Simulados Fonoaudiologia Linguagem e Fala

Concurso FGV EBSERH: Prova de Fonoaudiologia – Linguagem e Fala

Simulado com questões de prova: Concurso FGV EBSERH: Prova de Fonoaudiologia – Linguagem e Fala. Resolva online grátis, confira o gabarito e baixe o PDF!

✅ 12 questões
😐 n/d
👥 1
🏆 0
📈 58%

1Q1022818 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2024

Com relação às alterações de linguagem nas demências em idosos, analise as afirmativas a seguir.

I. A dificuldade de produzir novas ideias de forma coerente parece estar relacionada a problemas no nível pragmático, que envolve o planejamento do discurso.
II. O sistema sintático fica muito alterado nos estágios mais avançados da doença.
III. A ocorrência de substituições e omissões fonêmicas são atribuídas a um distúrbio específico do sistema fonológico e não a um problema no nível lexical.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1022819 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2024

Sabendo-se que a afasia é um distúrbio adquirido decorrente de lesão de áreas de linguagem do sistema nervoso central, analise as afirmativas a seguir, e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) O processo de avaliação inclui a coleta de dados, a organização dos achados e levantamento de hipóteses sobre os déficits de linguagem e comunicação do paciente.
( ) A abrangência, a complexidade e o detalhamento dos componentes da avaliação sinalizam que não só o paciente deve ser avaliado, mas também seu meio social.
( ) Cabe pontuar que a avaliação de linguagem deve ser dissociada da avaliação cognitiva, na qual se interpreta o impacto de outros déficits.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1022825 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2024

Leia o trecho a seguir.
Transtorno específico de aprendizagem de origem neurobiológica caracterizado por dificuldades no reconhecimento acurado e/ou fluente da palavra por dificuldades ortográficas e habilidades de decodificação.
Essas dificuldades, tipicamente, resultam de um déficit no componente fonológico da linguagem, que, geralmente, é inesperado em relação a outras habilidades cognitivas e no nível de ensino fornecido em sala de aula. Consequências secundárias podem incluir problemas na compreensão de leitura e redução de experiência com a leitura, que prejudica o vocabulário e o conhecimento de mundo.
O trecho acima, trata do transtorno denominado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1022826 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2024

A consciência fonológica é uma competência metalinguística que possibilita o acesso consciente ao nível fonológico da fala e à manipulação cognitiva das representações a esse nível, que é necessária tanto para a aprendizagem da leitura e da escrita como sua consequência. A eficácia da estimulação da consciência fonológica é maior quando associada a atividade de leitura e escrita.
Assinale a opção que apresenta um exemplo de atividade que estimula a manipulação deliberada de palavras em sentenças.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1022827 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2024

Leia o trecho a seguir.

O sistema tem capacidade limitada tanto para armazenar como manipular informações e, por isso, é um fator constritor para a compreensão da leitura. Ele abrange, ainda, a memorização e a análise das palavras na sentença e as informações anteriores do texto, além da integração dessas informações ao conhecimento prévio do leitor.

Assinale a opção que indica a denominação desse sistema.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1022831 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2024

A avaliação neuropsicológica é um método para se examinar o encéfalo por meio do estudo do seu produto comportamental. Com relação à avaliação neuropsicológica, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Para conduzir de maneira apropriada a avaliação neuropsicológica e, especialmente a avaliação estandardizada normativa, é necessário dispor de um instrumento preciso, válido e normatizado para determinada população.
( ) Na avaliação neuropsicológica formal são administradas provas estandardizadas mas, ao mesmo tempo, deve ser realizada uma observação detalhada das respostas gerais do paciente diante da prova e da situação de avaliação.
( ) O examinador não precisa planejar quais instrumentos usará na avaliação, já que, nesse momento, ainda não tem suas hipóteses definidas sobre os distúrbios do paciente.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1022832 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2024

As funções executivas compreendem atividades altamente sofisticadas, que capacitam o indivíduo para o desempenho de ações independentes, autônomas, auto organizadas e orientadas para metas específicas.
Um distúrbio típico das funções executivas é o transtorno
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1022833 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2024

As capacidades prévias funcionam como pré-requisito para o processamento linguístico hábil da leitura e da escrita. Essas capacidades se desenvolvem durante o processo de aquisição da linguagem oral, e têm sido apontadas como preditivas do sucesso ou insucesso na aquisição da linguagem escrita.
Assinale a opção que indica o nome da capacidade de acesso lexical, ou seja, de acesso à representação lexical a partir de um estímulo visual.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1022834 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2024

Diversos parâmetros para avaliação de fluência da fala têm sido utilizados, em busca de um diagnóstico diferencial dos transtornos da fluência dentro da prática fonoaudiológica.
Relacione o tipo de disfluência atípica às suas respectivas características.

1. Prolongamento.
2. Bloqueio.
3. Hesitação.

( ) Tempo inadequado para início de algum fonema ou a liberação de um elemento obstruído geralmente acompanhado de esforço ou modificação da postura articulatória.
( ) Duração inadequada de um fonema ou um elemento de um ditongo que pode ou não estar acompanhado de características qualitativas tais como: mudança de tom, aumento de tensão.
( ) Pausa silenciosa, sem tensão, com duração deum a três segundos.

Assinale a opção que apresenta a relação correta, segundo a ordem acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1022835 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2024

A identificação da gagueira exige uma avaliação plena das características da fala da pessoa, capaz de descrever a sintomatologia apresentada da maneira mais precisa possível. Em uma avaliação objetiva de uma amostra espontânea de fala, assinale a opção que indica a denominação dada aos fluxos de palavras por minuto e de sílabas por minuto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1022836 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2024

Uma consideração importante sobre a gagueira é que, por não se tratar de uma entidade nosológica única, ela tem característica multidimensional.
Com relação às abordagens neurolinguística e motora da gagueira, analise as afirmativas a seguir.

I. A gagueira pode ser definida pelas rupturas involuntárias do fluxo da fala, caracterizadas por repetições de sons e de sílabas, prolongamentos de sons, bloqueios, pausas extensas e intrusões.
II. A gagueira idiopática ou do desenvolvimento tem início na infância, durante a fase de aquisição e desenvolvimento da linguagem, e se caracteriza por uma desordem crônica, mesmo que em períodos cíclicos de fluência.
III. A gagueira psicogênica acomete falantes fluentes, em decorrência de um dano cerebral de origem vascular ou traumática, principalmente quando a lesão tem características difusas.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1038700 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2024

Leia o trecho a seguir.

Um homem de 30 anos vem apresentando as seguintes características na sua comunicação: fala muito rápido, apresenta interjeições, revisões e hesitações, além de uma fala monótona, com padrão prosódico inadequado, pontuação, acentuação e pausas utilizadas em lugares inapropriados. Apresenta também uma alteração na pragmática da linguagem oral com dificuldade de manter o tópico da conversação e de encontrar as palavras e uma fala, muitas vezes, confusa.

O trecho apresenta as características de uma
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

🖨️ Imprimir

Deixe seu comentário

Participe, faça um comentário.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.