Simulados Português Interpretação de Textos

ENEM 2022 – Questões de Interpretação de Texto (Português)

Simulado com questões de prova: ENEM 2022 – Questões de Interpretação de Texto (Português). Resolva online grátis, confira o gabarito e baixe o PDF!

✅ 18 questões
😐 n/d
👥 0
🏆 0
📈 0%

1Q675131 | Português, Interpretação de Textos, Edital 2022, ENEM, INEP, 2022

"Vida perfeita” em redes sociais pode afetar a saúde mental
Nas várias redes sociais que povoam à internet, os chamados digital infuencers estão, sempre felizes e pregam a felicidade como um estilo de vida, Essas pessoasespalham conteúdo para milhares de seguidores, ditando tendência e mostrando um estilo de vida sonhado pormuitos, como o corpo esbelto, viagens incríveis, casasdeslumbrantes, carros novos e alegria em tempo integral, algo bem improvável de ocorrer o tempo todo, apostaCarla Furtado, mestre em psicologia e fundadoradê Instituto Feliciência. A problemática pode surgir com a busca incessantepor essa felicidade, que gera efeitos colaterais em quemconsome diariamente a “vida perfeita” de outros. Daí vem oconceito de positividade tóxica: a expressão tem sido usada para abordar uma espécie de pressão pela adoção de um discurso positivo, aliada a uma vida editada para as redes sociais. Para manter a saúde mental e evitar ser atingido pela positividade tóxica, o suo racional das redes sociais é o mais indicado, aconselha a médica psiquiatra Renata Nayara Figueiredo, presidente da Associação Psiquiátrica de Brasília (APBr).
Disponível em:https://agenciabrasil.abc.com.br.Acesso em 21 nov. 2021 (adaptado)

Associada ao ideário de uma "vida perfeita", a positividade tóxica mencionada no texto é um fenômeno social recente, que constitui com base em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q675133 | Português, Interpretação de Textos, Edital 2022, ENEM, INEP, 2022

O bebê de tarlatana rosa


— [...] Na terça desliguei-me do grupo e caí no mar alto da depravação, só, com uma roupa leve por cima da pele e todos os maus instintos fustigados. De resto a cidade inteira estava assim. É o momento em que por trás das máscaras as meninas confessam paixões aos rapazes, é o instante em que as ligações mais secretas transparecem, em que a virgindade é dúbia, e todos nós a achamos inútil, a honra uma caceteação, o bom senso uma fadiga. Nesse momento tudo é possível, os maiores absurdos, os maiores crimes: nesse momento há um riso que galvaniza os sentidos e o beijo se desata naturalmente.

Eu estava trepidante, com uma ânsia de acanalhar-me, quase mórbida. Nada de raparigas do galarim perfumadas e por demais conhecidas, nada do contato familiar mas o deboche anônimo, o deboche ritual de chegar, pegar, acabar, continuar. Era ignóbil. Felizmente muita gente sofre do mesmo mal no carnaval.

RIO.J. Dentro da noite. São Paulo; Antíqua, 2022.


No texto, o personagem vincula ao carnaval atitudes e reações coletivas diante das quais expressa

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q936777 | Português, Interpretação de Textos, Edital 2022, ENEM, INEP, 2022

É ruivo? Tem olhos azuis? É homem ou mulher? Usa chapéu? Quem jogou Cara a Cara na infância sabe de cor o roteiro de perguntas para adivinhar quem é o personagem misterioso do seu oponente. Agora, o jogo está prestes a ganhar uma nova versão. A designer polonesa Zuzia Kozerska-Girard está desenvolvendo uma variação do Guess Who? (nome do Cara a Cara em inglês), em que as personalidades do tabuleiro são, na verdade, mulheres notáveis da história e da atualidade, como a artista Frida Kahlo, a ativista Malala Yousalzai, a astronauta Valentina Teresikova e a aviadora Amélia Earhart. O Who's She? (Quem é ela?” em português) traz, no total, 28 mulheres que representam diversas profissões, nacionalidades é idades. A ideia é que, em vez de perguntar sobre a aparências das personagens, as questões sejam direcionadas aos feitos delas: ganhou algum Nobel, fez alguma descoberta? Para cada personagem há um cartão com fatos divertidos e interessantes sobre sua vida. Uma campanha entrou no ar com o objetivo de arrecadar dinheiro para desenvolver o Who's She?. À meta incial era reunir 17 mil dólares. Oito dias antes de a campanha acabar, o Projeto angariou quase 350 mil dólares. A chegada do jogo à casa do comprador varia de acordo com a quantia doada — quanto mais você doou mais rápido vai poder jogar.
Disponível em: www.super.abril.com.br. Acesso em 4 dez. 2018 (adaptado)

Ao divulgar a adaptação do jogo para questões relativas a ações e habilidades de mulheres notáveis, o texto busca
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q936778 | Português, Interpretação de Textos, Edital 2022, ENEM, INEP, 2022

Ciente de que, no campo da criação, as inovações tecnológicas abrem amplo leque de possibilidades — ao permitir, e mesmo estimular, que o artista explore a fundo, em seu processo criativo, questões como a aleatoriedade, o acaso, a não linearidade e a hipermídia — Leo Cunha comenta que, no que tange ao campo da divulgação, as alternativas são ainda mais evidentes: “Afinal, é imensa a capacidade de reprodução, multiplicação e compartilhamento das obras artísticas/culturais. Ao mesmo tempo, ganham dimensão os dilemas envolvidos com a questão da autoria, dos direitos autorais, da reprodução e intervenção não autorizadas, entre outras questões”. Já segundo a professora Yacy-Ara Froner, o uso de ferramentas tecnológicas não pode ser visto como um fim em si mesmo. Isso porque computadores, samplers, programas de imersão, internet e intranet, vídeo, televisão, rádio, GPD etc. são apenas suportes com os quais os artistas exercem sua imaginação. |
SILVA JR, M. G. Movidas pela dúvida. Minas faz Ciências, n. 52, dez-fev 2013 (adaptado)

Segundo os autores citados no texto, a expansão de possibilidades no campo das manifestações artísticas promovida pela internet pode pôr em risco o(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q936779 | Português, Interpretação de Textos, Edital 2022, ENEM, INEP, 2022

Ora, sempre que surge uma nova técnica, ela quer demonstrar que revogará as regras e coerções que presidiram o nascimento de todas as outras invenções do passado. Ela se pretende orgulhosa e única. Como se a nova técnica carreasse com ela, automaticamente, para seus novos usuários, uma propensão natural a fazer economia de qualquer aprendizagem. Como se ela se preparasse para varrer tudo que a precedeu, ao mesmo tempo transformando em analfabetos todos os queousassem repeli-la.
Fui testemunha dessa mudança ao longo de toda a minha vida. Ao passo que, na realidade, é o contrário que acontece. Cada nova técnica exige uma longa iniciação numa nova linguagem, ainda mais longa na medida em que nosso espirito é formatado pela utilização das linguagens que precederam o nascimento da recém-chegada.
ECO, U.:CARRIÉRE, L.C. Não contem como fim do livro. Rio de Janeiro: Record, 2010 (adaptado),

O texto revela que, quando a sociedade promove o desenvolvimento de uma nova técnica, o que mais impacta seus usuários é a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q936780 | Português, Interpretação de Textos, Edital 2022, ENEM, INEP, 2022

Papos
— Me disseram... — Disseram-me.
— Hein?
— O correto é “disseram-me”. Não “me disseram”.
— Eu falo como quero. E te digo mais... Ou é “digo-te”? —O quê? — Digo-te que você
— O "te" e o “você” não combinam. — Lhe digo?
— Também não. O que você ia me dizer?
— Que você está sendo grosseiro, pedante e chato. [..] — Dispenso as suas correções. Vê se esquece-me. Falo como bem entender. Mais uma correção e eu... — O quê?
— O mato.
— Que mato?
— Mato-o. Mato-lhe. Mato você. Matar-lhe-ei-te. Ouviu bem? Pois esqueça-o e para-te. Pronome no lugar certo é elitismo! — Se você prefere falar errado...
— Falo como todo mundo fala. O importante é me entenderem. Ou entenderem-me?
VERISSIMO. L.F. Comédias para se ler na escola Rio de Janeiro: Objetiva. 2001 (adaptado)
Nesse texto, o uso da norma-padrão defendido por um dos personagens toma-se inadequado em razão do(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q936781 | Português, Interpretação de Textos, Edital 2022, ENEM, INEP, 2022

São vários os fatores, internos o externos, que influenciam os hábitos das pessoas no acesso à internet, assim como nas práticas culturais realizadas na rede. A utilização das tecnologias de informação e comunicação está diretamente relacionada aos aspectos como: conhecimento de seu uso, acesso à linguagem letrada, nível de instrução, escolaridade, letramento digital etc. Os que detêm tais recursos (os mais escolarizados) são os que mais acessam a rede e também os que possuem maior Índice de acumulatividade das práticas. A análise dos dados nos possibilita dizer que a falta de acesso à rede repete as mesmas adversidades e exclusões já verificadas na sociedade brasileira no que se refere a analfabetos, menos escolarizados, negros, população indígena e desempregados. Isso significa dizer que a internet, se não produz diretamente a exclusão, certamente a reproduz, tendo em vista que os que mais a acessam são justamente os mais jovens, escolarizados, remunerados, trabalhadores qualificados, homens e brancos.

SILVA, F. A. B:ZIVIANE, P;GHEZZI D.R As tecnologias digitais e seus usos.

Brasilia, Rio de Janeiro, Ipea. 2019 (adaptado)


Ao analisarem a correlação entre os hábitos e o perfil socioeconômico dos usuários da intenet no Brasil, os pesquisadores
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q936782 | Português, Interpretação de Textos, Edital 2022, ENEM, INEP, 2022

TEXTO I
A língua não é uma nomenclatura, que se apõe a uma realidade pré-categorizada, ela é que classifica a realidade. No léxico, percebe-se, de maneira mais imediata, o fato de que a língua condensa as experiências de um dado povo.
FIORIN,J.Língua, modernidade e tradição. Diversitas, n.2, mar-set.2014.
TEXTO II As expressões coloquiais ainda estão impregnadas de discriminação contra os negros. Basta recordar algumas delas, como passar um "dia negro", ter um "lado negro", ser a "ovelha negra" da família ou praticar "magia negra".
Disponível em:https://brasil.elpais.com.Acesso em:22 maio 2018.

O Texto II exemplifica o que se afirma no Texto I, na medida em que defende a ideia de que as escolhas lexicais são resultantes de um
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q936786 | Português, Interpretação de Textos, Edital 2022, ENEM, INEP, 2022

Pisoteamento, arrastão, empurra-empurra, agressões, vandalismo e até furto a um torcedor que estava caído no asfalto após ser atropelado nas imediações do estádio do Maracanã. As cenas de selvageria tiveram como estopim a invasão de milhares de torcedores sem ingresso, que furaram o bloqueio policial e transformaram o estádio em terra de ninguém. Um reflexo não só do quadro de insegurança que assola o Rio de Janeiro, mas também de como a violência social se embrenha pelo esportemais popular do país. Em 2017, foram registrados 104 episódios de violência no futebol brasileiro, que resultaram em 11 mortes de torcedores. Desde 1995, quando 101 torcedores ficaram feridos e um morreu durante uma batalha campal no estádio do Pacaembu, autoridades têm focado as ações de enfrentamento à violência no futebol em grupos uniformizados, alguns proibidos de frequentar estádios. Porém, a postura meramente repressiva contra torcidas organizadas é ineficaz em uma sociedade que registra mais de 61000 homicídios por ano. “É impossível dissociar a escalada de violência no futebol do panorama de desordem pública, social, econômica e política vivida pelo pais”, de acordo com um doutor em sociologia doesporte. Disponível em: https://brasil.elpais.com. Acesso em: 22 jun. 2019 (adaptado)

Nesse texto, a violência no futebol está caracterizada como um(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q936787 | Português, Interpretação de Textos, Edital 2022, ENEM, INEP, 2022

Seis em cada dez pessoas com 15 ou mais anos não praticam esporte ou atividade física. São mais de 100 milhões de sedentários. Esses são dados do estudo Práticas de esporte e atividade física, da Pnad 2015, realizado pelo IBGE. A falta de tempo e de interesse são osprincipais motivos apontados para o sedentarismo.Paralelamente, 73,3% das pessoas de 15 anos ou mais afirmaram que o poder público deveria investir em esportes ouatividades físicas. Observou-se uma relação direta entre escolaridade e rendana realização de esportes ouatividades físicas. Enquanto 17,3% das pessoas que não tinhaminstrução realizavam diversas práticas corporais,esse percentual chegava a 56,7% das pessoascom superior completo. Entre as pessoas que têm práticasde esporte e atividade física regulares, o percentual depraticantes ia de 31,1%, na classe sem rendimento,a 65,2%, na classe de cinco salários mínimos ou mais.A falta do tempo foi mais declarada pela população adulta,com destaque entre as pessoas de 25 a 39 anos, Entreos adolescentes de 15 a 17 anos, o principal motivo foi nãogostarem ou não quererem. Já o principal motivo para praticaresporte, declarado por 11,2 milhões de pessoas, foi relaxarou se divertir, seguido de melhorar a qualidade de vida ou obem-estar. A falta de instalação esportiva acessívelou nas proximidades foi um motivo pouco citado, demonstrandoque a não prática estaria menos associada à infraestruturadisponível.
Disponível em: www.esporte.gov.br Acesso em: 9 Ago. 2017 (adaptado)

Com base na pesquisa e em uma visão ampliada desaúde, para a prática regular de exercícios ter influênciasignificativa na saúde dos brasileiros, é necessário odesenvolvimento de estratégias que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q936789 | Português, Interpretação de Textos, Edital 2022, ENEM, INEP, 2022

TEXTO I
Projeto Mural Eletrônico desenvolvido no INT,semelhante a um totem, promete tornar o acesso àinformação disponível para todos
A inclusão de pessoas com deficiência se constituiu umdos principais desafios e preocupações para a sociedadeao longo das últimasdécadas. E o uso da tecnologia temse revelado um aliado fundamental em muitas iniciativasvoltadas para essa área. Exemplo disso é uma das recentescriações do Instituto Nacional de Tecnologia (INT) — unidadede pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovaçõese Comunicações (MCTIC). Ali, com o objetivo de que asdiferenças entre pessoas não sejam sinônimo de obstáculosno acesso à informação ou na comunicação, engenheiros etecnólogos vêm trabalhando no desenvolvimento do projetoMural Eletrônico.
O Mural Eletrônico nasceu da necessidade de promover a inclusão nas escolas. Com interfacemultimídia e interativa, todos têm a possibilidade deacessar o Mural Eletrônico. Por meio do equipamento,podem ser disponibilizados vídeoscom Libras, leiturasonora de textos, que também estarão acessíveis emuma plataforma de brailledinâmico, ao lado do teclado.
KIEFER, D. Inclusão ampla e irrestrita. Rio Pesquisa, n 36, set. 2016 (adaptado)
TEXTO II
Projeto Surdonews, desenvolvido na UFRJ, garante acessode surdos à informação e contribui parasua “inclusão cientifica"
Para não permitir que a falta de informação sejaum fator para o isolamento e a inacessibilidade da comunidade surda, a jornalista e pesquisadora RobertaSavedra Schiaffino criou o projeto “Surdonews: montandoos quebra-cabeças das notícias para o surdo”. Trata-se deuma página no Facebook, com notícias constantementeatualizadas e apresentadas por surdos em Libras, eveiculadas por meio de vídeos. A ideia de criar o projeto surgiu quando Roberta, elaprópria surda profunda, ainda cursava o mestrado. Paraisso, ela procurou traçar um diagnóstico do conhecimentoinformal entre as pessoas com surdez. Ela entrevistoucinquenta alunos surdos do ensino fundamental e viu queeles tinham muita dificuldade de ler, além de não captar anotícia falada. “Isso é muito grave, pois 90% do saber deum indivíduo vem do conhecimento informal, adquirido emfeiras científicas, conversas, cinema, teatro, incluindo amídia, por todas as suas possibilidades disseminadoras”,explica a pesquisadora. “Prezamos pelo conteúdo cientificoem nossas pautas. Contudo, independentemente disso,nosso principal trabalho é, além de informar e atualizar, fazercom que os textos não sejam empobrecidos no processo detradução e, sim, acessíveis”.
KIFFER, D. Comunicação sem barreiras. Rio Pesquisa, n. 37 dez. 2016 (adaptado)
Considerando-se o tema tecnologias e acessibilidade, ostextos I e Il aproximam-se porque apresentam projetos que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q936790 | Português, Interpretação de Textos, Edital 2022, ENEM, INEP, 2022

Mas seu olhar verde, inconfundível, impressionante,iluminava com sua luz misteriosa as sombrias arcadassuperciliares, que pareciam queimadas por ela, dizia logoa sua origem cruzada e decantada através das misériase dos orgulhos de homens de aventura, contadores dehistórias fantásticas, e de mulheres caladas e sofredoras,que acompanhavam os maridos e amantes atravésdas matas intermináveis, expostas às febres, às feras,às cobras do sertão indecifrável, ameaçador e sem fim, queelas percorriam com a ambição única de um “pouso” ondepudessem viver, por alguns dias, a vida ilusória de famíliae de lar, sempre no encalço dos homens, enfebrados pelaprocura do ouro e do diamante. PENNA, C. Fronteira.Rio de Janeiro: Tecnoprint, s/d.
Ao descrever os olhos de Maria Santa, o narradorestabelece correlações que refletem a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q936792 | Português, Interpretação de Textos, Edital 2022, ENEM, INEP, 2022

A conquista da medalha de prata por Rayssa Leal, no skate streetnos Jogos Olimpicos, é exemplo darepresentatividade feminina no esporte, avalia a âncora dojornal da rede de televisão da CNN. A A apresentadora, que também anda de skate, celebrou a vitória da brasileiraque entrou para a história como a atleta mais nova a subirnum pódio defendendo o Brasil. “Essa representatividadedo esporte nos Jogos faz pensarmos que não temos queficar nos encaixando em nenhum lugar. Posso gostar depassar notícia e, mesmo assim, gostar de skate, subirmontanha, mergulhar, andar de bike, fazer yoga. Temos que parar de ficar enquadrando as pessoas dentro deregras. A gente vive num padrão no qual a menina ganhaboneca, mas por que também não fazer um esporte deaventura? Por que o homem pode se machucar, cair dejoelhos, e a menina tem que estar sempre lindinha dentrode um padrão? Acabamos limitando os talentos daspessoas”, afirmou a jornalista, sobre a prática do Skatepor mulheres.
Disponível em: www.cnnbrasil.com.br.Acesso em: 31 out 2021 (adaptado)
O discurso da jornalista traz questionamentos sobre arelação da conquista da skatista com a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q936794 | Português, Interpretação de Textos, Edital 2022, ENEM, INEP, 2022

As línguas silenciadas do Brasil
Para aprender a língua de seu povo, o professorTxaywa Pataxó, de 29 anos, precisou estudar os fatoresque, por diversas vezes, quase provocaram a extinçãoda língua patxôhã. Mergulhou na história do Brasil edescobriu fatos violentos que dispersaram os pataxós,forçados a abandonar a própria língua para escapar daperseguição. “Os pataxós se espalharam, principalmente,depois do Fogo de 1951. Queimaram tudo e expulsarama gente das nossas terras. Isso constrange o nosso povoaté hoje”, conta Txaywa, estudante da UniversidadeFederal de Minas Gerais e professor na aldeia BarraVelha, região de Porto Seguro (BA). Mais de quatrodécadas depois, membros da etnia retornaram ao antigolocal e iniciaram um movimento de recuperação da línguapatxôhã. Os filhos de Sameary Pataxó já são fluentes —é ela, que se mudou quando já era adulta para a aldeia,tenta aprender um pouco com eles. “É a nossa identidade.Você diz quem você é por meio da sua língua”, afirma aprofessora de ensino fundamental sobre a importânciade restaurar a lingua dos pataxós. O patxôhã está entreas linguas indígenas faladas no Brasil: o IBGE estimou274 línguas no último censo. A publicação Povos indígenasno Brasil 2011/2016, do Instituto Socioambiental, calcula160. Antes da chegada dos portugueses, elas totalizavam mais de mil. Disponivel em: https://brasil.elpais.com Acesso em 11 jun. 2019 (adaptado)

O movimento de recuperação da lingua patxôhã assumeum caráter identitário peculiar na medida em que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q936795 | Português, Interpretação de Textos, Edital 2022, ENEM, INEP, 2022

Esaú e Jacó
Bárbara entrou, enquanto o pai pegou da viola epassou o patamar de pedra, à porta da esquerda.Era uma criaturinha leve e breve, saia bordada, chinelinhano pé. Não se lhe podia negar um corpo airoso. Os cabelos,apanhados no alto da cabeça por um pedaço de fitaenxovalhada, faziam-lhe um solidéu natural, cuja borla erasuprida por um raminho de arruda. Já vai nisto um poucode sacerdotisa. O mistério estava nos olhos. Estes eramopacos, não sempre nem tanto que não fossem tambémlúcidos e agudos, e neste último estado eram igualmentecompridos; tão compridos e tão agudos que entravampela gente abaixo, revolviam o coração e tornavam cáfora, prontos para nova entrada e outro revolvimento.Não te minto dizendo que as duas sentiram tal ou qualfascinação. Bárbara interrogou-as; Natividade disseao que vinha e entregou-lhe os retratos dos filhos e oscabelos cortados, por lhe haverem dito que bastava. — Basta, confirmou Bárbara. Os meninos são seus filhos?
— São.

ASSIS, M, Obra completa, Rio de Janeiro: Nova Aguillar, 1994,

No relato da visita de duas mulheres ricas a uma videnteno Morro do Castelo, a ironia — um dos traços maisrepresentativos da narrativa machadiana — consiste no
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q936799 | Português, Interpretação de Textos, Edital 2022, ENEM, INEP, 2022

Criado há cerca de 20 anos na Califórnia, omountainboard é um esporte de aventura que utiliza uma espécie de skate off-road para realizar manobras similaresàs das modalidades de snowboard, surf e do próprioskate. A atividade chegou ao Brasil em 1997 e hoje possuicentenas de praticantes, um circuito nacional respeitávele mais de uma dezena de pistas espalhadas pelo país.Segundo consta na história oficial, o mountainboard foicriado por praticantes de snowboard que sentiam faltade praticar o esporte nos períodos sem neve. Para isso,eles desenvolveram um equipamento bem simples:uma prancha semelhante ao modelo utilizado na neve(menor e um pouco menos flexivel), com dois eixosbem resistentes, alças para encaixar os pés e quatropneus com câmaras de ar para regular a velocidade quepode ser alcançada em diferentes condições. Com essaconfiguração, o esporte se mostrou possívelem diversos tipos de terrenos: grama, terra, pedras, asfalto e areia. Além desses pisos, também é possível procurar pelas próprias trilhas para treinar as manobras.
Disponível em: www.webventure.com.br.Acesso em: 19 jun. 2019.
A história da prática do moutainboard representa uma das principais marcas das atividades na aventura, caracterizada pela
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q936805 | Português, Interpretação de Textos, Edital 2022, ENEM, INEP, 2022

10 de maio
Fui na delegacia e falei com o tenente. Que homem amável! Se eu soubesse que ele era tão amava eu teria ido na delegacia na primeira intimação. [...] O tenente interessou-se pela educação dos meus filhos. Disse-me que a favela é um ambiente propenso, que as pessoas tem mais possibilidade de delinquir do que tornar-se útil a pátria e ao país. Pensei: se ele sabe disto, porque não faz um relatório e envia para os políticos? O senhor Jânio Quadros, o Kubstchek e o Dr. Adhemar de Barros? Agora falar para mim, que sou uma pobre lixeira. Não posso resolver nem as minhas dificuldades. ... O Brasil precisa ser dirigido por uma pessoa que já passou fome. A fome tambem é professora. Quem passa fome aprende a pensar no próximo, e nas crianças.
JESUS, C. M. Quarto de despejo: diário de uma favelada. São Paulo: Ática, 2014.
A partir da intimação recebida pelo filho de 9 anos, a autora faz uma reflexão em que transparece a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q936807 | Português, Interpretação de Textos, Edital 2022, ENEM, INEP, 2022

O Recife fervilhava no começo da década de 1990, e os artistas trabalhavam para resgatar o prestígio da cultura pernambucana. Era preciso se inspirar, literalmente, nas raízes sobre as quais a cidade se construiu. Foi aí que, em 1992, com a publicação de um manifesto escrito pelo músico e jornalista Fred Zero Quatro, da banda Mundo Livre S/A, nasceu o manguebeat. O nome vem de “mangue”, vegetação típica da região, e “beat”, para representar as batidas e as influências musicais que o movimento abraçaria a partir dali. Era a hora e a vez de os caranguejos — aos quais os músicos recifenses gostavam de se comparar — mostrarem as caras: o maracatu e suas alfaias se misturaram com as batidas do hip-hop, as guitarras do rock, elementos eletrônicos e o sotaque recifense de Chico Science. A busca pelo novo rendeu uma perspectiva diferente do Brasil ao olhar para o Recife. A cidade deixou de ser o lugar apenas do frevo e do carnaval, transformando-se na ebulição musical que continua a acontecer mesmo após os 25 anos do lançamento do primeiro disco da Nação Zumbi, Da lama ao caos. FORCIONI, G. et al. O mangue está de volta. Revista Esquinas, n. 87, set 2019 (adaptado).
Chico Science foi fundamental para a renovação da música pernambucana, fato que se deu pela
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

🖨️ Salvar PDF

Deixe seu comentário

Participe, faça um comentário.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.