos: tório 232 (232Th), urânio 238 (238U) e urânio 235 (235U). Visto que a emissão de uma partícula alfa diminui o número de massa do elemento em 4 unidades e a emissão de uma partícula beta não altera esse número de massa, é possível descobrir a série à qual determinado elemento radioativo pertence.

Basta dividir o seu número de massa por 4 e verificar o resultado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

🖨️ Imprimir

Deixe seu comentário

Participe, faça um comentário.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.