Simulados Pedagogia Temas Educacionais Ped...

Prova de Temas Educacionais Pedagógicos – QM 2019 – SEDUC/SP (VUNESP)

Simulado com questões de prova: Prova de Temas Educacionais Pedagógicos – QM 2019 – SEDUC/SP (VUNESP). Resolva online grátis, confira o gabarito e baixe o PDF!

✅ 20 questões
😐 n/d
👥 3
🏆 0
📈 30%

1Q1046552 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Para Santos (2012), a perspectiva da inclusão escolar não se restringe à superação das dificuldades do aluno ou à socialização, mas tem como proposta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1046553 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Em relação às necessidades educacionais dos estudantes, é correto afirmar que o Currículo Paulista (2020)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1046555 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Para Mendes, Vilaronga e Zerbato (2014), a ideia principal do coensino é a de que o professor especializado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1046556 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Lehr (citado por Mendes, Vilaronga e Zerbato, 2014), afirma que um dos principais fatores de sucesso do trabalho no modelo de coensino é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1046557 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

As autoras Mendes, Vilaronga e Zerbato (2014) concluem que a parceria no coensino entre professor especializado e do ensino comum
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1046559 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Para responder à questão, considere o seguinte texto, baseado em Lima (2018).

A definição de deficiência visual considera dois grupos distintos com peculiaridades diferentes: o grupo das pessoas com cegueira e o das pessoas com baixa visão (ou visão subnormal). Além dos aspectos médicos, devem ser consideradas questões familiares, sociais e educacionais. Portanto, a classificação da deficiência visual pode ser feita por três critérios: legal, educacional e leigo.
No prefácio de seu livro, Williams (2005) apresenta uma lista de proposições acerca do feedback, classificando-as como verdadeiras ou falsas. Assinale a alternativa que apresenta corretamente uma das proposições avaliadas pelo autor como verdadeira.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1046560 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Para responder à questão, considere o seguinte texto, baseado em Lima (2018).

A definição de deficiência visual considera dois grupos distintos com peculiaridades diferentes: o grupo das pessoas com cegueira e o das pessoas com baixa visão (ou visão subnormal). Além dos aspectos médicos, devem ser consideradas questões familiares, sociais e educacionais. Portanto, a classificação da deficiência visual pode ser feita por três critérios: legal, educacional e leigo.
Assinale a alternativa correta sobre a definição educacional de baixa visão, com base em Lima (2018).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1046561 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Com relação à classificação da deficiência visual, especificamente quanto ao grupo de pessoas com baixa visão, sob o critério leigo, na perspectiva da autora, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1046562 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Joana, uma professora do 5o ano, observou que, nos últimos meses, o aluno Marcelo, de 11 anos, passou a evitar sentar-se perto da janela, queixando-se da luz e, ao sair da sala de aula e andar nos corredores, relatava desconforto, passando a usar bonés durante todo o período. Joana e Antônio, professor do atendimento educacional especializado com quem ela conversou, identificaram uma dificuldade de Marcelo para adequar-se a diferentes condições de iluminação e, apoiados nas referências de Lima (2018), os professores puderam inferir que a dificuldade de Marcelo está relacionada com a função visual de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1046563 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

O estrabismo é um desvio do eixo ocular caracterizado pelo fato de um ou ambos os olhos estarem desalinhados (Lima, 2018). Alguns alunos com estrabismo, popularmente conhecido como olho torto ou vesgo, chegam à escola usando um tampão prescrito por oftalmologistas em um dos olhos. É importante que o professor facilite, em sala de aula, o uso do tampão ao aluno que dele necessita, atendendo às prescrições, porque o uso o tampão
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1046564 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Com relação à adaptação de materiais pedagógicos e recursos para a alfabetização dos alunos com baixa visão, Sampaio et al (2010) afirmam que a maioria deles necessita “aproximar os olhos do material de leitura e escrita, prejudicando a postura do tronco e da cabeça… e a necessidade de aproximação dos olhos sobre o caderno prejudica o posicionamento do braço e da mão, resultando em uma letra irregular.” Com base na perspectiva desses autores, é recomendável
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1046565 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Dentre os recursos tecnológicos para pessoas cegas ou com baixa visão, o sistema DOSVOX (Lima, 2018) possibilita ao aluno com deficiência visual
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1046566 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Assinale a alternativa correta a respeito da escrita à tinta para alunos com cegueira, com base em Sampaio et al (2010).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q1046567 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Na pesquisa de Mendes, Vilaronga e Zerbato (2014), foi identificado que, em muitos casos, pode haver um distanciamento inicial entre o professor da educação especial e o da sala comum. Para que o trabalho colaborativo seja efetivo, é necessário que haja
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q1046568 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Mendes, Vilaronga e Zerbato (2014) afirmam que a proposta de ensino colaborativo não se limita a um trabalho centrado apenas no aluno com deficiência. Ela se baseia no pressuposto de que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q1046569 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Para Omote, in Rodrigues, Capellini e Santos (2014), a educação representa um duplo caminho no combate às exclusões e desigualdades sociais; assim, o investimento na formação de novas gerações pode ser uma ação efetiva para
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q1046574 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Em sua tese, Ormelezi (2006) identificou que as pessoas, ao pensarem na cegueira, costumam associá-la às noções de escuridão, impossibilidades, solidão, tristeza e projetam-se na pessoa cega, imaginando como se sentiriam se fossem elas. Tais sentimentos dizem respeito
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q1046576 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

De acordo com Domingues et al. (2010), a perda da visão ocorrida na infância, na adolescência, na fase adulta ou senil é a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q1046577 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Conforme apresentado em Domingues et al. (2010), a baixa visão pode acarretar perda de campo visual e comprometer a visão central ou a periférica. Quando a perda ocorre no campo visual central,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q1046579 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

A observação do desempenho visual do aluno em todas as suas atividades diárias, desde como se locomove no espaço, alimenta-se e brinca, até como usa sua visão para a realização de tarefas escolares e práticas, segundo Pezzuto e Camargo, in Fonseca, Brito e Janes (2012), define
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

🖨️ Baixar PDF

Deixe seu comentário

Participe, faça um comentário.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.