Simulados Fisioterapia Fisioterapia Geral

Prova de Fisioterapia Geral - EBSERH (FGV) - Concurso

Simulado com questões de prova: Prova de Fisioterapia Geral - EBSERH (FGV) - Concurso. Resolva online grátis, confira o gabarito e baixe o PDF!

✅ 12 questões
😐 n/d
👥 2
🏆 0
📈 50%

1Q1001306 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Fisioterapia, EBSERH, FGV, 2024

A respeito da abordagem biopsicossocial em pacientes com queixa de dor crônica musculoesquelética, os fisioterapeutas devem avaliar todos os aspectos envolvidos neste perfil de paciente.
Nesse sentido, é de extrema importância o conhecimento sobre a neurofisiologia e as técnicas de abordagem terapêutica para pacientes com dor crônica musculoesquelética.
Assim, os pacientes com dor crônica podem apresentar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1001307 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Fisioterapia, EBSERH, FGV, 2024

R.S.V, 42 anos, sexo masculino, ao perceber que estava com sobrepeso, decidiu iniciar prática de atividade física regular com treino de exercícios funcionais, seguindo orientações de um profissional que oferece treinamentos remotos (on-line). O profissional o orientou a fazer treinamentos de intensidade moderada, combinando movimentos para os membros superiores e para os inferiores, pois haveria uma maior queima de gordura.
No primeiro dia, após o final do treino, cursou com dor leve em região lombar e dor intensa na região de bíceps braquial, o que impedia que ele realizasse as atividades diárias. No mesmo dia, o ortopedista que o examinou solicitou uma ultrassonografia (US) da região lesionada. A US, realizada no dia seguinte, evidenciou uma lesão muscular Grau II em bíceps braquial, com presença moderada de hemorragia e processo inflamatório local.
Considerando os aspectos apresentados no caso clínico, a crioterapia pode ser indicada para esse paciente, porque ela
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1001309 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Fisioterapia, EBSERH, FGV, 2024

Bruna, 33 anos, vem se queixando-se de desconforto em seu ombro direito e antebraço direito ao realizar tarefas diárias, como pentear seu cabelo, vestir roupas íntimas, escrever e digitar. Na anamnese relatou ainda presença de parestesia na mão direita, mais intensa nos dois primeiros dedos.
No exame físico, os testes de dermátomo e miótomo apresentaram-se normais. Entretanto, o teste neurodinâmico para o nervo mediano foi positivo, evidenciando um diagnóstico de tensão neural adversa. Além disso, também foi observado hiperatividade muscular em trapézio superior e elevador da escápula homolateral à queixa.
Nesse cenário clínico, assinale a opção que apresenta o procedimento da equipe de Fisioterapia.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1001314 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Fisioterapia, EBSERH, FGV, 2024

Paciente do sexo masculino, 41 anos, sofreu fratura de Colles e realizou intervenção cirúrgica para correção dos danos estruturais. Seis semanas após a cirurgia o paciente ainda se queixa de dor e de grande dificuldade para realizar movimentos funcionais.
Ao exame físico foi observado: arco de movimento passivo para extensão de punho de 10o ; cicatriz sem sinais flogísticos, mas já aderente; dor moderada (Escala Numérica de Dor = 5 pontos); força muscular para preensão palmar grau III.
Considerando as possibilidades terapêuticas para esse caso, assinale a opção que apresenta a conduta mais adequada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1001322 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Fisioterapia, EBSERH, FGV, 2024

Um atleta apresenta dor e instabilidade no tornozelo direito em consequência de uma entorse durante uma partida de futebol. Durante a avaliação funcional, o fisioterapeuta observou uma falha na habilidade do paciente de manter o equilíbrio em apoio unipodal com o tornozelo afetado.
Para avaliar e quantificar a estabilidade dinâmica do tornozelo, o fisioterapeuta escolheu o teste validado para avaliações cinético-funcionais dos membros inferiores. Assinale-o.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1001328 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Fisioterapia, EBSERH, FGV, 2024

O exercício terapêutico deve ser estimulado ao longo dos programas de reabilitação dos pacientes com dor crônica. Além das repercussões nos tecidos periféricos, o movimento ainda é capaz de modular a dor no sistema nervoso central.
A educação sobre os movimentos que devem ser realizados pelos pacientes ao longo da reabilitação deve ser constante para que haja adesão ao tratamento e efetividade da abordagem terapêutica. Assim, exercitar-se quando existe um quadro de dor crônica, é fundamental.
Assinale a opção que apresenta os efeitos produzidos pelo exercício.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1008323 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Fisioterapia, EBSERH, FGV, 2024

Os exames complementares são ferramentas importantes para o diagnóstico diferencial do fisioterapeuta. Eles devem ser solicitados principalmente quando há existência de lesões estruturais, que comprometam estruturas articulares e de tecidos moles.
Considerando as contribuições dos exames de imagem para a avaliação cinético-funcional, suas indicações e principais características, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1008325 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Fisioterapia, EBSERH, FGV, 2024

A Síndrome da Imobilidade Prolongada é entendida como um conjunto de disfunções devido ao tempo prolongado de internação hospitalar e à postura acamada. Essa condição proporciona redução na capacidade funcional dos pacientes e alterações em diversos sistemas do corpo humano. A atuação fisioterapêutica nestes casos é fundamental para evitar ou minimizar os efeitos da síndrome do imobilismo.
Sobre a síndrome do imobilismo e a correta abordagem fisioterapêutica, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1008327 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Fisioterapia, EBSERH, FGV, 2024

O fisioterapeuta do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) é chamado pela equipe da Estratégia da Saúde da Família (ESF) para avaliar um jovem de 22 anos de idade que, há seis meses, sofreu um traumatismo crânio-encefálico.
Em visita domiciliar, ao realizar o exame físico, foi constatado que o paciente se apresentava estável e orientado, sem deformidades articulares, com espasticidade de grau 1 pela Escala de Ashworth, em músculos flexores de membro superior esquerdo e extensores de membro inferior esquerdo, e normotonia em hemicorpo direito. Observou-se ainda que ele consegue permanecer em pé sem apoio por até 20 segundos, com descarga de peso predominantemente em membro inferior direito, e só realiza marcha com apoio de familiares. Como apresenta pé equino, recebeu há um mês uma órtese tornozelo-pé (AFO) pelo SUS.
A respeito da competência do fisioterapeuta do NASF no caso, de acordo com a legislação, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1008333 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Fisioterapia, EBSERH, FGV, 2024

Sr. João, 73 anos, apresenta histórico de dor lombar irradiada posteriormente até a região plantar em membro inferior direito. Atualmente queixa-se ainda de incontinência urinária, parestesia e falseio em membro inferior direito durante a marcha.
Após exame físico fisioterápico, foi observado parestesia e alteração de miótomos em regiões dos membros inferiores correspondentes às raízes nervosas L5, S1, S2. O médico da equipe solicitou uma ressonância magnética para identificação da severidade da lesão em região lombar.
Sobre esse procedimento, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1008337 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Fisioterapia, EBSERH, FGV, 2024

Alice, de 29 anos, vem se queixando de desconforto em membro superior direito ao realizar tarefas diárias, tais como, pentear cabelos, colocar brincos, escrever e digitar.
Durante a anamnese foi verificada a presença de parestesia na mão direita, sendo mais intensa no 4º e 5º dedos. Na avaliação fisioterapêutica, o teste de miótomo apresentou-se normal, mas o teste neurodinâmico apresentou-se positivo para o nervo ulnar. Foi observado ainda hipomobilidade articular entre C6 e C7 e hiperatividade muscular em trapézio superior e elevador da escápula.
Considerando este caso clínico, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1008340 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Fisioterapia, EBSERH, FGV, 2024

Durante a avaliação de um paciente internado em uma unidade hospitalar, o fisioterapeuta identificou a seguinte queixa de um paciente: “Quando me viro na maca e respiro fundo, sinto dores no meio das costas. A dor é bem localizada e em pontada. Essa queixa começou três dias depois da minha internação e já estou aqui há 5 dias, aguardando minha cirurgia para retirada de um nódulo benigno na vesícula.”
O exame físico e o laboratorial de rotina não revelaram nenhum processo inflamatório nem quadro infeccioso. A radiografia de tórax não evidenciou nenhuma alteração pulmonar. Todos os sinais vitais estavam dentro dos parâmetros de normalidade.
Considerando o caso clínico, assinale a opção que indica os procedimentos adequados e as orientações fisioterapêuticas corretas para esse paciente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

🖨️ Imprimir

Deixe seu comentário

Participe, faça um comentário.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.