Simulados Pedagogia Teorias do Ensino e da...

Questões de Pedagogia: Teorias do Ensino e da Aprendizagem - ABIN

Simulado com questões de prova: Questões de Pedagogia: Teorias do Ensino e da Aprendizagem - ABIN. Resolva online grátis, confira o gabarito e baixe o PDF!

✅ 12 questões
🙂 Fácil
👥 0
🏆 0
📈 0%

1Q322502 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos à taxonomia de Bloom. Na taxonomia dos objetivos cognitivos, os níveis de organização dos processos mentais estão em uma relação de interdependência, do mais simples para o mais complexo.
  1. ✂️
  2. ✂️

2Q322795 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

A pedagogia não formal foi criada para dar suporte à estruturação das mudanças, à ampliação e à aquisição de conhecimento no espaço organizacional. O profissional de pedagogia não escolar, como instrumento de educação, surge para promover a reconstrução de conceitos básicos, como criatividade, espírito de equipe e aprendizagem para o trabalho. Tendo essas informações como referência inicial, julgue os itens subsequentes. A conceitualização pedagógica sobre o desenvolvimento de competências tem raízes no comportamentalismo (behaviorismo), muito influente na psicologia e na educação nas décadas de 60 e 70 do século passado, e sua apropriação traduz-se pela utilização de listas de tarefas e subtarefas, cuja realização é verificada mediante checklists.
  1. ✂️
  2. ✂️

3Q323229 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Devido à necessidade de organizar os recursos metodológicos e a avaliação, o pedagogo busca planejar coerentemente os objetivos de formação. A esse respeito, julgue os itens seguintes. A taxonomia de Bloom faz referência tanto a capacidades e conhecimentos a serem adquiridos por meio do processo de aprendizagem quanto à avaliação dessas capacidades e desses conhecimentos ao final do processo de ensino e aprendizagem.
  1. ✂️
  2. ✂️

4Q323482 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

A questão não é mais discutir a inserção ou não de tecnologias da informação e comunicação na educação, mas a sua apropriação pelos sujeitos pedagógicos (alunos e professores), para contribuir com a melhoria da qualidade dos processos educativos e, consequentemente, da aprendizagem. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem. É consenso que crianças e adolescentes, os denominados nativos digitais, possuem facilidade para lidar com as mais complexas tecnologias e, por isso, não necessitam passar por capacitação em letramento digital.
  1. ✂️
  2. ✂️

5Q323543 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Acerca dos objetivos do processo de ensino-aprendizagem e de sua relação com os domínios cognitivos, julgue os itens seguintes. Entre os domínios cognitivos, a categoria conhecimento é considerada a mais simples, pelo fato de estar relacionada com o conteúdo instrucional.
  1. ✂️
  2. ✂️

6Q325300 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

A questão não é mais discutir a inserção ou não de tecnologias da informação e comunicação na educação, mas a sua apropriação pelos sujeitos pedagógicos (alunos e professores), para contribuir com a melhoria da qualidade dos processos educativos e, consequentemente, da aprendizagem. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem. O desafio da educação escolar é consolidar a escola como um espaço de compreensão e apropriação das multifacetadas linguagens provenientes das mutações tecnológicas que caracterizam a contemporaneidade. Nesse sentido, a escola assume a responsabilidade institucional de ser o exclusivo lugar de legitimação do saber.
  1. ✂️
  2. ✂️

7Q325529 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

A educação é uma prática humana social que constrói e modifica os seres humanos nos seus estados físicos, mentais, espirituais, culturais, e que dá uma configuração à existência humana individual e grupal. Assim, o pedagogo, como profissional da educação, pode atuar e intervir em diferentes espaços educativos. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir. Para a literatura do campo da educação corporativa, o método expositivo grupal consiste na metodologia educacional mais apropriada aos processos de educação corporativa.
  1. ✂️
  2. ✂️

8Q325609 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

A pedagogia não formal foi criada para dar suporte à estruturação das mudanças, à ampliação e à aquisição de conhecimento no espaço organizacional. O profissional de pedagogia não escolar, como instrumento de educação, surge para promover a reconstrução de conceitos básicos, como criatividade, espírito de equipe e aprendizagem para o trabalho. Tendo essas informações como referência inicial, julgue os itens subsequentes. A articulação entre teoria e prática no exercício da profissão de pedagogo depende da construção coletiva de um saber sobre o que constitui o conhecimento profissional e sobre como o profissional aprende e desenvolve a sua expertise.
  1. ✂️
  2. ✂️

9Q327214 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

A respeito da pedagogia e da didática, julgue os itens que se seguem. A prática docente é desvinculada de uma tendência pedagógica, portanto livre de crenças e posicionamentos políticos do docente.
  1. ✂️
  2. ✂️

10Q327314 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos à taxonomia de Bloom. A taxonomia proposta por Bloom se resume a um esquema de classificação hierárquica dos processos cognitivos de acordo com níveis de complexidade e objetivos do desenvolvimento cognitivo.
  1. ✂️
  2. ✂️

11Q327615 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Acerca dos objetivos do processo de ensino-aprendizagem e de sua relação com os domínios cognitivos, julgue os itens seguintes. Averiguar, escolher, julgar e selecionar são verbos utilizados para se alcançarem os objetivos da categoria avaliação.
  1. ✂️
  2. ✂️

12Q327906 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Devido à necessidade de organizar os recursos metodológicos e a avaliação, o pedagogo busca planejar coerentemente os objetivos de formação. A esse respeito, julgue os itens seguintes. Como cada espaço institucional de ensino, cada estudante possui ritmo, facilidades e dificuldades próprias. Nesse sentido, é necessário que o professor desenvolva habilidades e competências nas técnicas de avaliação da aprendizagem, a fim de regular eficazmente a aprendizagem.
  1. ✂️
  2. ✂️

🖨️ Imprimir

Deixe seu comentário

Participe, faça um comentário.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.