Simulados Farmácia Farmacologia

Exercícios de Farmacologia para Concurso de Farmacêutico - EBSERH

Simulado com questões de prova: Exercícios de Farmacologia para Concurso de Farmacêutico - EBSERH. Resolva online grátis, confira o gabarito e baixe o PDF!

✅ 8 questões
😐 n/d
👥 0
🏆 0
📈 0%

1Q1020766 | Farmácia, Farmacologia, Farmacêutico, EBSERH, VUNESP, 2020

“Os agentes alfa-agonistas de ação central agem através do estímulo dos receptores alfa-2 que estão envolvidos nos mecanismos simpatoinibitórios. Nem todos são seletivos. (…) São representantes desse grupo: metildopa, clonidina, guanabenzo e inibidores dos receptores imidazolínicos (moxonidina e rilmenidina).”
Dentre os agentes citados, o que pode ser favorável em situações de hipertensão associada a: síndrome das pernas inquietas, retirada de opioides, “flushes” da menopausa, diarreia associada à neuropatia diabética e hiperatividade simpática em pacientes com cirrose alcoólica é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1020767 | Farmácia, Farmacologia, Farmacêutico, EBSERH, VUNESP, 2020

“A morfina é um derivado fenantrênico com dois anéis planares e duas estruturas alifáticas em anel, que ocupam um plano, aproximadamente, em ângulo reto com o restante da molécula. (…). As partes mais importantes da molécula para a atividade opioide são os grupamentos hidroxila livres no anel benzênico, que está ligado ao átomo de nitrogênio através de dois átomos de carbono.”
A troca de um substituinte volumoso no átomo de nitrogênio da molécula da morfina confere a sua atividade antagonista, como é o caso da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1020768 | Farmácia, Farmacologia, Farmacêutico, EBSERH, VUNESP, 2020

Euforia e excitação, insônia, aumento da resistência e anorexia são os efeitos centrais de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1020769 | Farmácia, Farmacologia, Farmacêutico, EBSERH, VUNESP, 2020

Duas meta-análises (Pope, 1993; Jonhson, 1994), envolvendo mais de 90 ensaios clínicos, demonstraram que os AINEs (como ácido mefenâmico, cetoprofeno, cetorolaco, diclofenaco, piroxicam, valdecoxibe) podem elevar a pressão arterial. Ambas as meta-análises apresentaram maior elevação da pressão arterial em pacientes hipertensos. A um paciente hipertenso, que sofreu uma queda e torceu o tornozelo, foi prescrito diclofenaco sódico. O paciente está receoso de fazer uso do medicamento por “medo” de ele aumentar sua pressão arterial, que é controlada ambulatorialmente com o uso de um agente anti-hipertensivo betabloqueador.
Desse modo, perguntou ao farmacêutico se poderia substituir o diclofenaco sódico pelo diclofenaco potássico, pois entende que “quanto menos sódio ingerir, melhor para a sua saúde”, principalmente no que diz respeito à pressão arterial.
A dúvida apresentada pelo paciente citado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1020770 | Farmácia, Farmacologia, Farmacêutico, EBSERH, VUNESP, 2020

“Edema maleolar costuma ser o efeito colateral mais registrado, e resulta da própria ação vasodilatadora (mais arterial que venosa), promovendo a transudação capilar. Cefaleia latejante e tonturas não são incomuns. O rubor facial é mais comum com os (…) di-idropiridínicos de ação rápida. Hipercromia do terço distal das pernas (dermatite ocre) e a hipertrofia gengival podem ocorrer ocasionalmente. Tais efeitos podem ser dose-dependentes. Verapamil e diltiazem podem agravar a IC, além de bradicardia e bloqueio atrioventricular. Obstipação intestinal é observada com verapamil.”
Os efeitos adversos relatados referem-se ao grupo dos agentes anti-hipertensivos denominado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1020771 | Farmácia, Farmacologia, Farmacêutico, EBSERH, VUNESP, 2020

A maioria dos agentes antineoplásicos não atravessa a barreira hematoliquórica, o que torna difícil o tratamento e a profilaxia de vários tipos de leucemia meníngea, carcinomatose meníngea (decorrente do câncer de mama), linfoma e rabdomiossarcoma.
Nesses casos, o objetivo é expor o líquor, meninges e sistema nervoso a uma concentração efetiva de antineoplásico por meio da via
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1049244 | Farmácia, Farmacologia, Farmacêutico, EBSERH, VUNESP, 2020

A interação droga-receptor ocorre na fase
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1049245 | Farmácia, Farmacologia, Farmacêutico, EBSERH, VUNESP, 2020

Analise os neurotransmissores, a seguir, e suas funções, que podem ser alvos de ação de fármacos.

Neurotransmissores
ATP
GABA
Dopamina
Óxido nítrico
Substância P

FUNÇÕES
I. Despolarização lenta; cotransmissor com a acetilcolina.
II. Despolarização/contração rápidas de células da musculatura lisa.
III. Ereção.
IV. Reflexo peristáltico.
V. Vasodilatação.

A alternativa que contém a correta associação é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

🖨️ Imprimir

Deixe seu comentário

Participe, faça um comentário.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.