Simulados Administração Geral Gestão Estratégica

Administração Geral: Gestão Estratégica – Analista EBSERH

Simulado com questões de prova: Administração Geral: Gestão Estratégica – Analista EBSERH. Resolva online grátis, confira o gabarito e baixe o PDF!

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1Q1020393 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Analista Administrativo, EBSERH, IBFC, 2020

De acordo com Teixeira et.al (2010), a Cultura Organizacional pode ser entendida como um conjunto de ideias, conhecimento, forma de agir, pensar e sentir expressas em termos materiais ou não, que são partilhados por um grupo ou uma organização, com certa regularidade no tempo e no espaço. Sobre a Cultura Organizacional, analise as afirmativas abaixo.

I. A Cultura se caracteriza como um fenômeno organizacional de caráter mais profundo e de maior permanência e surge das tradições, dos costumes e da forma como as coisas são feitas.

II. Embora seja fácil implementar a Cultura no início da constituição de uma organização é importante conduzir os colaboradores a adotá-la rapidamente para que as alterações na Cultura deixe de ocorrer no futuro.

III.O conjunto de padrões valorativos, técnicos e comportamentais, construídos ao longo da história de uma organização, são fortes indícios para definição de uma Cultura Organizacional.

Assinale a alternativa correta.

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2Q1020395 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Analista Administrativo, EBSERH, IBFC, 2020

Os autores Hersey e Blanchard elaboraram a Teoria da Liderança Situacional em 1982 e a consideram como um processo por meio do qual um indivíduo exerce influência sobre determinado grupo, visando atingir um determinado objetivo, em uma situação específica. Sobre a liderança situacional, assinale a alternativa correta.
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3Q1020398 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Analista Administrativo, EBSERH, IBFC, 2020

Fayol desenvolve a ideia dos quatro pilares principais da Administração, descritos a seguir. Relacione os itens 1, 2, 3 e 4 e suas respectivas definições.

1. Planejar

2. Organizar

3. Dirigir

4. Controlar

( ) Indica a alocação de recursos humanos, financeiros e técnicos que são necessários para atingir as metas propostas.

( ) Ocorre quando se comparam os resultados obtidos nas organizações com os planos de trabalho, para melhorias e correções.

( ) Realiza a gestão das propostas estratégicas para que as metas sejam atingidas.

( ) Está relacionado a estabelecer metas e objetivos que deverão ser atingidos pela organização.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

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4Q1020399 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Analista Administrativo, EBSERH, IBFC, 2020

Existem várias formas de transmitir a Cultura Organizacional dentro das organizações. Assinale a alternativa que apresenta as mais comuns.
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5Q1049044 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Analista Administrativo, EBSERH, IBFC, 2020

A liderança no contexto organizacional sempre irá desenvolver algum tipo de influência para que determinados grupos de profissionais desenvolvam suas atividades, alcançando os objetivos pretendidos. Chiavenato (2017), define o estilo clássico de liderança em três diferentes tipos: autocrática, democrática e liberal. Nesse contexto, analise as informações a seguir.

I. Liderança autocrática – o líder é quem decide e fixa diretrizes nas tomadas de decisões, não havendo participação do grupo. O comportamento do líder é dominador e pessoal nos elogios e nas críticas ao grupo.

II. Liderança democrática – total liberdade ao grupo para tomar decisões, com a mínima intervenção do líder. A participação do líder é limitada pois as suas orientações são dadas se o grupo as solicita.

III.Liderança liberal – na tomada de decisões as diretrizes são debatidas e decididas pelo grupo, que é estimulado e orientado pelo líder. O líder é objetivo e limita-se aos fatos nos elogios ou nas críticas.


Assinale a alternativa correta.

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6Q1049047 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Analista Administrativo, EBSERH, IBFC, 2020

Drucker (2010) descreve que o administrador deverá estar preparado para atuar não apenas como técnico, mas também como conselheiro, patrocinador ou facilitador do trabalho dos profissionais que trabalham sob sua responsabilidade. Para isso, precisa aprimorar suas habilidades relacionadas à formação e ao desenvolvimento de equipes de alta performance. Isso exige delegar tarefas e conhecer as metas da empresa e os perfis dos profissionais para verificar se eles realmente têm condições de desenvolver as atividades que serão de sua responsabilidade. Em relação a algumas funções que o administrador da atualidade precisa realizar, assinale a alternativa incorreta.
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7Q1049050 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Analista Administrativo, EBSERH, IBFC, 2020

Administrar uma organização, seja ela uma empresa, um empreendimento, uma instituição, um negócio ou qualquer atividade organizada, requer alguns conhecimentos mínimos para que a empreitada possa ser bem-sucedida e sustentável no tempo (CHIAVENATO, 2015). Nesse contexto, analise as afirmativas abaixo:

I. Com uma administração, os processos produtivos que são abstratos, são os facilitadores para o alcance dos objetivos simbólicos.

II. A administração proporciona rumo e direção para que a organização possa seguir adiante a fim de alcançar os objetivos e cumprir metas.

III.Uma administração normalmente é medida e avaliada em função dos resultados que promove por meio da atividade organizada.

Assinale a alternativa correta.

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