Simulados Medicina Oncologia

EBSERH - Questões Oncologia - Medicina Paliativa

Simulado com questões de prova: EBSERH - Questões Oncologia - Medicina Paliativa. Resolva online grátis, confira o gabarito e baixe o PDF!

✅ 10 questões
😐 n/d
👥 0
🏆 0
📈 0%

1Q998473 | Medicina, Oncologia, Medicina Paliativa, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 57 anos, recuperando-se de infarto agudo do miocárdio e da revascularização deste com dois stents farmacológicos, encontra-se agora em uso de dupla antiagregação plaquetária pelos próximos 6 meses. Descobriu, durante a investigação do infarto, um nódulo tireoidiano em ⅓ superior de lobo direito, isoecoico, regular, altamente vascularizado, com margens regulares, mais largo do que alto, medindo 2,2x1,8x3 cm. Seu TSH é 0,8 (N 0,40 a 5,8 µUI/ml). Foi solicitada a citologia do nódulo, que resultou em Bethesda IV (neoplasia folicular).
Nesse cenário, os resultados que indicariam baixo risco de malignidade e permitiriam, com isso, evitar uma cirurgia nesse momento são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q998477 | Medicina, Oncologia, Medicina Paliativa, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente de 24 anos, nuligesta e com desejo de engravidar, foi submetida a uma anexectomia unilateral por cisto ovariano. Contudo, o exame histopatológico evidenciou cistoadenocarcinoma seroso.
A conduta mais adequada para essa paciente é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q998479 | Medicina, Oncologia, Medicina Paliativa, EBSERH, FGV, 2024

Uma mulher de 50 anos, submetida a colecistectomia devido a colelitíase, apresenta, no laudo histopatológico, neoplasia de vesícula (T1b), com invasão perineural e microvascular, sem imagens sugestivas de metástase aos exames complementares.
A conduta mais adequada nesse caso é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1005617 | Medicina, Oncologia, Medicina Paliativa, EBSERH, FGV, 2024

Um homem cisgênero de 60 anos comparece ao consultório com diagnóstico de câncer de mama na mama direita.
A biópsia de fragmento evidencia carcinoma invasivo da mama tipo não especial. Receptores de estrogênio e progesterona positivos em 100%, Allred 8 em ambos. HER2/Neu 0. Ki-67: 10%. Ao exame físico: nódulo retroareolar à direita de 2,5 cm, ocupando a região retroareolar à direita, sem infiltração de pele. Mama esquerda sem nódulos. Axilas, fossas supraclaviculares e infraclaviculares sem linfonodos alterados.
Na condução desse caso, deve-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1005619 | Medicina, Oncologia, Medicina Paliativa, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente cisgênero de 60 anos refere que há 3 meses notou nódulo de crescimento rápido em sua mama esquerda, em quadrante superolateral. Traz mamografia digital e ultrassonografia de mamas realizadas 7 dias antes da consulta. A mamografia identifica nódulo de 15 centímetros em quadrante superolateral de mama esquerda, de limites mal definidos. A ultrassonografia de mamas e axilas corrobora nódulo hipoecoico, de limites mal definidos e contornos mal delimitados; acrescenta que, dentro do nódulo, há áreas anecoicas de permeio.
Ao exame físico: mamas de médio volume, nódulo firme de 17 centímetros palpável em quadrante superolateral de mama esquerda mergulhando sob a aréola por 3 cm, pouco móvel, com abaulamento local presente. Axilas sem linfonodos alterados. Mama esquerda sem alterações ao exame físico.
O diagnóstico de biópsia de fragmento da lesão foi sarcoma de mama indiferenciado. O rastreamento de implantes a distância solicitado foi negativo
Neste caso, o tratamento cirúrgico é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1005621 | Medicina, Oncologia, Medicina Paliativa, EBSERH, FGV, 2024

Mulher cisgênero de 63 anos foi submetida a ressecção segmentar de mama esquerda e biópsia de linfonodo sentinela axilar à esquerda por carcinoma de mama esquerda. Ao estudo histopatológico e imuno-histoquímico da peça cirúrgica definitiva foi verificado: carcinoma Invasivo da mama tipo não especial perfil fenotípico luminal A de 1,8 cm na sua maior extensão, margens cirúrgicas satisfatórias e livres de neoplasia na mama. Um de três linfonodos sentinelas apresenta resultado positivo para macrometástase, sem extravasamento extracapsular linfonodal.
Sabendo que essa paciente tem indicação de radioterapia e tratamento sistêmico adjuvantes, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1005630 | Medicina, Oncologia, Medicina Paliativa, EBSERH, FGV, 2024

Instituído pela Lei nº 11.650/2008, o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil tornou-se um marco na discussão e reflexão sobre as ações para o combate ao câncer infantil no Brasil.
Nesse contexto, a neoplasia maligna mais comum na infância e que requer atenção especial e ações do âmbito de saúde pública é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1005631 | Medicina, Oncologia, Medicina Paliativa, EBSERH, FGV, 2024

Uma mulher de 49 anos, com diagnóstico de carcinoma pancreático avançado, relata fadiga severa e dispneia aos leves esforços, com piora do quadro após algumas sessões de quimioterapia. O exame laboratorial revelou hemoglobina de 7,9 g/dL, ferritina de 110ng/ml e saturação de transferrina de 11%.
Considerando o entendimento atual sobre a etiologia da anemia relacionada ao câncer, a explicação que melhor descreve a fisiopatologia para a anemia no contexto da paciente apresentada é a seguinte:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1024761 | Medicina, Oncologia, Medicina Paliativa, EBSERH, FGV, 2024

São princípios da radiobiologia que atuam durante a radioterapia das células tumorais:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1024763 | Medicina, Oncologia, Medicina Paliativa, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente 59 anos foi submetido a uma esofagectomia transtorácica com linfadenectomia associada para tratamento de carcinoma espinocelular em terço médio do esôfago. Em pós-operatório imediato, o paciente apresentou disfonia e tosse ao tentar beber água. Foi realizada a avaliação da deglutição, sugerindo a possibilidade de aspiração.
Considerando a anatomia cirúrgica do esôfago, o nervo provavelmente lesionado foi o:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

🖨️ Imprimir

Deixe seu comentário

Participe, faça um comentário.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.