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Engenharia Civil – Rodovias – Analista Superior IV (INFRAERO)

Simulado com questões de prova: Engenharia Civil – Rodovias – Analista Superior IV (INFRAERO). Resolva online grátis, confira o gabarito e baixe o PDF!

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1Q533770 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Analista Superior IV, INFRAERO, FCC

A questão da macrotextura superficial é importante em diversos aspectos operacionais dos pavimentos, em termos de qualidade e segurança de rolamento dos pavimentos. Para os pavimentos de concreto, pode-se obter uma macrotextura adequada com a execução de
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2Q533981 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Analista Superior IV, INFRAERO, FCC

Em um pavimento de concreto simples, as juntas serradas de retração têm a função de controlar as fissuras devidas à contração volumétrica do concreto. A utilização de barras de transferência de carga nestas juntas tem a função de propiciar certa transferência de carga de uma placa a outra. A profundidade de serragem destas juntas deve ser definida em função

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3Q534954 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Analista Superior IV, INFRAERO, FCC

Para o dimensionamento de pavimentos aeroportuários, é necessário conhecer as características das aeronaves solicitantes, para posterior determinação da aeronave de projeto. Dentre estas características, NÃO pode se relacionar:

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4Q535335 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Analista Superior IV, INFRAERO, FCC

No dimensionamento de pavimentos de concreto, pode ser utilizado no Brasil o método da PCA/84 (Portland Cement Association). Seus modelos de ruína são relacionados à fadiga e erosão. A curva de fadiga deste método relaciona o número admissível de repetições de carga com a relação de tensões atuante e admissível de tração no concreto. O número de repetições de carga, nesta formulação, é considerado ilimitado para relação de tensões

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5Q535494 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Analista Superior IV, INFRAERO, FCC

Em um pavimento asfáltico, enquanto as trincas couro de jacaré estão associadas à repetição das cargas de tráfego (fadiga) e, portanto, se concentram nas trilhas de roda, as trincas em bloco não se relacionam com o tráfego, e, portanto, podem aparecer em qualquer região do pavimento. Em relação às trincas em bloco, sua ocorrência está correlacionada, entre outros aspectos, à

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6Q535761 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Analista Superior IV, INFRAERO, FCC

No EIA (Estudo de Impacto Ambiental) de uma obra ou empreendimento, são

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7Q536952 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Analista Superior IV, INFRAERO, FCC

O comportamento peculiar de solos brasileiros, constatado em obras rodoviárias no Estado de São Paulo, motivou estudos aprofundados que, no final do século XX, resultaram em uma metodologia de classificação de solos, mais adequada à aplicação regional do que as classificações de países desenvolvidos. Esta metodologia, genuinamente brasileira, é identificada por meio da sigla

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8Q537499 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Analista Superior IV, INFRAERO, FCC

Um avanço na tecnologia das misturas asfálticas foi o SMA (Stone Matrix Asphalt ou Stone Mastic Asphalt). Com uma granulometria mais uniforme, com agregados mais graúdos e poucos finos, o SMA apresenta vantagens em relação ao CBUQ convencional e, dentre elas, pode-se citar:

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9Q537834 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Analista Superior IV, INFRAERO, FCC

Em um pavimento de concreto simples para um aeroporto, onde as solicitações não são canalizadas como em um pavimento rodoviário, o projeto deve contemplar alterações devido à configuração das solicitações. As juntas entre as placas devem conter:

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10Q538116 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Analista Superior IV, INFRAERO, FCC

A sinalização horizontal, em conjunto com os sistemas de sinalização vertical e sinalização semafórica, tem a função de orientar os motoristas quanto à localização no sistema viário, além de regulamentar questões de ultrapassagem, velocidade e estacionamento (dentre outras) e advertir quanto a potenciais pontos ou trechos que necessitem de maior atenção. Além do padrão de traçado das linhas, as cores também têm significados distintos. A cor branca, mais comum, tem a finalidade básica de

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11Q538598 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Analista Superior IV, INFRAERO, FCC

Analise:

I. Nos pavimentos flexíveis a carga se distribui em parcelas aproximadamente equivalentes entre as camadas.

II. Material agregado graúdo (pedra ou seixo rolado) é utilizado na constituição de um pavimento flexível.

III. Pavimentos rígidos apresentam uma estrutura mais espessa que os pavimentos flexíveis.

IV. Quando molhada, a superfície dos pavimentos flexíveis apresenta maior aderência do que a superfície dos pavimentos

rígidos.

Considerando V (Verdadeiro) e F (Falso), os itens I, II, III, e IV são, respectivamente:

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12Q539520 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Analista Superior IV, INFRAERO, FCC

Para a manutenção dos pavimentos de concreto, defeitos superficiais, como desgaste e fissuras curtas, podem ser corrigidos com um procedimento simples: a selagem. Quando a superfície do pavimento de concreto perde a texturização, são necessários serviços para a criação de novas ranhuras em sua superfície, cujo serviço é denominado de

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13Q539534 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Analista Superior IV, INFRAERO, FCC

A aquaplanagem é a perda de contato entre o pneu e o pavimento devido à presença de uma película de água na pista. Nesta situação, o atrito por adesão é praticamente nulo. NÃO caracteriza uma ação para combater o fenômeno da aquaplanagem:

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14Q539712 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Analista Superior IV, INFRAERO, FCC

A qualidade do concreto é de suma importância para o sucesso da estrutura de pavimento rígido. O controle tecnológico durante a produção e execução assume grande importância. Dentre as propriedades do concreto fresco, devem receber atenção a segregação e exsudação do concreto. A ocorrência destes dois fenômenos implica na formação de uma película de nata de cimento na superfície, muito frágil. Do ponto de vista funcional, esta película de nata pode oferecer riscos. NÃO indica um risco relacionado aos fenômenos de segregação e exsudação:

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15Q539811 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Analista Superior IV, INFRAERO, FCC

Os ligantes asfálticos ou cimentos asfálticos de petróleo (designados pela sigla CAP) são obtidos a partir de processos de refinamento do petróleo cru, para as finalidades específicas de pavimentação, além de outras aplicações. Os CAPs podem ser classificados por suas diversas propriedades, no entanto, atualmente no Brasil, a classificação de CAPs utiliza como parâmetro a

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16Q540318 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Analista Superior IV, INFRAERO, FCC

Ao se deparar com regiões de solos compressíveis (moles), o engenheiro deve estudar a melhor solução para obter o melhor desempenho do pavimento a ser implantado. Dependendo da espessura de ocorrência deste material, procede-se com a remoção. Caso contrário, deve-se intervir nesta região anteriormente à implantação do pavimento. Uma solução possível é a implantação de bermas de equilíbrio, que podem ser simplificadamente definidas como

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17Q540564 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Analista Superior IV, INFRAERO, FCC

Quando existem problemas estruturais nos pavimentos asfálticos, a restauração tem por objetivo o restabelecimento de sua capacidade estrutural. Uma técnica possível é o recapeamento, ou seja, a adição de novas camadas à estrutura existente. Os materiais asfálticos abaixo são utilizados em recapeamento com a finalidade de recompor a capacidade estrutural do pavimento, EXCETO:

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18Q541022 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Analista Superior IV, INFRAERO, FCC

A avaliação funcional de pavimentos, asfálticos ou rígidos, deve contemplar a medição da irregularidade longitudinal do pavimento. A irregularidade caracteriza-se pelo desvio da superfície da rodovia em relação a um plano de referência, que afeta a dinâmica dos veículos, a qualidade de rolamento e as cargas dinâmicas sobre a via. A medição deste índice NÃO pode ser realizada com:

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19Q541316 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Analista Superior IV, INFRAERO, FCC

Em relação à manutenção de pavimentos asfálticos, uma solução de uso corrente é a fresagem com recomposição em concreto asfáltico. Esta solução visa restabelecer as condições funcionais e estruturais, quando executadas na espessura mínima necessária. As patologias que NÃO poderiam ser corrigidas somente com este tipo de intervenção são:

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20Q541339 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Analista Superior IV, INFRAERO, FCC

Comparando pavimentos de concreto de cimento Portland

com e sem acostamentos de concreto, analise as

assertivas, segundo o método da PCA/1984:

I. Pavimentos de concreto com acostamentos de concreto

têm como principal mecanismo de ruptura a

fadiga.

II. Pavimentos de concreto sem acostamentos de concreto

têm como principal mecanismo de ruptura a

fadiga.

III. Pavimentos de concreto com acostamentos de concreto

têm como principal mecanismo de ruptura a

erosão.

IV. Pavimentos de concreto sem acostamentos de concreto

têm como principal mecanismo de ruptura a

erosão.

É correto o que consta em

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