Simulados Geografia História da Geografia

Prova de História da Geografia - SEDF - Questões Quadrix

Simulado com questões de prova: Prova de História da Geografia - SEDF - Questões Quadrix. Resolva online grátis, confira o gabarito e baixe o PDF!

✅ 7 questões
😐 n/d
👥 0
🏆 0
📈 0%

1Q1025271 | Geografia, História da Geografia, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Texto associado.
Cabe à área de ciências humanas e sociais aplicadas promover a expansão das fronteiras escolares, partindo da situação da escola em seu território e atuando junto às redes de saberes e comunidades epistêmicas que perfazem o cotidiano dos estudantes.

Internet: <https://www.educacao.df.gov.br> (com adaptações).


Essa é a grande contribuição da geografia aos alunos da Educação Básica: desenvolver o pensamento espacial, estimulando o raciocínio geográfico para representar e interpretar o mundo em permanente transformação e relacionando componentes da sociedade e da natureza.

Internet: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br> (com adaptações).
Considerando os assuntos dos textos apresentados, julgue o item.

Uma das finalidades da geografia escolar é superar as dicotomias epistemológicas entre as áreas física e humana da ciência geográfica, propiciando ao aluno a compreensão das diferentes conexões entre os elementos do meio geográfico.
  1. ✂️
  2. ✂️

2Q1025273 | Geografia, História da Geografia, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Texto associado.
Cabe à área de ciências humanas e sociais aplicadas promover a expansão das fronteiras escolares, partindo da situação da escola em seu território e atuando junto às redes de saberes e comunidades epistêmicas que perfazem o cotidiano dos estudantes.

Internet: <https://www.educacao.df.gov.br> (com adaptações).


Essa é a grande contribuição da geografia aos alunos da Educação Básica: desenvolver o pensamento espacial, estimulando o raciocínio geográfico para representar e interpretar o mundo em permanente transformação e relacionando componentes da sociedade e da natureza.

Internet: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br> (com adaptações).
Considerando os assuntos dos textos apresentados, julgue o item.

Para a geografia do Ensino Fundamental, a Base Nacional Comum Curricular considera como uma questão de menor importância a apropriação, pelo aluno, dos conceitos geográficos, focando quase exclusivamente no desenvolvimento do senso crítico sobre a realidade que cerca esse aluno.
  1. ✂️
  2. ✂️

3Q1025274 | Geografia, História da Geografia, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Texto associado.
Cabe à área de ciências humanas e sociais aplicadas promover a expansão das fronteiras escolares, partindo da situação da escola em seu território e atuando junto às redes de saberes e comunidades epistêmicas que perfazem o cotidiano dos estudantes.

Internet: <https://www.educacao.df.gov.br> (com adaptações).


Essa é a grande contribuição da geografia aos alunos da Educação Básica: desenvolver o pensamento espacial, estimulando o raciocínio geográfico para representar e interpretar o mundo em permanente transformação e relacionando componentes da sociedade e da natureza.

Internet: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br> (com adaptações).
Considerando os assuntos dos textos apresentados, julgue o item.

Na geografia do Ensino Fundamental, em razão da ainda reduzida maturidade intelectual e emocional do aluno, não deve ser estimulado o uso do conhecimento geográfico para exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas.
  1. ✂️
  2. ✂️

4Q1025275 | Geografia, História da Geografia, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

No que se refere à evolução do pensamento geográfico ao longo do tempo e às suas implicações no ensino da geografia na atualidade, julgue o item.

No século XIX, na Prússia, Alexander von Humboldt e Karl Ritter foram os responsáveis pelos primeiros processos de sistematização da geografia, enquanto Friedrich Ratzel tornou-se o principal expoente da institucionalização da ciência na França, criando o que se denominaria possibilismo geográfico.
  1. ✂️
  2. ✂️

5Q1025276 | Geografia, História da Geografia, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

No que se refere à evolução do pensamento geográfico ao longo do tempo e às suas implicações no ensino da geografia na atualidade, julgue o item.

Elisée Reclus e Piotr Kropotkin notabilizaram-se ao propor uma geografia libertária e anarquista, que se colocava contra as estruturas de poder, sendo marginalizados em sua época por não enaltecerem o Estado nacional.
  1. ✂️
  2. ✂️

6Q1025277 | Geografia, História da Geografia, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

No que se refere à evolução do pensamento geográfico ao longo do tempo e às suas implicações no ensino da geografia na atualidade, julgue o item.

As diversas correntes da chamada geografia crítica, embora díspares em vários aspectos, convergiam na oposição à realidade social injusta e desigual. Desse modo, a geografia, segundo Yves Lacoste, tornou-se uma prática social em relação à superfície terrestre.
  1. ✂️
  2. ✂️

7Q1025278 | Geografia, História da Geografia, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

No que se refere à evolução do pensamento geográfico ao longo do tempo e às suas implicações no ensino da geografia na atualidade, julgue o item.

O ensino da geografia que trabalhe com conteúdos estáticos, utilizando operações mnemônicas, e que tenha o professor como detentor e transmissor de conhecimentos não é mais admitido, embora ainda seja uma prática relativamente frequente no meio escolar brasileiro.
  1. ✂️
  2. ✂️

🖨️ Imprimir

Deixe seu comentário

Participe, faça um comentário.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.