Simulados Educação Física Educação Física no Amb...

Questões de Educação Física - Concurso SEDF (Edital 31)

Simulado com questões de prova: Questões de Educação Física - Concurso SEDF (Edital 31). Resolva online grátis, confira o gabarito e baixe o PDF!

✅ 20 questões
😐 n/d
👥 6
🏆 0
📈 62%

1Q1025403 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Texto associado.
fácil, se desejarmos extrapolar os limites impostos pelo parâmetro da aptidão física. Quando a melhoria da aptidão física é o objetivo a ser alcançado pela educação física, delimitam-se as intenções de avaliação à esfera do aquilatar a contribuição da atividade física no desenvolver da resistência orgânica dos alunos, muitas das vezes — e não por acaso —, sendo tal contribuição checada na perspectiva do grau de rendimento físico e esportivo desenvolvido por meio da atividade corporal nas aulas.

L. Castellani Filho. Política educacional e educação física. Campinas: Autores Associados, 2002 (com adaptações).

Considerando uma perspectiva crítica de avaliação em educação física, julgue o item.

Resistência, força, velocidade, agilidade e flexibilidade são capacidades físicas que servem como critério de avaliação dos alunos nas aulas de educação física.

  1. ✂️
  2. ✂️

2Q1025404 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Texto associado.
fácil, se desejarmos extrapolar os limites impostos pelo parâmetro da aptidão física. Quando a melhoria da aptidão física é o objetivo a ser alcançado pela educação física, delimitam-se as intenções de avaliação à esfera do aquilatar a contribuição da atividade física no desenvolver da resistência orgânica dos alunos, muitas das vezes — e não por acaso —, sendo tal contribuição checada na perspectiva do grau de rendimento físico e esportivo desenvolvido por meio da atividade corporal nas aulas.

L. Castellani Filho. Política educacional e educação física. Campinas: Autores Associados, 2002 (com adaptações).

Considerando uma perspectiva crítica de avaliação em educação física, julgue o item.

A frequência às aulas é tida como o parâmetro universal de avaliação do processo de ensino-aprendizagem da educação física escolar.

  1. ✂️
  2. ✂️

3Q1025405 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Texto associado.
fácil, se desejarmos extrapolar os limites impostos pelo parâmetro da aptidão física. Quando a melhoria da aptidão física é o objetivo a ser alcançado pela educação física, delimitam-se as intenções de avaliação à esfera do aquilatar a contribuição da atividade física no desenvolver da resistência orgânica dos alunos, muitas das vezes — e não por acaso —, sendo tal contribuição checada na perspectiva do grau de rendimento físico e esportivo desenvolvido por meio da atividade corporal nas aulas.

L. Castellani Filho. Política educacional e educação física. Campinas: Autores Associados, 2002 (com adaptações).

Considerando uma perspectiva crítica de avaliação em educação física, julgue o item.

A performance esportiva em jogos escolares apresenta-se como um componente do aluno que o professor deve levar em consideração no processo de avaliação.

  1. ✂️
  2. ✂️

4Q1025406 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Texto associado.
fácil, se desejarmos extrapolar os limites impostos pelo parâmetro da aptidão física. Quando a melhoria da aptidão física é o objetivo a ser alcançado pela educação física, delimitam-se as intenções de avaliação à esfera do aquilatar a contribuição da atividade física no desenvolver da resistência orgânica dos alunos, muitas das vezes — e não por acaso —, sendo tal contribuição checada na perspectiva do grau de rendimento físico e esportivo desenvolvido por meio da atividade corporal nas aulas.

L. Castellani Filho. Política educacional e educação física. Campinas: Autores Associados, 2002 (com adaptações).

Considerando uma perspectiva crítica de avaliação em educação física, julgue o item.

O grau de apreensão, por parte do aluno, do significado histórico-social dos elementos da cultura corporal compõe um aspecto da avaliação da educação física escolar.

  1. ✂️
  2. ✂️

5Q1025408 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Acerca dos aspectos que envolvem o crescimento, o desenvolvimento e a aprendizagem motora, julgue o item.
Em um jogo de queimada, são exigidas dos alunos habilidades motoras de locomoção e manipulação.
  1. ✂️
  2. ✂️

6Q1025409 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Acerca dos aspectos que envolvem o crescimento, o desenvolvimento e a aprendizagem motora, julgue o item.
As atividades esportivas são evitadas nas aulas de educação física de crianças pequenas, pois estas podem prejudicar o crescimento.
  1. ✂️
  2. ✂️

7Q1025410 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Acerca dos aspectos que envolvem o crescimento, o desenvolvimento e a aprendizagem motora, julgue o item.
Embora a hereditariedade ajuste os limites do crescimento, fatores ambientais determinarão se alguém vai atingir esses limites.
  1. ✂️
  2. ✂️

8Q1025411 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Com relação ao conjunto de objetos que atravessam o interesse da educação física escolar de perspectiva crítica, julgue o item.
O lazer compõe uma esfera da vida cotidiana que estabelece interfaces com a dinâmica mais ampla da economia, da política e da cultura.
  1. ✂️
  2. ✂️

9Q1025412 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Com relação ao conjunto de objetos que atravessam o interesse da educação física escolar de perspectiva crítica, julgue o item.
A elaboração participativa — que inclui a educação física — do projeto político-pedagógico da escola é uma referência de gestão democrática.
  1. ✂️
  2. ✂️

10Q1025413 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Com relação ao conjunto de objetos que atravessam o interesse da educação física escolar de perspectiva crítica, julgue o item.
Os estudos culturais do corpo na educação física compreendem a integração dos aspectos fisiológicos e biomecânicos à dinâmica cultural da discussão de gênero.
  1. ✂️
  2. ✂️

11Q1025414 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Com relação ao conjunto de objetos que atravessam o interesse da educação física escolar de perspectiva crítica, julgue o item.
A Constituição Federal de 1988 garantiu à sociedade brasileira o esporte como direito social.
  1. ✂️
  2. ✂️

12Q1025415 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Com relação ao conjunto de objetos que atravessam o interesse da educação física escolar de perspectiva crítica, julgue o item.
A perspectiva ampliada de saúde na educação física compreende a saúde como ausência de doença e, por isso, se esforça em promover ações para um corpo saudável.
  1. ✂️
  2. ✂️

13Q1025419 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

A partir de uma perspectiva crítica, julgue o item, no que se refere aos aspectos relacionados à competição e à cooperação no cenário escolar.
As práticas pedagógicas da educação física escolar suprimem a competição esportiva, na medida em que esta reúne elementos excludentes.
  1. ✂️
  2. ✂️

14Q1025420 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Quanto às políticas educacionais, em particular, aquelas que compreendem a educação física e a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, julgue o item.

O Programa Centro de Iniciação Desportiva (CID) tem como objetivo democratizar o acesso ao esporte para os alunos da rede pública.
  1. ✂️
  2. ✂️

15Q1025421 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Quanto às políticas educacionais, em particular, aquelas que compreendem a educação física e a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, julgue o item.
O Programa Ginástica nas Quadras tem o objetivo de promover a qualidade de vida dos alunos das escolas públicas na perspectiva da saúde coletiva.
  1. ✂️
  2. ✂️

16Q1025422 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Quanto às políticas educacionais, em particular, aquelas que compreendem a educação física e a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, julgue o item.
O Programa Educação com Movimento tem como objetivo estimular as práticas corporais para os alunos da rede pública no contraturno escolar.


  1. ✂️
  2. ✂️

17Q1025423 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Quanto às políticas educacionais, em particular, aquelas que compreendem a educação física e a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, julgue o item.
O Programa Educação Precoce tem como objetivo atender crianças com atraso no desenvolvimento, com diagnóstico de deficiências ou com potencial para altas habilidades.
  1. ✂️
  2. ✂️

18Q1025424 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

A partir da educação física enquanto linguagem, julgue o item.

O professor de educação física promove atividades didáticas que auxiliam os alunos a ler e produzir as manifestações da cultura corporal.

  1. ✂️
  2. ✂️

19Q1025425 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

A partir da educação física enquanto linguagem, julgue o item.

Nas aulas de educação física, o conjunto de práticas corporais com aspectos lúdicos apresenta particularidades de formação da linguagem corporal e de valores e sentidos outorgados a ela.

  1. ✂️
  2. ✂️

20Q1025427 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

A partir da educação física enquanto linguagem, julgue o item.


As aulas de educação física permitem ao aluno vivenciar um programa de atividade física que o leve a obter padrões de corpo atlético-esportivo.

  1. ✂️
  2. ✂️

🖨️ Salvar PDF

Deixe seu comentário

Participe, faça um comentário.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.