Simulados Libras Educação dos Surdos

Prova de Libras – Educação de Surdos – SEDF – Quadrix

Simulado com questões de prova: Prova de Libras – Educação de Surdos – SEDF – Quadrix. Resolva online grátis, confira o gabarito e baixe o PDF!

✅ 14 questões
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1Q1013512 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDF, Quadrix, 2021

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é uma língua usada pelas comunidades surdas. Em relação a essa língua, julgue o item.

A Libras é uma língua universal dos surdos.
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2Q1013513 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDF, Quadrix, 2021

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é uma língua usada pelas comunidades surdas. Em relação a essa língua, julgue o item.

A Libras foi reconhecida como meio legal de comunicação dos surdos pela Lei n.º 10.436/2002.
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3Q1013514 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDF, Quadrix, 2021

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é uma língua usada pelas comunidades surdas. Em relação a essa língua, julgue o item.

É um sistema de comunicação superficial, com origem na comunicação gestual espontânea dos ouvintes.
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4Q1013515 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDF, Quadrix, 2021

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é uma língua usada pelas comunidades surdas. Em relação a essa língua, julgue o item.

É uma língua de modalidade visual-espacial, pois utiliza o corpo, as mãos, os espaços e a visão para a produção e a recepção.
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5Q1013516 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDF, Quadrix, 2021

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é uma língua usada pelas comunidades surdas. Em relação a essa língua, julgue o item.

É a única língua de sinais utilizada no território nacional.
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6Q1013517 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDF, Quadrix, 2021

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é uma língua usada pelas comunidades surdas. Em relação a essa língua, julgue o item.

Por ser organizada espacialmente, é representada no hemisfério direito do cérebro, que é responsável pelo processamento de informações espaciais, enquanto o hemisfério esquerdo é responsável pela linguagem.
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7Q1013518 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDF, Quadrix, 2021

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é uma língua usada pelas comunidades surdas. Em relação a essa língua, julgue o item.

A iconicidade é parte das línguas de sinais.
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8Q1013519 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDF, Quadrix, 2021

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é uma língua usada pelas comunidades surdas. Em relação a essa língua, julgue o item.

Na literatura surda, o uso da Libras é criativo. Nesse contexto, é possível criar novas formas com as configurações das mãos e explorar espaços de diferentes formas.
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9Q1015252 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDF, Quadrix, 2021

Texto associado.
“Meu filho está muito feliz, converso com ele todos os dias por videochat e ele me conta que está adorando a escola. Pela primeira vez, ele tem amigos. Os colegas surdos da escola usam a língua de sinais e conversam entre si todo o tempo, assim como quaisquer outras crianças, em quaisquer outras línguas. Eles se encontram, estudam junto, participam das aulas, brincam, namoram, brigam. Meu filho está tão feliz e pede para eu ir para lá. Ele pega o ônibus escolar com os seus colegas surdos e eles compartilham esses momentos comuns. Às vezes, fica de castigo na escola, mas entende por que está levando o castigo. Ele está finalmente aprendendo a ler e escrever. Agora ele é uma criança normal”.

Depoimento da mãe [KS], após ter colocado seu filho surdo na escola bilíngue em outra cidade. Quadros: 2019, p. 48-49.
Com base no depoimento da mãe e na legislação sobre educação inclusiva e atendimento educacional especializado para pessoas com surdez, julgue o item.

Alguns dos princípios da educação inclusiva são: toda criança tem direito à educação e deve ser dada a ela oportunidade de atingir e manter o nível adequado de aprendizagem; e toda criança possui características, interesses, habilidades e necessidades de aprendizagem que são únicos.
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10Q1015253 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDF, Quadrix, 2021

Texto associado.
“Meu filho está muito feliz, converso com ele todos os dias por videochat e ele me conta que está adorando a escola. Pela primeira vez, ele tem amigos. Os colegas surdos da escola usam a língua de sinais e conversam entre si todo o tempo, assim como quaisquer outras crianças, em quaisquer outras línguas. Eles se encontram, estudam junto, participam das aulas, brincam, namoram, brigam. Meu filho está tão feliz e pede para eu ir para lá. Ele pega o ônibus escolar com os seus colegas surdos e eles compartilham esses momentos comuns. Às vezes, fica de castigo na escola, mas entende por que está levando o castigo. Ele está finalmente aprendendo a ler e escrever. Agora ele é uma criança normal”.

Depoimento da mãe [KS], após ter colocado seu filho surdo na escola bilíngue em outra cidade. Quadros: 2019, p. 48-49.
Com base no depoimento da mãe e na legislação sobre educação inclusiva e atendimento educacional especializado para pessoas com surdez, julgue o item.

A Declaração de Salamanca é contrária ao uso de sinais na educação de surdos.
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11Q1015254 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDF, Quadrix, 2021

Texto associado.
“Meu filho está muito feliz, converso com ele todos os dias por videochat e ele me conta que está adorando a escola. Pela primeira vez, ele tem amigos. Os colegas surdos da escola usam a língua de sinais e conversam entre si todo o tempo, assim como quaisquer outras crianças, em quaisquer outras línguas. Eles se encontram, estudam junto, participam das aulas, brincam, namoram, brigam. Meu filho está tão feliz e pede para eu ir para lá. Ele pega o ônibus escolar com os seus colegas surdos e eles compartilham esses momentos comuns. Às vezes, fica de castigo na escola, mas entende por que está levando o castigo. Ele está finalmente aprendendo a ler e escrever. Agora ele é uma criança normal”.

Depoimento da mãe [KS], após ter colocado seu filho surdo na escola bilíngue em outra cidade. Quadros: 2019, p. 48-49.
Com base no depoimento da mãe e na legislação sobre educação inclusiva e atendimento educacional especializado para pessoas com surdez, julgue o item.

A luta e os enfrentamentos da comunidade surda encerraram-se com a aprovação da Lei n.º 10.436/2002, que reconheceu a língua brasileira de sinais como meio de comunicação entre as pessoas surdas.
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12Q1015255 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDF, Quadrix, 2021

Texto associado.
“Meu filho está muito feliz, converso com ele todos os dias por videochat e ele me conta que está adorando a escola. Pela primeira vez, ele tem amigos. Os colegas surdos da escola usam a língua de sinais e conversam entre si todo o tempo, assim como quaisquer outras crianças, em quaisquer outras línguas. Eles se encontram, estudam junto, participam das aulas, brincam, namoram, brigam. Meu filho está tão feliz e pede para eu ir para lá. Ele pega o ônibus escolar com os seus colegas surdos e eles compartilham esses momentos comuns. Às vezes, fica de castigo na escola, mas entende por que está levando o castigo. Ele está finalmente aprendendo a ler e escrever. Agora ele é uma criança normal”.

Depoimento da mãe [KS], após ter colocado seu filho surdo na escola bilíngue em outra cidade. Quadros: 2019, p. 48-49.
Com base no depoimento da mãe e na legislação sobre educação inclusiva e atendimento educacional especializado para pessoas com surdez, julgue o item.

No Brasil, uma escola de destaque para a educação de surdos é o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), que foi criado em meados do século XIX.
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13Q1015256 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDF, Quadrix, 2021

Texto associado.
“Meu filho está muito feliz, converso com ele todos os dias por videochat e ele me conta que está adorando a escola. Pela primeira vez, ele tem amigos. Os colegas surdos da escola usam a língua de sinais e conversam entre si todo o tempo, assim como quaisquer outras crianças, em quaisquer outras línguas. Eles se encontram, estudam junto, participam das aulas, brincam, namoram, brigam. Meu filho está tão feliz e pede para eu ir para lá. Ele pega o ônibus escolar com os seus colegas surdos e eles compartilham esses momentos comuns. Às vezes, fica de castigo na escola, mas entende por que está levando o castigo. Ele está finalmente aprendendo a ler e escrever. Agora ele é uma criança normal”.

Depoimento da mãe [KS], após ter colocado seu filho surdo na escola bilíngue em outra cidade. Quadros: 2019, p. 48-49.
Com base no depoimento da mãe e na legislação sobre educação inclusiva e atendimento educacional especializado para pessoas com surdez, julgue o item.

O depoimento da mãe de um aluno surdo matriculado em uma escola bilíngue corrobora a legislação vigente, que prevê que a língua de sinais possui caráter substitutivo à língua portuguesa na modalidade escrita.
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14Q1015257 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDF, Quadrix, 2021

Texto associado.
“Meu filho está muito feliz, converso com ele todos os dias por videochat e ele me conta que está adorando a escola. Pela primeira vez, ele tem amigos. Os colegas surdos da escola usam a língua de sinais e conversam entre si todo o tempo, assim como quaisquer outras crianças, em quaisquer outras línguas. Eles se encontram, estudam junto, participam das aulas, brincam, namoram, brigam. Meu filho está tão feliz e pede para eu ir para lá. Ele pega o ônibus escolar com os seus colegas surdos e eles compartilham esses momentos comuns. Às vezes, fica de castigo na escola, mas entende por que está levando o castigo. Ele está finalmente aprendendo a ler e escrever. Agora ele é uma criança normal”.

Depoimento da mãe [KS], após ter colocado seu filho surdo na escola bilíngue em outra cidade. Quadros: 2019, p. 48-49.
Com base no depoimento da mãe e na legislação sobre educação inclusiva e atendimento educacional especializado para pessoas com surdez, julgue o item.

Knight e De Wit afirmam que o conceito de globalização, especialmente no século XX, baseia-se na aproximação das economias e acaba por organizar os processos sociais, econômicos e culturais das nações. Nesse sentido, pode-se considerar que a educação de surdos no Brasil sofre influência do mundo globalizado, pois, assim como em outros países, a educação de surdos no Brasil já adotou as filosofias educacionais do oralismo, da comunicação total e do bilinguismo.
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