Prova de Macroeconomia da EBSERH – Banco de Questões IBFC

Simulado com questões de prova: Prova de Macroeconomia da EBSERH – Banco de Questões IBFC. Resolva online grátis, confira o gabarito e baixe o PDF!


Desempenho Global
0
Resoluções
0%
Média
N/D
Dificuldade
  • 1
    Q1020570 Economia Macroeconomia IBFC EBSERH Economia 2020
    A respeito dos principais agregados macroeconômicos, assinale a alternativa correta.
  • 2
    Q1020571 Economia Macroeconomia IBFC EBSERH Economia 2020
    A respeito dos principais planos para o combate à inflação na economia brasileira, assinale a alternativa correta.
  • 3
    Q1020572 Economia Macroeconomia IBFC EBSERH Economia 2020
    Deduziu-se a Curva de Phillips com base na oferta agregada com o intuito de mostrar a relação inversa existente entre taxas de inflação e desemprego. A respeito desta, assinale a alternativa incorreta.
  • 4
    Q1020573 Economia Macroeconomia IBFC EBSERH Economia 2020
    Instrumentos de Política Monetária são métodos que afetam diretamente as variáveis operacionais com o intuito de prever e estabilizar a demanda por moeda do público. Com base nesses instrumentos, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
    ( ) O recolhimento compulsório são depósitos que os bancos comerciais devem manter com o BC. Esses depósitos podem ser em espécie ou em títulos. ( ) O cálculo do recolhimento compulsório é realizado através da contabilização da alíquota de recolhimento, deduções e isenções. ( ) As operações de redesconto são empréstimos, na forma de reservas bancárias, fornecidas pelo BC aos Bancos Comerciais ( ) As operações de redesconto do BC podem ser de intradia, 1 dia útil, até 15 dias úteis, até 90 dias corridos e de até 360 dias. ( ) As operações de mercado aberto funciona através da compra e vende de títulos públicos por parte do Banco Central.
    Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  • 5
    Q1020576 Economia Macroeconomia IBFC EBSERH Economia 2020
    Para intervir no mercado de divisas, o governo precisa ter clara qual deve ser a taxa de câmbio mais adequada à sua política econômica. Para isso, um dos critérios mais utilizados com o intuito de definir esse valor é o da paridade do poder de compra (PPC) da moeda. A respeito da PPC, analise as afirmativas abaixo.
    I. A paridade do poder de compra da moeda (PPC) é um conceito baseado na Lei do Preço Único. II. Segundo a PPC, em um mercado integrado, as mercadorias não apresentam um só preço, ou seja, um mesmo bem pode ser vendido a dois ou mais preços diferentes. III. A Lei do Preço Único é válida no comércio internacional, desde que haja barreiras ao comércio. IV. A PPC pode ser representada da seguinte forma: P = q x E x P∗, onde P e P∗ são índices de preços doméstico e externo; E é a taxa de câmbio; e q é a taxa de paridade real. V. A taxa de paridade real permite determinar a variação ocorrida na taxa de câmbio real e medida da desvalorização necessária.
    Assinale a alternativa correta.
  • 6
    Q1020578 Economia Macroeconomia IBFC EBSERH Economia 2020
    📖 Texto associado

    Para responder às questões 56 e 57, considere os seguintes dados relacionados ao modelo ISLM abaixo:

    C = 10 + 0,6Y

    G = 40

    L = 0,3Y ± 0,6i

    I = 2 ± 0,2i

    M = 18

    Em que:

    C é o consumo das famílias;

    G são os gastos do governo;

    L é demanda por moeda;

    M é a oferta da moeda;

    I é o investimento.

    Considere as informações a respeito do modelo IS-LM e assinale a alternativa que corresponda ao valor da taxa de juros deste modelo.
  • 7
    Q1020581 Economia Macroeconomia IBFC EBSERH Economia 2020
    As contas públicas são a contabilidade das despesas e das receitas internas do país. Nelas, estão inclusos a arrecadação de impostos e outras formas de captação de recursos do governo. Essa contabilidade pode ser dividida em três níveis: Nominal, Operacional e Primário. Considere as informações apresentadas e assinale a alternativa incorreta.
  • 8
    Q1049137 Economia Macroeconomia IBFC EBSERH Economia 2020
    Sabe-se que o Produto Interno Bruto (PIB) é o valor dos bens e serviços finais produzidos em uma economia num dado período de tempo. Além disso, seu cálculo pode ser realizado através de três óticas: despesa, produto e renda. Diante do contexto, assinale a alternativa incorreta.
  • 9
    Q1049138 Economia Macroeconomia IBFC EBSERH Economia 2020

    O Balanço de Pagamentos corresponde ao registro contábil de todas as transações financeiras entre um país e o resto do mundo, num determinado período de tempo. Analise as afirmativas abaixo:

    I. O cálculo da Balança Comercial se dá pela diferença entre as exportações e importações.

    II. Um saldo superavitário nas Transações Correntes com o resto do mundo necessariamente origina em um saldo final superavitário do Balanço de Pagamentos.

    III. O saldo do Balanço de Pagamentos é, por definição, igual à variação das reservas internacionais, ou seja, o estoque de moeda captado pelo Banco Central.

    IV. O saldo de Transações correntes é composto pelo valor das Transações Unilaterais e Balança Comercial.

    V. Se o Balanço de pagamentos de um país for superavitário, necessariamente suas exportações líquidas serão positivas.

    Assinale a alternativa correta.

  • 10
    Q1049139 Economia Macroeconomia IBFC EBSERH Economia 2020
    Em relação às estruturas de mercado, assinale a alternativa correta.
  • 11
    Q1049142 Economia Macroeconomia IBFC EBSERH Economia 2020
    Considere o seguinte Modelo IS-LM para uma economia fechada e analise o deslocamento da curva IS diante de um aumento nos impostos e um aumento nos gastos do governo, mantendo demais variáveis constantes. Sendo assim, assinale a alternativa correta.

COMENTÁRIOS (0)

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência. Política de Privacidade.