Simulados Direito Administrativo Parte Geral

Prova de Direito Administrativo – Parte Geral – Analista Técnico (DPU)

Simulado com questões de prova: Prova de Direito Administrativo – Parte Geral – Analista Técnico (DPU). Resolva online grátis, confira o gabarito e baixe o PDF!

✅ 11 questões
🙂 Fácil
👥 0
🏆 0
📈 0%

1Q406961 | Direito Administrativo, Parte Geral, Analista Técnico Administrativo, DPU, CESPE CEBRASPE

Ainda com base no disposto na Lei n.º 8.112/1990 e na Constituição Federal de 1988 (CF), julgue os próximos itens. É permitido o exercício de mais de um cargo em comissão, desde que seja na condição de interino.
  1. ✂️
  2. ✂️

2Q406992 | Direito Administrativo, Parte Geral, Analista Técnico Administrativo, DPU, CESPE CEBRASPE

Em relação aos serviços públicos e ao disposto na Lei n.º 8.112/1990, julgue os itens seguintes. A investidura em cargo público em comissão ocorre com a nomeação e independe de prévia habilitação em concurso público.
  1. ✂️
  2. ✂️

3Q407338 | Direito Administrativo, Parte Geral, Analista Técnico Administrativo, DPU, CESPE CEBRASPE

Em relação aos serviços públicos e ao disposto na Lei n.º 8.112/1990, julgue os itens seguintes. Os servidores contratados por tempo determinado para atender à necessidade temporária de excepcional interesse público e os empregados públicos classificam-se, em virtude da ausência de estabilidade, como servidores temporários.
  1. ✂️
  2. ✂️

4Q408270 | Direito Administrativo, Parte Geral, Analista Técnico Administrativo, DPU, CESPE CEBRASPE

Com base nas disposições da Lei n.º 8.112/1990, julgue os seguintes itens. O cargo público, definido como o conjunto de atribuições e responsabilidades incumbidas ao servidor, é criado por lei para provimento em caráter efetivo ou em comissão.
  1. ✂️
  2. ✂️

5Q408399 | Direito Administrativo, Parte Geral, Analista Técnico Administrativo, DPU, CESPE CEBRASPE

Uma autarquia federal, desejando comprar um bem imóvel — não enquadrado nas hipóteses em que a licitação é dispensada, dispensável ou inexigível — com valor de contratação estimado em R$ 50.000,00, efetuou licitação na modalidade concorrência.

Considerando a situação descrita, julgue os itens a seguir, acerca da organização administrativa da União, das licitações e contratos administrativos e do disposto na Lei n.º 8.112/1990.

Servidor público efetivo da referida autarquia federal que, no curso do processo licitatório, recusasse fé a documento público regularmente apresentado por um dos licitantes não estaria sujeito a sanção administrativa prevista na Lei n.º 8.112/1990, uma vez que servidores de autarquias submetem-se a regime jurídico próprio.
  1. ✂️
  2. ✂️

6Q409481 | Direito Administrativo, Parte Geral, Analista Técnico Administrativo, DPU, CESPE CEBRASPE

Com base nas disposições da Lei n.º 8.112/1990, julgue os seguintes itens. Situação hipotética: Cláudio, servidor público federal, foi demitido após ter respondido a processo administrativo pela suposta prática de ato de improbidade administrativa. Inconformado, Cláudio ingressou com ação judicial e conseguiu anular a demissão, tendo sido reinvestido no cargo. Assertiva: Nesse caso, a reinvestidura de Cláudio no cargo público se dará por meio da reversão.
  1. ✂️
  2. ✂️

7Q409583 | Direito Administrativo, Parte Geral, Analista Técnico Administrativo, DPU, CESPE CEBRASPE

Com base nas disposições da Lei n.º 8.112/1990, julgue os seguintes itens. Situação hipotética: Giorgio, de quarenta anos de idade, é cidadão italiano e não tem nacionalidade brasileira. Foi aprovado, dentro do número de vagas, em concurso público para prover cargo do professor de ensino superior de determinada universidade federal, tem o nível de escolaridade exigido para o cargo e aptidão física e mental. Assertiva: Nessa situação, por não ter a nacionalidade brasileira, Giorgio não poderá tomar posse no referido cargo.
  1. ✂️
  2. ✂️

8Q409907 | Direito Administrativo, Parte Geral, Analista Técnico Administrativo, DPU, CESPE CEBRASPE

Tendo como referência as normas do direito administrativo, julgue os próximos itens. A garantia do princípio da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração pública e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável são objetivos da licitação.
  1. ✂️
  2. ✂️

9Q409918 | Direito Administrativo, Parte Geral, Analista Técnico Administrativo, DPU, CESPE CEBRASPE

Ainda com base no disposto na Lei n.º 8.112/1990 e na Constituição Federal de 1988 (CF), julgue os próximos itens. O servidor que for nomeado para cargo de provimento efetivo será submetido, após entrar em exercício, a estágio probatório de três anos, no qual será avaliado com base na assiduidade, disciplina, capacidade de iniciativa, produtividade e responsabilidade.
  1. ✂️
  2. ✂️

10Q410593 | Direito Administrativo, Parte Geral, Analista Técnico Administrativo, DPU, CESPE CEBRASPE

Uma autarquia federal, desejando comprar um bem imóvel — não enquadrado nas hipóteses em que a licitação é dispensada, dispensável ou inexigível — com valor de contratação estimado em R$ 50.000,00, efetuou licitação na modalidade concorrência.

Considerando a situação descrita, julgue os itens a seguir, acerca da organização administrativa da União, das licitações e contratos administrativos e do disposto na Lei n.º 8.112/1990.

Os requisitos para a realização da referida compra incluem a adequada caracterização do seu objeto e a indicação dos recursos orçamentários para o seu pagamento.
  1. ✂️
  2. ✂️

11Q410727 | Direito Administrativo, Parte Geral, Analista Técnico Administrativo, DPU, CESPE CEBRASPE

Com base nas disposições da Lei n.º 8.112/1990, julgue os seguintes itens. Ascensão e reintegração são formas de provimento de cargo público.
  1. ✂️
  2. ✂️

🖨️ Salvar PDF

Deixe seu comentário

Participe, faça um comentário.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.