Simulados Nutrição Terapia Nutricional

EBSERH – Prova de Nutrição Parenteral e Enteral (FGV)

Simulado com questões de prova: EBSERH – Prova de Nutrição Parenteral e Enteral (FGV). Resolva online grátis, confira o gabarito e baixe o PDF!

✅ 7 questões
😐 n/d
👥 1
🏆 0
📈 86%

1Q1005699 | Nutrição, Terapia Nutricional, Nutrição Parenteral e Enteral, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 50 anos, pesando 70 kg, foi levado para a Emergência após alguns dias de libação alcoólica. Apresentava-se com uma taquicardia sinusal e níveis normais de pressão arterial. Encontrava-se letárgico, com fala incoerente. Ao chegar à Emergência, apresentou um episódio de convulsão tônico-clônica generalizada, que foi abordado com uso de benzodiazepínico IV.
Exames laboratoriais:
• Sódio: 110 mEq/L • Potássio: 1.8 mEq/L • Osmolaridade sérica: 230 mOsm/kg • Osmolaridade urinária: 312 mOsm/kg • Nível de etanol sérico: 250 mg/dL • Glicose: 92 mg/dL • Creatinina: 0,4 mg/dL
A conduta terapêutica mais correta nesse momento é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1005701 | Nutrição, Terapia Nutricional, Nutrição Parenteral e Enteral, EBSERH, FGV, 2024

Pacientes desnutridos graves com perda de peso acentuada são a prática diária na cirurgia. O cálculo de energia para esses pacientes pode ser feito de várias formas, mas atualmente a utilização da regra de bolso (ESPEN) facilita e torna prática a quantificação da meta calórica. Já a meta proteica também é bem estimada nesses pacientes pelas diretrizes de terapia nutricional. Considere um paciente com 50 quilos, estável, que será operado de uma colectomia direita e apresenta desnutrição grave, mas se alimenta de dieta oral sólida.

Utilizando a regra de bolso, as metas calóricas e proteicas que devem ser prescritas para ele são, respecivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1005703 | Nutrição, Terapia Nutricional, Nutrição Parenteral e Enteral, EBSERH, FGV, 2024

Paciente internado com quadro de semioclusão intestinal por estenose de íleo distal por doença de Crohn apresenta distensão abdominal e se alimenta com dieta líquida, não tolerando alimentos sólidos. Perdeu 18% do seu peso corporal nos últimos 6 meses. Apresenta anemia ao hemograma e sua albumina sérica é de 3,2 g/dl. Será submetido a cirurgia com possível ressecção de segmento de intestino delgado.
O melhor plano terapêutico no pré-operatório para esse paciente é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1005704 | Nutrição, Terapia Nutricional, Nutrição Parenteral e Enteral, EBSERH, FGV, 2024

Pacientes desnutridos graves com estenose pilórica devem ser alimentados por meio de nutrição parenteral (NPT). Porém, há um risco alto de complicações metabólicas.
Em relação às medidas que visam a minimizar as complicações relacionadas à nutrição parenteral, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1005708 | Nutrição, Terapia Nutricional, Nutrição Parenteral e Enteral, EBSERH, FGV, 2024

Paciente é diagnosticado com câncer gástrico e estenose pilórica que impede a alimentação. É desnutrido crônico grave, porém ainda tem reserva metabólica para realização de cirurgia. Foi iniciada nutrição parenteral exclusiva por veia central. Após 12 dias de terapia nutricional, apresenta confusão mental, astenia, tremores de extremidades com dificuldade de se manter em pé e miofasciculações em musculatura de membros inferiores. Evolui para deficiência visual com movimentos oculares anormais. O exame físico demonstra hipotensão arterial e taquicardia, mas não há sinais de choque.
O diagnóstico dessa situação clínica e o tratamento adequado são, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1005709 | Nutrição, Terapia Nutricional, Nutrição Parenteral e Enteral, EBSERH, FGV, 2024

Paciente submetido a pancreatectomia distal por tumor de cauda pancreática. No pré-operatório, não apresentava sinais de desnutrição e fez suplementação oral com fórmula hiperproteica. No 4º dia de pós-operatório apresentou saída de secreção esbranquiçada pelo dreno cavitário. O volume inicial foi de 100 ml em 24 horas, mas, após 3 dias, a drenagem era de mais de 500 ml de secreção leitosa, e o paciente encontrava-se prostrado e desidratado, sem sinais de sepse.
O diagnóstico dessa complicação e o tratamento nutricional adequado são, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1005710 | Nutrição, Terapia Nutricional, Nutrição Parenteral e Enteral, EBSERH, FGV, 2024

Em pós-operatório tardio de ressecção de tumor de cólon, uma paciente apresentou deiscência de anastomose. Estava em nutrição parenteral total (NPT), evoluindo bem das complicações cirúrgicas, quando percebeu certa dificuldade de deambulação duas semanas antes. Sua principal queixa era não conseguir digitar no celular, referindo redução da acuidade visual. Com o passar do tempo, 4 semanas em NPT, apresentou piora clínica com hipotensão sintomática. Exames demonstraram leucocitose com desvio e hiperlactatemia. Prontamente, foi iniciado antibiótico, sem a melhora esperada. A paciente permaneceu hipotensa, com noradrenalina em dose baixa, sem mudança nos exames por 3 dias, quando reduziu a interação. Conseguia manter a atenção, mas estava confusa. O médico não encontrou um foco infeccioso e, antes que fosse trocado o antibiótico, percebeu o que poderia estar acontecendo.
Diante do quadro, a conduta do médico clínico chamado para acompanhar a paciente foi:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

🖨️ Baixar PDF

Deixe seu comentário

Participe, faça um comentário.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.