Simulados Pedagogia Currículo Teoria e Prá...

Prova de Pedagogia: Currículo Teoria e Prática - SEDF/IADES

Simulado com questões de prova: Prova de Pedagogia: Currículo Teoria e Prática - SEDF/IADES. Resolva online grátis, confira o gabarito e baixe o PDF!

✅ 8 questões
😐 n/d
👥 15
🏆 1
📈 64%

1Q1028746 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Atividades, SEDF, IADES, 2023

Texto associado.

A escola é um lugar de instrução e socialização, de expectativas e contradições, de chegadas e partidas, de encontros e desencontros, ou seja, um ambiente onde as diversas dimensões humanas se revelam e são reveladas.


DISTRITO FEDERAL. Secretaria de Estado de Educação do Distrito

Federal. Currículo em Movimento da Educação Básica: pressupostos

teóricos. Brasília, DF: SEEDF, 2014.

Considerando os pressupostos teóricos do Currículo em Movimento da Educação Básica, julgue (C ou E) o item a seguir.

A educação é uma prática social que une os homens entre si em torno do direito de aprender e da conquista da cidadania.

  1. ✂️
  2. ✂️

2Q1028748 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Atividades, SEDF, IADES, 2023

Texto associado.

Os esquemas clássicos do ciclo do planejamento apresentam os seguintes “passos”: planejar, executar, avaliar. Temos restrições a essa abordagem por entendermos que a execução não pode estar separada do que foi planejado, e a avaliação não é algo que ocorre apenas no fim; ao contrário, acompanha todo o processo de colocação em prática. Por isso, afirmamos que o ciclo do planejamento, na verdade, é elaborar e realizar interativamente, o que implica a avaliação – tanto no processo como no momento de conjunto –, ou seja, não pode haver – para não ser planejamento alienado – separação na execução com aquilo que foi planejado. Essa não desvinculação da ação com a intencionalidade caracteriza a práxis.


VASCONCELLOS, Celso dos S. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem

e projeto político-pedagógico. São Paulo: Libertad, 2002, p. 82, com adaptações.

A respeito dos componentes do processo de ensino relacionados ao planejamento pedagógico, julgue (C ou E) o item a seguir.

A prática do planejamento é uma ação independente do currículo. O currículo é estabelecido de forma geral para todas as escolas, enquanto o planejamento pedagógico deve refletir as necessidades específicas da instituição escolar.

  1. ✂️
  2. ✂️

3Q1028771 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Atividades, SEDF, IADES, 2023

Texto associado.

Nas últimas décadas, as discussões a respeito de currículo ganharam relevância em virtude, principalmente, da centralidade que assumiu nas reformas que se processaram na educação, sendo utilizado como campo estratégico da disseminação do significado político das mudanças decorrentes do contexto neoliberal, o que passou a demandar novos estudos e orientações para a escola.

NASCIMENTO, I. et al. Currículo Escolar: dimensões pedagógicas e

políticas. São Luís – MA: Edufma, 2010, p. 9, com adaptações.

No que concerne às teorias do currículo, julgue (C ou E) o item a seguir.

No currículo tradicional, o professor é a figura central na transmissão do conhecimento. Por meio de seu planejamento estruturado e composto por sequências fixas, oportuniza ao estudante a possibilidade de desenvolver o pensamento crítico.

  1. ✂️
  2. ✂️

4Q1028772 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Atividades, SEDF, IADES, 2023

Texto associado.

Nas últimas décadas, as discussões a respeito de currículo ganharam relevância em virtude, principalmente, da centralidade que assumiu nas reformas que se processaram na educação, sendo utilizado como campo estratégico da disseminação do significado político das mudanças decorrentes do contexto neoliberal, o que passou a demandar novos estudos e orientações para a escola.

NASCIMENTO, I. et al. Currículo Escolar: dimensões pedagógicas e

políticas. São Luís – MA: Edufma, 2010, p. 9, com adaptações.

No que concerne às teorias do currículo, julgue (C ou E) o item a seguir.

A superação da visão classificatória da avaliação e a educação para além do desenvolvimento das habilidades acadêmicas são características do currículo humanista.

  1. ✂️
  2. ✂️

5Q1028773 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Atividades, SEDF, IADES, 2023

Texto associado.

Nas últimas décadas, as discussões a respeito de currículo ganharam relevância em virtude, principalmente, da centralidade que assumiu nas reformas que se processaram na educação, sendo utilizado como campo estratégico da disseminação do significado político das mudanças decorrentes do contexto neoliberal, o que passou a demandar novos estudos e orientações para a escola.

NASCIMENTO, I. et al. Currículo Escolar: dimensões pedagógicas e

políticas. São Luís – MA: Edufma, 2010, p. 9, com adaptações.

No que concerne às teorias do currículo, julgue (C ou E) o item a seguir.

Ao priorizar o desenvolvimento das habilidades sociais e emocionais, o currículo tecnicista prepara os estudantes para o mundo do trabalho.

  1. ✂️
  2. ✂️

6Q1028774 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Atividades, SEDF, IADES, 2023

Texto associado.

Nas últimas décadas, as discussões a respeito de currículo ganharam relevância em virtude, principalmente, da centralidade que assumiu nas reformas que se processaram na educação, sendo utilizado como campo estratégico da disseminação do significado político das mudanças decorrentes do contexto neoliberal, o que passou a demandar novos estudos e orientações para a escola.

NASCIMENTO, I. et al. Currículo Escolar: dimensões pedagógicas e

políticas. São Luís – MA: Edufma, 2010, p. 9, com adaptações.

No que concerne às teorias do currículo, julgue (C ou E) o item a seguir.

Ao promover a participação ativa de estudantes na identificação e no enfrentamento de problemas sociais, o professor, que é visto como facilitador na construção do conhecimento, está baseando a sua prática no currículo crítico.

  1. ✂️
  2. ✂️

7Q1028775 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Atividades, SEDF, IADES, 2023

Texto associado.

Nas últimas décadas, as discussões a respeito de currículo ganharam relevância em virtude, principalmente, da centralidade que assumiu nas reformas que se processaram na educação, sendo utilizado como campo estratégico da disseminação do significado político das mudanças decorrentes do contexto neoliberal, o que passou a demandar novos estudos e orientações para a escola.

NASCIMENTO, I. et al. Currículo Escolar: dimensões pedagógicas e

políticas. São Luís – MA: Edufma, 2010, p. 9, com adaptações.

No que concerne às teorias do currículo, julgue (C ou E) o item a seguir.

O currículo pós-moderno enaltece a pluralidade de saberes e desconsidera o uso das tecnologias digitais, já que tal recurso pode comprometer o processo de ensino e aprendizagem reflexivo.

  1. ✂️
  2. ✂️

8Q1028776 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Atividades, SEDF, IADES, 2023

Texto associado.

Nas últimas décadas, as discussões a respeito de currículo ganharam relevância em virtude, principalmente, da centralidade que assumiu nas reformas que se processaram na educação, sendo utilizado como campo estratégico da disseminação do significado político das mudanças decorrentes do contexto neoliberal, o que passou a demandar novos estudos e orientações para a escola.

NASCIMENTO, I. et al. Currículo Escolar: dimensões pedagógicas e

políticas. São Luís – MA: Edufma, 2010, p. 9, com adaptações.

No que concerne às teorias do currículo, julgue (C ou E) o item a seguir.

O currículo oculto consiste em aspectos não intencionais como conjunto de valores, atitudes e normas, que são perpassados de forma implícita, exercendo pouca influência na aprendizagem dos estudantes.

  1. ✂️
  2. ✂️

🖨️ Baixar PDF

Deixe seu comentário

Participe, faça um comentário.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.