Simulados Segurança e Saúde no T... Fundamentos da Saúde O...

Segurança e Saúde no Trabalho: Fundamentos Ocupacionais (EBSERH/FGV)

Simulado com questões de prova: Segurança e Saúde no Trabalho: Fundamentos Ocupacionais (EBSERH/FGV). Resolva online grátis, confira o gabarito e baixe o PDF!

✅ 11 questões
😐 n/d
👥 0
🏆 0
📈 0%

1Q997038 | Segurança e Saúde no Trabalho, Fundamentos da Saúde Ocupacional, Grupo Medicina do Trabalho, EBSERH, FGV, 2025

Entende-se por atestado ou certificado o documento que tem por objetivo firmar a veracidade de um fato ou a existência de determinado estado, ocorrência ou obrigação. É um instrumento destinado a reproduzir, com idoneidade, uma específica manifestação do pensamento.

Em relação aos atestados médicos, avalie as afirmativas a seguir.

I. Atestado gracioso é aquele que tem sido concedido por alguns profissionais menos responsáveis, desprovidos de certos compromissos e que buscam por meio deste condenável gesto uma forma sub-reptícia de obter vantagens, sem nenhum respeito ao Código de Ética Médica. Muitos desses atestados são dados na intimidade dos consultórios ou das clínicas privadas, tendo como finalidade a esperteza de agradar o cliente e ampliar, pela simpatia, os horizontes da clientela.

II. Atestado falso é aquele que é dado de maneira inconsequente, insensata e intempestiva, quase sempre em favor de terceiros, tendo apenas o crédito da palavra de quem o solicita.

III. Atestado complacente é aquele dado quando se sabe do seu uso indevido e criminoso, tendo por isso o caráter doloso. A sua irregularidade, portanto, está no seu teor, na sua natureza intelectual, praticada por um agente especial que é o médico, quando subverte o exercício regular de um direito.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q997039 | Segurança e Saúde no Trabalho, Fundamentos da Saúde Ocupacional, Grupo Medicina do Trabalho, EBSERH, FGV, 2025

Estomatite é a inflamação da mucosa oral devida a fatores locais ou sistêmicos, que pode envolver a bochecha, lábios, palato, língua e gengiva.

Ela decorre de processos inflamatórios da mucosa oral de origem infecciosa, imunoalérgica, metabólica, por intoxicação exógena, medicamentosa ou neoplásica e pode ter gama variável de significados clínicos, desde lesões benignas até graves e fatais.

A estomatite ulcerosa é caracterizada por ulcerações rasas da mucosa da cavidade oral.

Um agente comumente associado a estomatite de origem ocupacional é o

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q997040 | Segurança e Saúde no Trabalho, Fundamentos da Saúde Ocupacional, Grupo Medicina do Trabalho, EBSERH, FGV, 2025

Observe a seguinte descrição de uma patologia:

Relaciona-se a exigências de compressão palmar repetida com trabalho pesado, associadas ou não a vibrações. Entre os fatores de risco são considerados: posições forçadas, gestos repetitivos, ritmo de trabalho penoso e vibrações localizadas. O quadro clínico caracteriza-se por contratura em flexão das mãos, atrofia dos músculos das mãos e antebraços, rigidez e incapacidade. Afeta, principalmente, o lado ulnar das mãos, acometendo em ordem decrescente de freqüência o 3º, 4º e 5º dedos. É comum apresentar-se bilateralmente, mas, quando unilateral, predomina em mão dominante.

A doença descrita é a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q997042 | Segurança e Saúde no Trabalho, Fundamentos da Saúde Ocupacional, Grupo Medicina do Trabalho, EBSERH, FGV, 2025

Agranulocitose é o termo utilizado para definir a diminuição do número de granulócitos (neutrófilos, eosinófilos e basófilos) no sangue periférico, em consequência de um distúrbio na medula óssea, geralmente por efeito mielodepressor de substâncias químicas tóxicas.

Um agente comumente associado a agranulocitose tóxica é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q997043 | Segurança e Saúde no Trabalho, Fundamentos da Saúde Ocupacional, Grupo Medicina do Trabalho, EBSERH, FGV, 2025

O termo tumores ou neoplasias designa um grupo de doenças caracterizadas pela perda de controle do processo de divisão celular, por meio do qual os tecidos normalmente crescem e/ou se renovam, levando à multiplicação celular desordenada.

A inoperância dos mecanismos de regulação e controle da proliferação celular, além do crescimento incontrolável, pode levar, no caso do câncer, à invasão dos tecidos vizinhos e à propagação para outras regiões do corpo, produzindo metástase. Considera-se que o processo de carcinogênese é multifatorial.

Entre os fatores envolvidos estão a predisposição genética ou induzida por fatores secundários, ambientais ou virais.

Acerca dos aspectos da história clínica e ocupacional que devem ser investigados na suspeita de câncer relacionado ao trabalho, avalie se os fatores da história ambiental que devem ser investigados incluem, entre outros,

I. qualquer residência próxima a indústrias, local de despejo, áreas agrícolas ou outras instalações;

II. fontes de água (poço, comunitária, engarrafada);

III. concentração de casos de câncer;

IV. uso de pesticidas, herbicidas ou fungicidas.

Estão corretos os fatores

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q997046 | Segurança e Saúde no Trabalho, Fundamentos da Saúde Ocupacional, Grupo Medicina do Trabalho, EBSERH, FGV, 2025

A amostragem é um processo de seleção de um subconjunto da população de interesse que gera a amostra. A amostragem é uma área da estatística que estuda os métodos para determinar qual deve ser o tamanho de uma amostra para se atingir determinado objetivo e as técnicas de seleção de amostras que permitam realizar inferências sobre a população a partir da análise da amostra.

Acerca do tema, analise a afirmativa a seguir.



Este tipo de amostragem pode ser usado quando a população alvo do estudo é heterogênea e pode ser dividida em subgrupos homogêneos, e deseja-se que a amostra extraída da população tenha em cada subgrupo uma proporção de indivíduos igual ou semelhante à correspondente proporção na população.

Esse texto refere-se à amostragem

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q997051 | Segurança e Saúde no Trabalho, Fundamentos da Saúde Ocupacional, Grupo Medicina do Trabalho, EBSERH, FGV, 2025

O Código de Ética Médica (CEM) contém as normas que devem ser seguidas pelos médicos no exercício de sua profissão, inclusive nas atividades relativas a ensino, pesquisa e administração de serviços de saúde, bem como em quaisquer outras que utilizem o conhecimento advindo do estudo da medicina.

Avalie, com base nos ditames éticos da profissão médica, se as afirmativas a seguir estão corretas.

I. A fiscalização do cumprimento das normas estabelecidas no CEM é atribuição dos Conselhos de Medicina, das comissões de ética e dos médicos em geral.

II. O médico se responsabilizará, em caráter presumido, pelos seus atos profissionais, resultantes de relação particular de confiança e executados com diligência, competência e prudência.

III. A natureza personalíssima da atuação profissional do médico caracteriza relação de consumo.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1003983 | Segurança e Saúde no Trabalho, Fundamentos da Saúde Ocupacional, Grupo Medicina do Trabalho, EBSERH, FGV, 2025

Existem diversas formas de medir a saúde, dependendo de qual é a sua definição; uma definição ampla mediria o nível de saúde e bem-estar, a capacidade funcional, a presença e causas de doenças e óbito e a expectativa de vida das populações.


(Donaldson, 1989).

Existem diferentes medidas e indicadores de bem-estar (social e econômico) na saúde e foram desenvolvidos certos índices de “saúde positiva” (Alleyne, 1998), tanto com fins operacionais, como para a investigação e promoção de condições saudáveis, em dimensões tais como a saúde mental, autoestima, satisfação com o trabalho, exercício físico, etc.

Com base no tema, avalie as seguintes afirmativas sobre indicadores de saúde:

I. Os indicadores de saúde funcional tratam de medir o impacto dos problemas de saúde na vida diária, por exemplo, a capacidade para realizar atividades cotidianas, lesões e acidentes domésticos e no local do trabalho, e anos de vida livres de incapacidade.

II. Os indicadores de saúde medem na população diferentes aspectos relacionados com a função ou incapacidade, a ocorrência de doença ou óbito, bem como os aspectos relacionados com os recursos e desempenho dos serviços de saúde.

III. Os indicadores de morbidade geral ou por causas específicas permitem comparar o nível geral de saúde e identificar causas de mortalidade relevantes como acidentes, tabagismo, etc.

Está correto apenas o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1003985 | Segurança e Saúde no Trabalho, Fundamentos da Saúde Ocupacional, Grupo Medicina do Trabalho, EBSERH, FGV, 2025

O câncer gástrico frequentemente evolui até estágios avançados antes que os sintomas e os sinais se desenvolvam. O quadro clínico se manifesta por anorexia, sensação de plenitude precoce, aversão à carne, perda ponderal e dor abdominal.

O diagnóstico de câncer gástrico é baseado na história clínica e, em estágios mais avançados, no exame físico. O câncer gástrico é de 3 a 6 vezes mais comum em pacientes com anemia perniciosa, entidade associada à herança genética. É mais comum em pessoas do grupo sanguíneo A e em portadores de gastrite atrófica crônica do que na população geral.

Entre os hábitos alimentares associados a um maior risco para a doença estão: elevada ingestão de sal, dieta com alto teor de nitratos (presentes na água, em vegetais e em carnes conservadas), alto consumo de carboidratos e baixa ingestão de vegetais crus, saladas, frutas frescas e proteínas animais.

Quanto à etiologia ocupacional, o agente mais comumente associado à neoplasia gástrica é o

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1003987 | Segurança e Saúde no Trabalho, Fundamentos da Saúde Ocupacional, Grupo Medicina do Trabalho, EBSERH, FGV, 2025

O principal objetivo da epidemiologia é prevenir doenças e promover saúde. Para que isso seja possível, é necessário conhecer as causas das doenças e agravos à saúde e as maneiras pelas quais podem ser modificados. O conceito de causa é fonte de muita controvérsia em epidemiologia. O processo pelo qual se faz inferência causal é o principal tema da filosofia geral da ciência, e o conceito de causa tem diferentes significados em diferentes contextos.

A capacidade de um estudo demonstrar a causalidade é um ponto importante a ser levado em consideração.

O tipo de estudo com maior capacidade de demonstração de causalidade é o

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1003991 | Segurança e Saúde no Trabalho, Fundamentos da Saúde Ocupacional, Grupo Medicina do Trabalho, EBSERH, FGV, 2025

Por definição, documentos médico-legais são informações escritas, por um médico, por qualquer razão, em que matéria médica de interesse jurídico é relatada. São obrigatoriamente emitidos por profissionais habilitados, na forma da legislação vigente e que praticaram os atos médicos específicos.

Acerca do tema, avalie o seguinte fragmento de texto:



Sua estrutura padrão consiste em: preâmbulo, quesitos, histórico, descrição, discussão, conclusão e resposta aos quesitos. Deve ser claro, mesmo a leigos, procurando sempre explicar os conceitos médicos emitidos, se houver possibilidade de não entendimento. É sempre parecer escrito de árbitro ou perito em toda a perícia realizada. Deve haver uma descrição de todos os sinais e sintomas, os resultados dos exames realizados, o tratamento adotado, a evolução apresentada e esperada pelo paciente.

O tipo de documento médico descrito no texto é o(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

🖨️ Imprimir

Deixe seu comentário

Participe, faça um comentário.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.