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Polícia Federal - Engenharia Civil: Orçamento e Controle de Obras

Simulado com questões de prova: Polícia Federal - Engenharia Civil: Orçamento e Controle de Obras. Resolva online grátis, confira o gabarito e baixe o PDF!

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1Q959324 | Engenharia Civil, Orçamento no Planejamento e Controle de Obras na Engenharia Civil, Área 9, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.
Durante o pleito contratual de uma obra pública em que não houve acréscimo de serviços, a contratada solicitou dilação de prazo com acréscimo de valores de administração local. As justificativas apresentadas para alteração do cronograma atendiam às exigências legais. Entretanto, ao justificar o acréscimo de valor, a contratada alegou que, independentemente da classificação de custos, toda dilação de prazo gera o acréscimo da administração local.

A respeito dessa situação hipotética, julgue o item subsequente.

Apesar de o projeto prever espaçamento superior ao mínimo exigido para dormentes, a distância entre eles depende, entre outros parâmetros, do cálculo da superestrutura e do material rodante.

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2Q959325 | Engenharia Civil, Orçamento no Planejamento e Controle de Obras na Engenharia Civil, Área 9, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.
Durante o pleito contratual de uma obra pública em que não houve acréscimo de serviços, a contratada solicitou dilação de prazo com acréscimo de valores de administração local. As justificativas apresentadas para alteração do cronograma atendiam às exigências legais. Entretanto, ao justificar o acréscimo de valor, a contratada alegou que, independentemente da classificação de custos, toda dilação de prazo gera o acréscimo da administração local.

A respeito dessa situação hipotética, julgue o item subsequente.


A dispensa da aplicação de dormentes em trechos com plataforma rígida só será aceitável se houver justificativa técnica.

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3Q959326 | Engenharia Civil, Orçamento no Planejamento e Controle de Obras na Engenharia Civil, Área 9, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.
Na medição de um serviço de pintura, cujo contrato foi por empreitada por preço unitário, o fiscal descontou todas as aberturas da área a ser pintada — algumas com dimensões de até 0,7 m² e outras superiores a 2 m² —, o que foi questionado pela contratada. Por outro lado, a empresa de pintura pleiteou um acréscimo de valor, alegando que a produtividade real da mão de obra alocada no serviço foi inferior à prevista em sua composição de custos unitários do orçamento de referência (SINAPI), gerando a necessidade de contratar mais pintores para concluir a empreitada no prazo.

A respeito dessa situação hipotética, julgue o item subsequente.


Quanto maiores forem o movimento e a velocidade da via, maior será o espaçamento máximo recomendável entre os dormentes.

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4Q959327 | Engenharia Civil, Orçamento no Planejamento e Controle de Obras na Engenharia Civil, Área 9, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.
Na medição de um serviço de pintura, cujo contrato foi por empreitada por preço unitário, o fiscal descontou todas as aberturas da área a ser pintada — algumas com dimensões de até 0,7 m² e outras superiores a 2 m² —, o que foi questionado pela contratada. Por outro lado, a empresa de pintura pleiteou um acréscimo de valor, alegando que a produtividade real da mão de obra alocada no serviço foi inferior à prevista em sua composição de custos unitários do orçamento de referência (SINAPI), gerando a necessidade de contratar mais pintores para concluir a empreitada no prazo.

Nessa situação hipotética,

a administração local deve ser classificada como custo indireto.

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5Q959335 | Engenharia Civil, Orçamento no Planejamento e Controle de Obras na Engenharia Civil, Área 9, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação às camadas e ao comportamento da distribuição de cargas nas camadas inferiores de pavimentos rodoviários rígidos comparativamente aos pavimentos rodoviários flexíveis em que se adote o CBUQ como solução, julgue o item subsequente.


O pavimento flexível possui vantagem econômica em relação ao rígido, pois a execução da camada de base é desnecessária, sendo o CBUQ executado diretamente sobre o subleito.

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6Q959336 | Engenharia Civil, Orçamento no Planejamento e Controle de Obras na Engenharia Civil, Área 9, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2018

Durante a execução das sapatas de fundação de um prédio, o engenheiro responsável pela obra constatou que a camada de solo onde uma das sapatas seria assentada correspondia a um bolsão de argila mole.
Acerca dessa situação hipotética e das características de fundações com sapatas, julgue o próximo item.
A presença do bolsão de argila logo abaixo de uma das sapatas é condição suficiente para caracterizar um erro de projeto cometido pelo projetista.
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7Q959338 | Engenharia Civil, Orçamento no Planejamento e Controle de Obras na Engenharia Civil, Área 9, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.
Um engenheiro recebeu um orçamento da obra de construção de um prédio público para analisar se havia sobrepreço em algum serviço. Com pouco tempo disponível para análise, ele adotou o princípio de Pareto na escolha dos serviços que teriam suas composições examinadas com maior rigor e, além disso, solicitou a cotação de preços de insumos de serviços não previstos no SINAPI adotada pelo orçamentista, bem como as condições de fornecimento constantes na consulta.
Considerando que, ao se orçar uma obra rodoviária, foram levantados, entre outros, os custos com administração local e os custos com mobilização e desmobilização, julgue o item subsequente, a respeito da classificação desses custos de acordo com o SICRO 2.
A construção dos arruamentos e caminhos de serviço é considerada custos com administração local.
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8Q959339 | Engenharia Civil, Orçamento no Planejamento e Controle de Obras na Engenharia Civil, Área 9, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.
Um engenheiro recebeu um orçamento da obra de construção de um prédio público para analisar se havia sobrepreço em algum serviço. Com pouco tempo disponível para análise, ele adotou o princípio de Pareto na escolha dos serviços que teriam suas composições examinadas com maior rigor e, além disso, solicitou a cotação de preços de insumos de serviços não previstos no SINAPI adotada pelo orçamentista, bem como as condições de fornecimento constantes na consulta.

Considerando que, ao se orçar uma obra rodoviária, foram levantados, entre outros, os custos com administração local e os custos com mobilização e desmobilização, julgue o item subsequente, a respeito da classificação desses custos de acordo com o SICRO 2.


Para se evitar uma dupla remuneração, a desmobilização de equipamentos e instalações não deve ser considerada no orçamento da obra.
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