Simulados Pedagogia Processo de ensino apr...

Questões de Pedagogia: Processo de Ensino-Aprendizagem – ABIN

Simulado com questões de prova: Questões de Pedagogia: Processo de Ensino-Aprendizagem – ABIN. Resolva online grátis, confira o gabarito e baixe o PDF!

✅ 17 questões
🙂 Fácil
👥 0
🏆 0
📈 0%

1Q319464 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, considerando a utilização de recursos de ensino na mediação do processo de ensino e aprendizagem.

A utilização adequada dos recursos de ensino é suficiente para garantir a superação das dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos estudantes.

  1. ✂️
  2. ✂️

2Q321265 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Considerando a concepção de habilidades e competências proposta por Perrenoud, julgue os itens de 100 a 105.

Segundo a perspectiva do ensino por competências, os professores não devem possuir apenas saberes, mas, também, competências profissionais que não se limitem ao domínio dos conteúdos a serem ensinados.

  1. ✂️
  2. ✂️

3Q322016 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Considerando a concepção de habilidades e competências proposta por Perrenoud, julgue os itens de 100 a 105.

A competência cognitiva está relacionada ao aprender a aprender, e a competência pessoal, ao aprender a conviver.

  1. ✂️
  2. ✂️

4Q322175 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens de 62 a 66, relativos à didática.

A formação do professor abrange duas dimensões: a teórico-científica e a técnico-prática, estando a primeira relacionada à formação acadêmica específica.

  1. ✂️
  2. ✂️

5Q323011 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Considerando a concepção de habilidades e competências proposta por Perrenoud, julgue os itens de 100 a 105.

No processo de avaliação de competências, deve-se levar em consideração a transferência do conhecimento adquirido, e não, as estratégias cognitivas e metacognitivas utilizadas pelos estudantes.

  1. ✂️
  2. ✂️

6Q324160 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, considerando a utilização de recursos de ensino na mediação do processo de ensino e aprendizagem.

A avaliação das situações de aprendizagem em que os recursos serão utilizados é uma tarefa fundamental para propiciar a identificação dos limites e das possibilidades desses recursos no processo educativo.

  1. ✂️
  2. ✂️

7Q324203 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

A respeito das estatísticas educacionais, importantes insumos para a gestão e o planejamento da educação, julgue os itens que se seguem.

Os produtos da pesquisa acadêmica para a EAD abrangem dados e informações relevantes sobre esse tema, incluindo-se os os relativos à opinião da sociedade sobre as atividades da EAD.

  1. ✂️
  2. ✂️

8Q324357 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens de 62 a 66, relativos à didática.

A dimensão técnico-prática da formação docente trata especificamente do domínio de técnicas e regras.

  1. ✂️
  2. ✂️

9Q324437 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens de 111 a 118, referentes ao uso de tecnologias na educação.

O processo de aprendizagem focado nos princípios e processos de aprendizagem propostos pela andragogia qualifica o uso de tecnologias nas práticas educacionais e na dinamização do conhecimento e da inovação nas empresas.

  1. ✂️
  2. ✂️

10Q324627 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens de 111 a 118, referentes ao uso de tecnologias na educação.

Em programas inovadores de formação na modalidade a distância, a adoção de softwares deve ser o foco da tomada de decisão e anteceder a definição de resultados e opções sobre processos de aprendizagem.

  1. ✂️
  2. ✂️

11Q324940 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens de 62 a 66, relativos à didática.

A didática é a parte da pedagogia que trata dos métodos e técnicas de ensino destinados a colocar em prática as diretrizes da teoria pedagógica.

  1. ✂️
  2. ✂️

12Q325172 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Considerando a concepção de habilidades e competências proposta por Perrenoud, julgue os itens de 100 a 105.

A organização dos espaços e tempos das atividades escolares deve privilegiar os espaços que favoreçam a realização de projetos interdisciplinares ou as atividades de integração, em detrimento das disciplinas.

  1. ✂️
  2. ✂️

13Q326042 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, considerando a utilização de recursos de ensino na mediação do processo de ensino e aprendizagem.

Os recursos de ensino e as estratégias do professor são mecanismos apenas facilitadores do processo de ensino, pouco refletindo no processo de aprendizagem.

  1. ✂️
  2. ✂️

14Q327863 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Considerando a concepção de habilidades e competências proposta por Perrenoud, julgue os itens de 100 a 105.

Na organização do trabalho pedagógico por competências, não se deve perder tempo treinando a mobilização dos saberes para situações complexas.

  1. ✂️
  2. ✂️

15Q328637 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Considerando a concepção de habilidades e competências proposta por Perrenoud, julgue os itens de 100 a 105.

No processo educativo voltado para a construção de competências, não basta reunir uma situação de transferência ao final de cada etapa de aprendizagem; é preciso, sobretudo, questionar as finalidades da escola.

  1. ✂️
  2. ✂️

16Q328664 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, considerando a utilização de recursos de ensino na mediação do processo de ensino e aprendizagem.

Um dos objetivos da utilização dos recursos de ensino é evitar a abstração de conteúdos por estudantes em início do processo de aprendizagem.

  1. ✂️
  2. ✂️

17Q328897 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens de 62 a 66, relativos à didática.

O papel de síntese entre a teoria pedagógica e a prática educativa real confere à didática o caráter de teoria do ensino.

  1. ✂️
  2. ✂️

🖨️ Imprimir

Deixe seu comentário

Participe, faça um comentário.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.