Simulados Psicologia Psicologia da Educação

Prova de Psicologia da Educação - SEDF (Questões Quadrix)

Simulado com questões de prova: Prova de Psicologia da Educação - SEDF (Questões Quadrix). Resolva online grátis, confira o gabarito e baixe o PDF!

✅ 8 questões
😐 n/d
👥 7
🏆 2
📈 82%

1Q1025977 | Psicologia, Psicologia da Educação, Psicologia, SEDF, Quadrix, 2022

A respeito do processo de ensino e aprendizagem, julgue o item.

No contexto de aprendizagem, a simples inserção de alunos que compõem a clientela da educação especial em classes comuns do ensino regular é capaz de assegurar suficientemente as relações entre todos os sujeitos da vida escolar, além de viabilizar trocas sociais.

  1. ✂️
  2. ✂️

2Q1025978 | Psicologia, Psicologia da Educação, Psicologia, SEDF, Quadrix, 2022

A respeito do processo de ensino e aprendizagem, julgue o item.

A partir da Declaração de Salamanca, entendeu-se que qualquer discente que esteja experimentando dificuldades temporárias ou permanentes na escola, em decorrência de condições individuais, econômicas ou socioculturais, é considerado um aluno com necessidades educacionais especiais.

  1. ✂️
  2. ✂️

3Q1025979 | Psicologia, Psicologia da Educação, Psicologia, SEDF, Quadrix, 2022

A respeito do processo de ensino e aprendizagem, julgue o item.

No Brasil, antes da Declaração de Salamanca, a inclusão de alunos com deficiência preferencialmente na rede regular de ensino já era prevista desde a Constituição Federal de 1988, tendo sido preconizada, posteriormente, pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

  1. ✂️
  2. ✂️

4Q1025980 | Psicologia, Psicologia da Educação, Psicologia, SEDF, Quadrix, 2022

A respeito do processo de ensino e aprendizagem, julgue o item.

No processo educativo, devem ser considerados integrantes da vida escolar apenas os professores e os alunos, pois eles são os únicos inseridos na relação ensino-aprendizagem.

  1. ✂️
  2. ✂️

5Q1025981 | Psicologia, Psicologia da Educação, Psicologia, SEDF, Quadrix, 2022

Mitjáns Martínez conceitua a psicologia escolar como um campo de atuação profissional do psicólogo caracterizado pela utilização da psicologia no contexto escolar, com o objetivo de contribuir para otimizar o processo educativo, entendido como um complexo processo de transmissão cultural e de espaço de desenvolvimento da subjetividade. Acerca da psicologia escolar, julgue o item.

A psicologia escolar define-se como um campo voltado para a intervenção, assumindo um compromisso prático com as questões relativas à escola e a seus processos, sua dinâmica, seus resultados e seus atores.

  1. ✂️
  2. ✂️

6Q1025982 | Psicologia, Psicologia da Educação, Psicologia, SEDF, Quadrix, 2022

Mitjáns Martínez conceitua a psicologia escolar como um campo de atuação profissional do psicólogo caracterizado pela utilização da psicologia no contexto escolar, com o objetivo de contribuir para otimizar o processo educativo, entendido como um complexo processo de transmissão cultural e de espaço de desenvolvimento da subjetividade. Acerca da psicologia escolar, julgue o item.

O psicólogo escolar atua, entre outras possibilidades, conhecendo as concepções dos profissionais da escola acerca da avaliação, da aprendizagem e do desenvolvimento humano e intervindo em tais concepções.

  1. ✂️
  2. ✂️

7Q1025983 | Psicologia, Psicologia da Educação, Psicologia, SEDF, Quadrix, 2022

Mitjáns Martínez conceitua a psicologia escolar como um campo de atuação profissional do psicólogo caracterizado pela utilização da psicologia no contexto escolar, com o objetivo de contribuir para otimizar o processo educativo, entendido como um complexo processo de transmissão cultural e de espaço de desenvolvimento da subjetividade. Acerca da psicologia escolar, julgue o item.

Um aspecto importante da atuação do psicólogo escolar é a perspectiva preventiva. A atuação preventiva, em psicologia escolar, deve estar respaldada em ações que busquem: facilitar e incentivar a construção de estratégias de ensino diversificadas; promover a reflexão e a conscientização de funções, papéis e responsabilidades dos sujeitos; e superar, junto com a equipe escolar, os obstáculos à apropriação do conhecimento.

  1. ✂️
  2. ✂️

8Q1025986 | Psicologia, Psicologia da Educação, Psicologia, SEDF, Quadrix, 2022

Quanto à relação entre psicologia e educação, julgue o item.

A partir da emergência da psicologia enquanto área de conhecimento, pesquisa, produção de conhecimento e prática profissional, sua articulação com a educação passou a se configurar como um dos campos de atuação dos psicólogos, apesar de pouco escolhida pelos profissionais, os quais se detiveram, historicamente, mais ao psicodiagnóstico e à avaliação psicológica. A inserção da psicologia nas escolas foi marcada por objetivos fortemente adaptacionistas, nos quais predominava a necessidade de corrigir o aluno portador de um problema de aprendizagem e adaptá-lo à escola. Essa adaptação era realizada, no passado, a partir da aplicação de recursos psicométricos, entendida como função do psicólogo.

  1. ✂️
  2. ✂️

🖨️ Baixar PDF

Deixe seu comentário

Participe, faça um comentário.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.