Simulados Informática Engenharia de Software

Prova Engenharia de Software – Analista de Sistemas Júnior (Petrobras)

Simulado com questões de prova: Prova Engenharia de Software – Analista de Sistemas Júnior (Petrobras). Resolva online grátis, confira o gabarito e baixe o PDF!

✅ 9 questões
😐 n/d
👥 0
🏆 0
📈 0%

1Q618729 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Sistemas Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Conforme proposto originalmente, o Processo Unificado é dividido em diversas fases, e em cada uma delas podem ser realizadas atividades de diferentes fluxos de trabalho (workflows), em diferentes proporções. A característica que NÃO se aplica a esse processo é ser

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q619000 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Sistemas Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

O Processo Unificado Rational (RUP) descreve uma abordagem disciplinada para alocar e gerenciar tarefas e responsabilidades durante o desenvolvimento de um sistema de software. Trata-se de uma recomendação do RUP

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q620650 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Sistemas Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

O planejamento do escopo de um projeto é uma atividade essencial que afeta todas as fases do projeto e influencia de forma decisiva o sucesso do mesmo. A esse respeito, considere as afirmativas abaixo.

I - A declaração do escopo define todas as entregas (deliverables) de um projeto, essencialmente definindo o que será e, por omissão, o que não será feito.

II - A declaração de escopo deve ser elaborada apenas pelos clientes, pois estes são os únicos que sabem dizer o que é necessário para o projeto, não sendo razoável envolver outras pessoas nesse processo.

III - Uma declaração de escopo deve incluir os critérios mensuráveis de sucesso do mesmo, em todas as dimensões relevantes, tais como tempo, custo e qualidade, por exemplo.

É(São) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q620675 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Sistemas Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

A abordagem multidimensional, também chamada de modelo estrela no Brasil, tem esse nome porque sua representação considera uma tabela central, conhecida como tabela fato, e tabelas ao seu redor, conhecidas como tabelas dimensão. Uma das importantes características da abordagem multidimensional é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q622523 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Sistemas Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Ainda existem muitos projetos de software que atrasam, ultrapassam o orçamento e não produzem software que atenda às necessidades do cliente.

PORQUE

Não existem métricas de software padronizadas e universalmente aceitas, e, colocar mais homem/hora em um projeto atrasado, pode atrasar ainda mais a construção desse software.

Analisando-se as afirmações acima, conclui-se que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q623832 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Sistemas Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

No RUP, os riscos inerentes a um projeto de software são identificados mais cedo, em comparação ao ciclo de vida tradicional.

PORQUE

Artefatos são disponibilizados ao final de cada iteração para que o cliente possa validá-los.

Analisando as afirmações, conclui-se que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q625434 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Sistemas Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

O CMM é um instrumento de orientação para a implementação da melhoria contínua do processo de desenvolvimento de software e utiliza um modelo de cinco níveis. Há áreas-chave de processos (KPA) com metas que devem ser atingidas para que o processo satisfaça às condições de determinado nível. Qual dos seguintes relacionamentos associa a KPA a uma de suas metas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q627467 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Sistemas Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

No RUP, as atividades de projetar, implementar e testar um esqueleto da estrutura do sistema, objetivando exercitar a arquitetura sobre a qual o sistema será desenvolvido, provendo uma carga inicial e alguns testes de desempenho, ocorrem na fase de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q627961 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Sistemas Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Sobre o RUP, pode-se afirmar que:

I - a análise de requisitos corresponde à primeira fase do ciclo de desenvolvimento, antecedendo à fase de análise que, por sua vez, se inicia quando a fase de requisitos termina;

II - testes de regressão são fundamentais na fase de transição, uma vez que, em cada iteração, novas funcionalidades são agregadas ao sistema e erros podem ocorrer em módulos já testados anteriormente;

III - RUP é um processo de desenvolvimento formal, não sendo conveniente para aplicação a sistemas de menor porte, uma vez que o conjunto dos documentos que obrigatoriamente devem ser gerados torna seu custo proibitivo.

É correto APENAS o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

🖨️ Baixar PDF

Deixe seu comentário

Participe, faça um comentário.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.