Simulados Medicina Médico da Família

Prova de Saúde Mental para Médico da Família - EBSERH (FGV)

Simulado com questões de prova: Prova de Saúde Mental para Médico da Família - EBSERH (FGV). Resolva online grátis, confira o gabarito e baixe o PDF!

✅ 9 questões
😐 n/d
👥 0
🏆 0
📈 0%

1Q998131 | Medicina, Médico da Família, Saúde Mental, EBSERH, FGV, 2024

Mulher de 42 anos há 3 dias com disúria, polaciúria, dor no flanco direito, febre, calafrios, náuseas. Vomitou hoje, pela manhã. Menstruou há 2 semanas. FC: 88 bpm, FR: 16 ipm. PA: 130 x 80 mmHg.
Sem outros dados importantes de história e exame físico. Você, então:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q998135 | Medicina, Médico da Família, Saúde Mental, EBSERH, FGV, 2024

Homem de 30 anos há 3 dias com temperatura axilar de 37,9 °C, dor de garganta, cefaleia e fadiga.
Na busca do diagnóstico de mononucleose infecciosa, é importante buscar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q998138 | Medicina, Médico da Família, Saúde Mental, EBSERH, FGV, 2024

Uma mulher de 30 anos conta história de síncope ao acordar há 15 dias. Sem pródromos e sem abalos musculares, o episódio veio acompanhado de sudorese. Depois vomitou e teve diarreia líquida, sem muco, sangue ou pus. Ficou tão preocupada com o desmaio que começou a sentir tremedeira, fraqueza e dor abdominal. Como namora um estudante de medicina, traz vários exames complementares e de imagem (“ele conseguiu os pedidos com seus professores”). Hemograma, VHS, glicemia, creatinina, colesterol total e frações, TGO, TGP, TSH, T4 livre, endoscopia digestiva alta, TC e RM craniana, ECG e Holter, todos normais. O namorado disse que “isso não é nada”, mas ela ficou com medo grande de desmaiar. Voltou a ter episódios de fraqueza, sudorese e tremor, seguidos de epigastralgia, que a deixaram ainda mais insegura. De vez em quando, diarreia líquida. O sono não está bom. Faz controle ginecológico regularmente, está em uso de contraceptivo oral e menstruou há 28 dias. Não há fatores de risco cardiovascular. O exame físico está absolutamente normal.
Decidimos então:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q998141 | Medicina, Médico da Família, Saúde Mental, EBSERH, FGV, 2024

Uma mulher de 48 anos, previamente hígida, comparece à consulta por dispneia aos esforços de início súbito. O exame físico não mostra qualquer particularidade, exceto por icterícia. Exames complementares mostram hemoglobina 8 g/dl, VCM: 88 fL, elevação de LDH, bilirrubinas e reticulócitos.
Devemos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1005357 | Medicina, Médico da Família, Saúde Mental, EBSERH, FGV, 2024

Uma senhora assintomática chega para o controle. Os níveis tensionais estão ótimos. Quando começamos a ausculta cardíaca, logo notamos déficit de pulso. Temos dificuldades em descrever a ausculta e definir qual é a primeira ou a segunda bulha. Partimos para o ECG e não conseguimos definir bem a onda P em todo o traçado, nem mesmo nas derivações DII e V1. Os intervalos RR estão totalmente assimétricos.
Com tudo isso, concluímos que há:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1005361 | Medicina, Médico da Família, Saúde Mental, EBSERH, FGV, 2024

A mãe de uma criança de 4 meses de idade chega muito preocupada à consulta. Sua filha vem apresentando regurgitações frequentes, após mamar. Algumas vezes, chega a vomitar. Os episódios se repetem 5-6 vezes/dia. Já foram causa de brigas na família, pois a avó paterna disse que a mãe “não sabe amamentar a criança”. A criança se alimenta exclusivamente de leite materno, está ganhando peso normalmente e vem se desenvolvendo bem. Não há choro excessivo nem irritabilidade. Nunca apresentou sibilância, nem pneumonia. Dorme tranquilamente. O exame físico não mostra qualquer particularidade.
A melhor conduta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1005363 | Medicina, Médico da Família, Saúde Mental, EBSERH, FGV, 2024

Um menino de 3 anos é trazido pela mãe porque “tem fimose”. Totalmente assintomático. O exame físico mostra estreitamento do orifício prepucial, não permitindo a exposição da glande.
Você, então:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1005366 | Medicina, Médico da Família, Saúde Mental, EBSERH, FGV, 2024

Um senhor de 64 anos, diabético tipo 2, foi diagnosticado há 6 anos, quando fez a primeira consulta na unidade de saúde, mas logo depois desapareceu. Ele conta que resolveu fazer controle com especialista de um plano (“pago bem barato”), mas que pensou em retornar agora para a unidade. Totalmente assintomático. Não houve qualquer intercorrência ou fato importante nesse intervalo de tempo de 6 anos. No exame físico há cruzamentos arteriovenosos patológicos à fundoscopia e PA+ 140 x 90 mmHg. Nada mais digno de nota. ECG mostra ondas q nas derivações DII, DIII e aVF. Você, então analisa o ECG realizado na primeira consulta, cuja descrição está completa no prontuário, verificando que as ondas q não estavam presentes há 6 anos.
Em relação a esse caso, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1005367 | Medicina, Médico da Família, Saúde Mental, EBSERH, FGV, 2024

Uma senhora de 78 anos, totalmente assintomática, consulta-se para um checkup. Conta história de herpes zóster recente, já tratado, sem neuralgia pós-herpética. Vem usando ácido fólico e vitamina B12 em doses terapêuticas há 2 meses, devido a “anemia”. Não há outros dados importantes. Não usa nenhuma outra medicação regularmente. Exame físico sem particularidades. Traz hemograma que fez agora como controle da anemia e que mostra Hb: 10,5 g/dL, VCM: 108 fL, LG: 1800/ml com 800 neutrófilos. Traz também exames gerais, com bioquímica, perfil lipídico e testes tireoideanos, todos normais. Analisando o hemograma quando do diagnóstico anterior de anemia feito por outro médico, você descobre que era muito semelhante a esse atual.
Então, você:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

🖨️ Baixar PDF

Deixe seu comentário

Participe, faça um comentário.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.