EsFCEx – Prova de Neurologia e Neurocirurgia – VUNESP

Simulado com questões de prova: EsFCEx – Prova de Neurologia e Neurocirurgia – VUNESP. Resolva online grátis, confira o gabarito e baixe o PDF!


Desempenho Global
0
Resoluções
0%
Média
N/D
Dificuldade
publicidade
  • Em relação à escala tomográfica de Marshall para traumatismo cranioencefálico, assinale a alternativa correta.
  • Paciente masculino, 46 anos, deu entrada com quadro de TCE grave, em Escola de Coma de Glasgow de 8 e com tomografia de crânio classificada como Marshall III. Frente às melhores práticas no atendimento ao TCE, é correto afirmar que a melhor conduta é:
  • Paciente feminina, 75 anos, foi submetida à cirurgia em regime ambulatorial para retirada de “lipoma” de couro cabeludo. Cirurgia foi interrompida sem a completa ressecção por sangramento intenso. O anátomo patológico da lesão indicou que se trata de um meningioma meningotelial grau I. Quanto à classificação de Simpson, é possível afirmar, corretamente, que a ressecção dessa lesão foi:
  • Qual é a principal causa de mortalidade nos pacientes neurocirúrgicos?
  • Qual tipo de tumor primário do sistema nervoso central é o mais comum na vida adulta?
  • Cirurgias realizadas na região temporoparietal posterior unilateral têm maior risco de cursar com qual tipo de alteração de visão?
  • Gliomas de baixo grau comumente apresentam-se na ressonância com:
  • Quais dados, em casos de tumores intracranianos, a técnica de ressonância magnética ponderada em T2 echo tem a função de mostrar?
  • Quais são os achados mais comumente encontrados na espectroscopia por ressonância magnética nos casos de gliomas de alto grau?
  • Com relação à codeleção 1p/19q nos gliomas, pode-se afirmar, corretamente, que é indicativa de
  • Com relação ao uso da tractografia para a programação cirúrgica de lesões cerebrais pode-se afirmar, corretamente, que
  • Qual é a classificação de House Brackmann para a paralisia facial de um paciente que apresenta assimetria importante da face em repouso, fechamento incompleto do olho e mínimo movimento da boca?
  • Quando aos cavernomas supratentoriais, pode-se afirmar, corretamente, que os sintomas mais comuns são:
  • Levando-se em consideração as escalas tomográficas de Marshall e Rotterdam para avaliação do trauma de crânio, assinale a alternativa cujo item nela contemplado está presente na escala de Rotterdam, mas não na de Marshall.
  • Paciente de 39 anos com TCE, por queda de laje, chega ao Pronto-Socorro em Glasgow de 7, sendo prontamente intubado.


    Em face do exposto, assinale a alternativa que mostra os melhores critérios para indicação de monitorização da pressão intracraniana nesse paciente.

  • Qual é a principal função do ATLS no atendimento ao paciente politraumatizado do ponto de vista neurológico?
  • No que se refere ao uso do cateter de PIC (pressão intracraniana) parenquimal no paciente que não tem outra abordagem neurocirúrgica, assinale a alternativa que melhor define a referência anatômica para o ponto de entrada e como posicionar o cateter.
  • Dentre as cirurgias que podem ser realizadas para o controle da doença de Parkinson, qual das alternativas a seguir melhor atuam no controle do tremor?
  • Sobre a classificação de Galassi para cistos de aracnoide, pode-se afirmar, corretamente, que ela
publicidade

COMENTÁRIOS (0)

🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.