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Questões de Legislação da Educação - Pedagogia (SEDF - Edital 31)

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1Q1025355 | Pedagogia, Legislação da Educação, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Acerca das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, julgue o item.

Os cursos técnicos devem desenvolver competências profissionais de nível tático e específico relacionadas às áreas tecnológicas identificadas nos respectivos eixos tecnológicos.
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2Q1025356 | Pedagogia, Legislação da Educação, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Acerca das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, julgue o item.

O curso de especialização profissional técnica, enquanto formação continuada, somente poderá ser ofertado por instituição de ensino devidamente credenciada e vinculada a um curso técnico correspondente devidamente autorizado.
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3Q1025357 | Pedagogia, Legislação da Educação, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Acerca das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, julgue o item.

O diálogo com diversos campos do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia, como referências fundamentais de sua formação, é um dos itens considerados por ocasião da estruturação dos cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio.
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4Q1025378 | Pedagogia, Legislação da Educação, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Considerando os fundamentos e princípios da educação inclusiva e a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, julgue o item.

A Política Nacional de Educação Especial, instituída pelo Decreto n.º 10.502/2020, define a educação bilíngue de surdos como a modalidade de educação escolar que promove a especificidade linguística e cultural dos educandos surdos, deficientes auditivos e surdos-cegos por meio da adoção da língua portuguesa como língua de instrução e da Libras como segunda língua, nos diferentes espaços educacionais.
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5Q1025379 | Pedagogia, Legislação da Educação, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Considerando os fundamentos e princípios da educação inclusiva e a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, julgue o item.

Nas escolas bilíngues de surdos, instituições de ensino que utilizam a Libras como língua de instrução, a acessibilidade linguística é promovida por meio de profissionais intérpretes de Libras em todas as etapas da Educação Básica.
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6Q1025435 | Pedagogia, Legislação da Educação, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Acerca do direito administrativo, julgue o item.

O calendário escolar deverá ser adequado às particularidades dos locais de ensino, inclusive climáticas e econômicas, a critério do respectivo sistema de ensino, desde que não seja reduzido o número de horas letivas previsto na legislação competente.

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7Q1025498 | Pedagogia, Legislação da Educação, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Em relação à organização didático-pedagógica, especificamente no que se refere às suas implicações na produção do conhecimento em sala de aula e à intencionalidade na prática pedagógica, julgue o item, considerando o que preconiza a BNCC.

Os conteúdos de ensino são temas ou assuntos decorrentes dos resultados das experiências acumuladas pela humanidade, têm um caráter histórico e social e devem ser transformados em objetos de conhecimento representativos, atualizados e sujeitos a modificações.

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8Q1025499 | Pedagogia, Legislação da Educação, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Em relação à organização didático-pedagógica, especificamente no que se refere às suas implicações na produção do conhecimento em sala de aula e à intencionalidade na prática pedagógica, julgue o item, considerando o que preconiza a BNCC.

No planejamento de ensino relativo aos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, o professor deve dar ênfase à brincadeira, sem se ater ao processo de alfabetização, a fim de garantir amplas oportunidades aos alunos para que, posteriormente, eles se apropriem do sistema de escrita alfabética.

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9Q1025500 | Pedagogia, Legislação da Educação, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Em relação à organização didático-pedagógica, especificamente no que se refere às suas implicações na produção do conhecimento em sala de aula e à intencionalidade na prática pedagógica, julgue o item, considerando o que preconiza a BNCC.

No planejamento de ensino, os objetivos gerais referem-se aos propósitos educativos relacionados com o contexto social e o desenvolvimento do estudante, ao passo que os objetivos específicos estabelecem uma relação próxima entre a escola, a sociedade e os conteúdos de ensino.

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10Q1025501 | Pedagogia, Legislação da Educação, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Por ter vivenciado diversas experiências ao longo de sua vida, o público da EJA requer acompanhamento e direcionamento dos saberes já adquiridos, além dos saberes curriculares. Quanto a esse assunto, julgue o item.

A aprendizagem torna-se significativa no âmbito da EJA à medida que os conhecimentos prévios se relacionam com os novos conhecimentos.

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11Q1025502 | Pedagogia, Legislação da Educação, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Por ter vivenciado diversas experiências ao longo de sua vida, o público da EJA requer acompanhamento e direcionamento dos saberes já adquiridos, além dos saberes curriculares. Quanto a esse assunto, julgue o item.

O estudante da EJA não pode ser um receptor passivo: para que a aprendizagem seja significativa, ele deve construir os alicerces de seu próprio conhecimento; nesse contexto, o professor assume o papel de mediador, conciliando os conhecimentos prévios dos alunos com os novos conhecimentos curriculares.

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12Q1025503 | Pedagogia, Legislação da Educação, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Por ter vivenciado diversas experiências ao longo de sua vida, o público da EJA requer acompanhamento e direcionamento dos saberes já adquiridos, além dos saberes curriculares. Quanto a esse assunto, julgue o item.

O educador da EJA pode propor aos alunos, em sala de aula, atividades como preenchimento de ficha cadastral de crediário, elaboração de contrato de locação, subscrição de envelope e leitura e compreensão de extrato bancário, para que, no cotidiano, o aluno consiga fazer essas atividades com a ajuda de terceiros.

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13Q1025504 | Pedagogia, Legislação da Educação, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Por ter vivenciado diversas experiências ao longo de sua vida, o público da EJA requer acompanhamento e direcionamento dos saberes já adquiridos, além dos saberes curriculares. Quanto a esse assunto, julgue o item.

As atividades desenvolvidas na EJA só fazem sentido quando o processo de ensino considera as práticas sociais, e não quando se visa ao mero desenvolvimento de tarefas escolares de alfabetização desarticuladas do cotidiano do estudante, sem que as práticas escolares sejam alavancas para as práticas sociais.

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14Q1025575 | Pedagogia, Legislação da Educação, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Com relação às competências e às habilidades em sociologia presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), julgue o item.

O estudante deve adquirir a competência de permanecer indiferente diante das diversas formas de injustiça, preconceito e violência, adotando princípios éticos, democráticos e neutros e respeitando os direitos humanos.
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15Q1025576 | Pedagogia, Legislação da Educação, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Com relação às competências e às habilidades em sociologia presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), julgue o item.

O estudante de sociologia deve ser incentivado a desenvolver a competência de analisar e avaliar criticamente as relações de diferentes grupos, povos e sociedades com a natureza (produção, distribuição e consumo) e seus impactos econômicos e socioambientais, com vistas à proposição de alternativas que respeitem e promovam a consciência, a ética socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional, nacional e global.
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16Q1025577 | Pedagogia, Legislação da Educação, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Com relação às competências e às habilidades em sociologia presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), julgue o item.

O aluno deve ser estimulado a desenvolver a competência de analisar as relações de produção, capital e trabalho apenas em seu território, seu contexto e sua cultura, discutindo o papel dessas relações na construção, na consolidação e na transformação da sua sociedade.
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17Q1025578 | Pedagogia, Legislação da Educação, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Com relação às competências e às habilidades em sociologia presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), julgue o item.

O estudante deve adquirir a habilidade de analisar e comparar indicadores de emprego, trabalho e renda em diferentes espaços, escalas e tempos, associando-os a processos de estratificação e desigualdade socioeconômica.
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18Q1025579 | Pedagogia, Legislação da Educação, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Com relação às competências e às habilidades em sociologia presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), julgue o item.

O professor de sociologia deve instruir seus alunos a analisar as características socioeconômicas da sociedade brasileira — com base na análise de documentos (dados, tabelas, mapas etc.) de diferentes fontes —, propor medidas para enfrentar os problemas identificados e construir uma sociedade mais próspera, justa e inclusiva, que valorize o protagonismo de seus cidadãos e promova o autoconhecimento, a autoestima, a autoconfiança e a empatia.
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19Q1025580 | Pedagogia, Legislação da Educação, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Com relação às competências e às habilidades em sociologia presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), julgue o item.

Identificar diversas formas de violência (física, simbólica, psicológica etc.), suas principais vítimas, suas causas sociais, psicológicas e afetivas, seus significados e usos políticos, sociais e culturais, discutindo e avaliando mecanismos para combatê-las, com base em argumentos éticos, não é papel do estudante de sociologia.
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20Q1025632 | Pedagogia, Legislação da Educação, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

A respeito das instituições de ensino e de sua relação com a cultura e ideologia, julgue o item.
Segundo Louis Althusser, o sistema constituído pelos diversos estabelecimentos de ensino particulares e públicos compõe o que o autor denominava aparelhos repressivos do Estado.
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