TEXTO I
Projeto Mural Eletrônico desenvolvido no INT,semelhante a um totem, promete tornar o acesso àinformação disponível para todos
A inclusão de pessoas com deficiência se constituiu umdos principais desafios e preocupações para a sociedadeao longo das últimasdécadas. E o uso da tecnologia temse revelado um aliado fundamental em muitas iniciativasvoltadas para essa área. Exemplo disso é uma das recentescriações do Instituto Nacional de Tecnologia (INT) — unidadede pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovaçõese Comunicações (MCTIC). Ali, com o objetivo de que asdiferenças entre pessoas não sejam sinônimo de obstáculosno acesso à informação ou na comunicação, engenheiros etecnólogos vêm trabalhando no desenvolvimento do projetoMural Eletrônico.
O Mural Eletrônico nasceu da necessidade de promover a inclusão nas escolas. Com interfacemultimídia e interativa, todos têm a possibilidade deacessar o Mural Eletrônico. Por meio do equipamento,podem ser disponibilizados vídeoscom Libras, leiturasonora de textos, que também estarão acessíveis emuma plataforma de brailledinâmico, ao lado do teclado.
KIEFER, D. Inclusão ampla e irrestrita. Rio Pesquisa, n 36, set. 2016 (adaptado)
TEXTO II
Projeto Surdonews, desenvolvido na UFRJ, garante acessode surdos à informação e contribui parasua “inclusão cientifica"
Para não permitir que a falta de informação sejaum fator para o isolamento e a inacessibilidade da comunidade surda, a jornalista e pesquisadora RobertaSavedra Schiaffino criou o projeto “Surdonews: montandoos quebra-cabeças das notícias para o surdo”. Trata-se deuma página no Facebook, com notícias constantementeatualizadas e apresentadas por surdos em Libras, eveiculadas por meio de vídeos. A ideia de criar o projeto surgiu quando Roberta, elaprópria surda profunda, ainda cursava o mestrado. Paraisso, ela procurou traçar um diagnóstico do conhecimentoinformal entre as pessoas com surdez. Ela entrevistoucinquenta alunos surdos do ensino fundamental e viu queeles tinham muita dificuldade de ler, além de não captar anotícia falada. “Isso é muito grave, pois 90% do saber deum indivíduo vem do conhecimento informal, adquirido emfeiras científicas, conversas, cinema, teatro, incluindo amídia, por todas as suas possibilidades disseminadoras”,explica a pesquisadora. “Prezamos pelo conteúdo cientificoem nossas pautas. Contudo, independentemente disso,nosso principal trabalho é, além de informar e atualizar, fazercom que os textos não sejam empobrecidos no processo detradução e, sim, acessíveis”.
KIFFER, D. Comunicação sem barreiras. Rio Pesquisa, n. 37 dez. 2016 (adaptado)
Considerando-se o tema tecnologias e acessibilidade, ostextos I e Il aproximam-se porque apresentam projetos que
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