Simulados Nutrição Terapia Nutricional

Prova de Nutrição e Terapia Nutricional – Concurso EBSERH (FGV)

Simulado com questões de prova: Prova de Nutrição e Terapia Nutricional – Concurso EBSERH (FGV). Resolva online grátis, confira o gabarito e baixe o PDF!

✅ 12 questões
😐 n/d
👥 1
🏆 0
📈 58%

1Q997560 | Nutrição, Terapia Nutricional, Nutrição, EBSERH, FGV, 2024

A intensa velocidade de crescimento de um recém-nascido (RN) pré-termo requer que o suporte nutricional, quer seja enteral ou parenteral, ofereça nutrientes em quantidade e qualidade que atendam a essa grande demanda. A conduta nutricional adequada requer que o Nutricionista conheça as limitações e necessidades fisiológicas, que são muito específicas, para então traçar as ações que nortearão seu plano de Nutrição.
Sobre o atendimento de um RN pré-termo, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1001608 | Nutrição, Terapia Nutricional, Nutrição, EBSERH, FGV, 2024

M.L.A., 53 anos, sexo feminino, com diagnóstico de câncer de esôfago. Primeira consulta no ambulatório de nutrição oncológica: queixa principal de astenia e disfagia para sólidos, iniciada há 4 meses.
Na anamnese nutricional, informa peso habitual de 63kg, nega etilismo, refere tabagismo ativo. Atualmente peso corporal de 43kg. Refere boa aceitação alimentar para preparações liquidificadas. A equipe informou que a paciente será submetida à cirurgia de esofagectomia total em 15 dias.
Sobre as necessidades nutricionais da paciente com câncer, candidata à cirurgia, analise as afirmativas a seguir.

I. A dieta via oral deve ser modificada e a TNO (Terapia Nutricional Oral) pode ser iniciada para garantir uma ingestão adequada de todos os nutrientes, evitando déficits nutricionais.
II. A dieta imunomoduladora deve ser prescrita apenas para os pacientes com câncer gravemente desnutridos, que estão em acompanhamento nutricional ambulatorial por um período mínimo de 5 a 7 dias no pré-operatório.
III. No pós-operatório deve-se iniciar a dieta precocemente nas primeiras 12 a 24 horas na presença de estabilidade hemodinâmica, independentemente da via de alimentação. Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1001609 | Nutrição, Terapia Nutricional, Nutrição, EBSERH, FGV, 2024

Em pacientes com câncer avançado, é comum observar uma diminuição na capacidade funcional e desequilíbrios metabólicos, promovendo ainda mais anorexia, fadiga e perda de massa muscular.
A terapia nutricional (TN) englobando suplemento nutricional oral, nutrição enteral e parenteral, pode ser administrada em cuidado paliativo com potencial aumento de sobrevida e qualidade de vida em pacientes específicos.
Considerando a terapia nutricional (TN) para um paciente com baixa expectativa de vida, analise as afirmativas a seguir.

I. Os objetivos da terapia nutricional em cuidados paliativos mudam conforme a doença avança e a condição clínica do paciente se altera, portanto deve ser reavaliada periodicamente.
II. A terapia nutricional oral, enteral ou parenteral, associadas ou isoladas devem ser consideradas até a fase final da vida, devido aos benefícios que trará ao paciente.
III. Caso o prognóstico do paciente não esteja claramente definido, a terapia nutricional poderá ser indicada de forma experimental. Deverá ser suspensa se os objetivos da indicação não forem alcançados ou na presença de complicações provenientes desse tratamento.

Está correto o que se afirma em.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1001613 | Nutrição, Terapia Nutricional, Nutrição, EBSERH, FGV, 2024

Paciente com 57 anos, tabagista e etilista crônico há 20 anos. Deu entrada no pronto-socorro com queixas de dor na parte superior do abdômen, com piora após as refeições, náuseas, vômitos e esteatorreia há duas semanas. Refere inapetência na última semana e perda de peso involuntária.
Ao exame físico encontrava-se ictérico e emagrecido. Após avaliação médica e realização de exames bioquímicos e complementares foi diagnosticada pancreatite crônica agudizada, com insuficiência pancreática (exócrina). Segundo avaliação nutricional, encontrava-se com desnutrição proteico-calórica. O paciente foi internado para tratamento médico, permanecendo em jejum por 24 horas. Após esse período o médico responsável liberou a dieta via oral diante da sua melhora clínica.
Nesse contexto, no que diz respeito ao tratamento médico e à terapia nutricional adotada, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1001614 | Nutrição, Terapia Nutricional, Nutrição, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente foi internado na clínica médica devido a complicações da insuficiência hepática, diagnosticada há três anos.
Apresentava sinais de encefalopatia hepática leve, consciente, com reflexos de tosse e deglutição intactos/funcionantes e ascite refratária. Com inapetência e baixa aceitação alimentar há uma semana e dificuldade de evacuação (sem evacuar há quatro dias). Por meio da avaliação nutricional foi identificada desnutrição com importante depleção proteica muscular.
Nesse contexto, assinale a opção que indica a conduta dietoterápica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1001615 | Nutrição, Terapia Nutricional, Nutrição, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente de 62 anos tem doença de Crohn desde os 29 anos. Ela foi internada para a realização de ressecção de 20% do jejuno proximal, devido à obstrução e ao risco de perfuração intestinal. Encontra-se com desnutrição proteico-calórica.
Considerando-se o protocolo de otimização da recuperação pósoperatória Enhanced Recovery After Surgery (ERAS) e a diretriz ACERTO, que considera normas pré-operatórias, intraoperatórias e pós-operatórias, assinale a opção que indica a conduta mais apropriada para o caso relatado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1001616 | Nutrição, Terapia Nutricional, Nutrição, EBSERH, FGV, 2024

O paciente GJT de 72 anos foi diagnosticado com doença de Parkinson há 25 anos. Deu entrada no pronto-socorro com febre alta, prostração e desidratação. Nas últimas duas semanas começou a engasgar durante as refeições. Em casa estava recebendo dieta pastosa, com aceitação alimentar em torno de 60%.
A equipe multiprofissional o avaliou por meio de exames clínicos, tomografia de tórax, avaliação nutricional, videofluoroscopia e foram diagnosticadas: broncopneumonia aspirativa, disfagia orofaríngea de grau I (dificuldade na deglutição de alimentos sólidos, em pedaços, que requerem habilidade no processo de mastigação e de líquidos fluidos) e desnutrição proteico-calórica.
Considerando o histórico relatado, assinale a opção que apresenta a melhor conduta dietoterápica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1001617 | Nutrição, Terapia Nutricional, Nutrição, EBSERH, FGV, 2024

O paciente tem 45 anos e foi diagnosticado recentemente com câncer de esôfago. Ingestão alimentar insuficiente (menor que 30%) devido à disfagia esofágica grave (presença de estenose) e regurgitações frequentes durante a alimentação. Está na fase pré-operatória.
Ao exame físico e nutricional se apresentava visivelmente emagrecido (depleção de massa muscular esquelética e gordura corporal) e desidratado.
Diante do histórico relatado, assinale a opção que indica a terapia nutricional a ser adotada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1001619 | Nutrição, Terapia Nutricional, Nutrição, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente com câncer de estômago em fase pré-operatória e tratamento quimioterápico, deu entrada no pronto-socorro com vômitos incoercíveis, distensão abdominal persistente com volume residual gástrico elevado e sangramento digestório. Hemodinamicamente instável. Foi encaminhado para a UTI. Está visivelmente desnutrido e desidratado.
Para pacientes com esse tipo de transtorno no trato gastrointestinal, assinale a opção que indica a terapia nutricional mais adequada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1001620 | Nutrição, Terapia Nutricional, Nutrição, EBSERH, FGV, 2024

A insuficiência respiratória aguda caracteriza-se pela incapacidade do sistema respiratório em manter a oxigenação e/ou ventilação pulmonar, ocasionando a falha no suprimento das demandas metabólicas do organismo, resultando em hipoxemia, que representa risco vital. A terapia nutricional faz parte do cuidado essencial desse paciente, devido ao alto risco nutricional observado.
Nesse contexto, com relação à terapia nutricional, analise as afirmativas a seguir.

I. Há vantagem no uso de dietas com alto teor de lipídio e baixo teor de carboidrato para pacientes críticos com insuficiência respiratória grave.
II. A composição dos macronutrientes parece afetar menos a produção de CO2 do que a redução do aporte calórico total para melhorar a P CO2 nesses pacientes.
III. Evitar a hiperalimentação pode favorecer menor produção de CO2. Está correto o que se afirma em.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1001621 | Nutrição, Terapia Nutricional, Nutrição, EBSERH, FGV, 2024

A desnutrição é comumente observada em pacientes com doenças pulmonares crônicas. Vários fatores contribuem para essa situação, como a diminuição na ingestão calórica por alteração na regulação do apetite, o desconforto causado pela dispneia e mediadores inflamatórios que induzem resistência à insulina. O paciente com doença pulmonar crônica é hipermetabólico e hipercatabólico quando comparado à população geral. Assim, um conjunto de medidas terapêuticas é necessário para a manutenção e/ou recuperação do estado nutricional desses pacientes, e a terapia nutricional faz parte desse processo.
Sobre essa situação, analise as afirmativas a seguir.

I. Pacientes com doença pulmonar crônica estáveis clinicamente podem receber dietas hipercalóricas e hiperproteicas para a recuperação do estado nutricional.
II. A descompensação infecciosa, comumente observada em pacientes com doença pulmonar crônica, pode elevar a taxa metabólica de repouso e, portanto, se recomenda aumento cauteloso da oferta calórica nesta condição.
III. Durante as exacerbações da doença pulmonar crônica, os objetivos da terapia nutricional no paciente são reduzir o catabolismo e a perda nitrogenada e, nos períodos de estabilidade, a recuperação nutricional também.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1001622 | Nutrição, Terapia Nutricional, Nutrição, EBSERH, FGV, 2024

A pancreatite crônica é uma doença com inflamação progressiva e irreversível, com alterações pancreáticas que resultam em danos estruturais permanentes, com fibrose, que podem causar comprometimento de função exócrina (insuficiência pancreática) e muitas vezes endócrina. Apesar de ser uma doença catabólica, a desnutrição é muitas vezes uma manifestação tardia, mas importante no curso da pancreatite crônica e depende da intensidade e da duração da doença. Dessa forma, a terapia nutricional merece especial atenção para a prevenção e/ou recuperação do estado nutricional desses pacientes.
Considerando-se as condutas adequadas no tratamento desses pacientes, analise as afirmativas a seguir.

I. Suplementos nutricionais orais devem ser prescritos para pacientes desnutridos somente se a nutrição oral for insuficiente para atingir as metas calóricas e proteicas.
II. Pacientes com pancreatite crônica com estado nutricional normal devem aderir à dieta nutricionalmente completa e bem equilibrada.
III. Em pacientes com pancreatite crônica, a dieta sempre deverá ser hipolipídica, para prevenir esteatorreia e perda de peso.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

🖨️ Imprimir

Deixe seu comentário

Participe, faça um comentário.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.