Simulados Pedagogia Temas Educacionais Ped...

Questões de Temas Educacionais Pedagógicos – QM 2020 (SEDUC/SP)

Simulado com questões de prova: Questões de Temas Educacionais Pedagógicos – QM 2020 (SEDUC/SP). Resolva online grátis, confira o gabarito e baixe o PDF!

✅ 20 questões
😐 n/d
👥 2
🏆 0
📈 25%

1Q1046668 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Kezio (2016), ao estudar as propostas educacionais e o processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita de surdos, identificou que a realidade do fracasso escolar é o resultado de equívocos que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1046669 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Em uma determinada escola da rede pública, há sala de recursos para atendimento dos alunos público-alvo da educação especial, e a equipe gestora tem realizado esforços para a aproximação entre professores do Atendimento Educacional Especializado e da sala comum. De acordo com Mendes, Vilaronga e Zerbato (2014), citanto Lehr (1999), dentre os fatores cruciais para o sucesso do trabalho no modelo de coensino, destaca-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1046670 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Mendes, Vilaronga e Zerbato (2014), em sua obra, destacam alguns aspectos essenciais para o coensino. Ao ouvir professores de uma escola da rede pública, elas identificaram, entre outros fatores, dois pontos considerados fundamentais para o sucesso do coensino, que são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1046671 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Omote (in Rodrigues, Capellini e Santos, 2014), ao refletir sobre a tendência do mundo moderno e civilizado de dar atenção à redução da exclusão social e à melhoria da qualidade de vida das pessoas, destaca que a Educação apresenta dois caminhos no combate às exclusões e desigualdades sociais, que seriam
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1046673 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Skliar (1998), ao analisar o contexto educacional da época de sua pesquisa, argumenta que o oralismo era, em grande parte do mundo, a ideologia predominante na educação de surdos. Nesse contexto, a surdez era frequentemente vista como uma deficiência. Com base nessa perspectiva, a concepção do sujeito no oralismo reflete principalmente uma dimensão
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1046675 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Considere a publicação Entendendo a deficiência física da Secretaria Estadual de São Paulo para responder à questão.
A paralisia cerebral (encefalopatia crônica infantil), que pode advir de causas pré, peri ou pós-natais, merece destaque. É uma disfunção motora, de caráter não progressivo, que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1046676 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Considere a publicação Entendendo a deficiência física da Secretaria Estadual de São Paulo para responder à questão.
De todas as consequências apresentadas pela paralisia cerebral (PC), a comunicação merece distinção. É provável que pessoas com PC apresentem distúrbios na produção da fala que podem variar de leves a severos e possam necessitar de sistemas de comunicação alternativa que compreendem estratégias de apoio e recursos.

Nesses casos, os recursos específicos podem ser:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1046677 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Considere a publicação Entendendo a deficiência física da Secretaria Estadual de São Paulo para responder à questão.
Na escola, a tecnologia assistiva refere-se a toda modificação ou adaptação feita no ambiente, nos materiais e na forma de realizar as atividades, proporcionando ao aluno condições de participação efetiva no contexto escolar. A tecnologia assistiva pode ser simples, sofisticada, comercializada, individualizada.

Assinale a alternativa que possui um exemplo de tecnologia simples e um de tecnologia sofisticada, respectivamente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1046678 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Considere a publicação Atendimento educacional especializado: deficiência física. MEC, (2007) de autoria de Schirmer, Browning; Bersch e Machado para responder à questão.
As autoras da publicação afirmam que uma criança com deficiência física pode ter dificuldade em realizar muitas das tarefas rotineiras na escola e por isso depende de ajuda e cuidados de outra pessoa.

Assinale a alternativa que aponta uma conduta adequada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1046679 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Considere a publicação Atendimento educacional especializado: deficiência física. MEC, (2007) de autoria de Schirmer, Browning; Bersch e Machado para responder à questão.
A Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) é uma das áreas da Tecnologia Assistiva (TA) que atende pessoas sem fala ou escrita funcional ou em defasagem entre sua necessidade comunicativa e sua habilidade em falar e/ou escrever.

Em relação à Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA), é correto reiterar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1046681 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Considere a publicação Atendimento educacional especializado: deficiência física. MEC, (2007) de autoria de Schirmer, Browning; Bersch e Machado para responder à questão.
Os Sistemas de Comunicação Aumentativa e Alternativa (SCAA)são os recursos, as estratégias e as técnicas que apoiam modos de comunicação existentes (fala reduzida e pouco inteligível) ou substituem a fala.

Relacione recursos, estratégias e técnicas (1; 2; 3) com seus exemplos (a; b; c)

1 – Recursos
2 – Estratégias
3 – Técnicas

a – apontar diretamente um símbolo, que está em uma prancha de comunicação, para assim expressar a mensagem que ele representa;
b – cartões com fotos ou símbolos gráficos;
c – a sinalização do “sim” e do “não” através de gestos ou expressões faciais.

A relação correta está na alternativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1046685 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Considere a publicação Políticas de inclusão escolar e estratégias pedagógicas no atendimento educacional especializado (2016) para responder à questão.
As autoras do documento sustentam o seguinte:

A oferta do AEE para o estudante com deficiência física demanda do professor a viabilização de um trabalho pautado no conhecimento do sujeito, considerando suas necessidades e habilidades, bem como as tarefas a serem por ele desempenhadas no cotidiano escolar.

Nesse sentido, essas autoras declaram que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1046686 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Considere a publicação Políticas de inclusão escolar e estratégias pedagógicas no atendimento educacional especializado (2016) para responder à questão.
Dessa publicação, analise o excerto, a seguir.

“(...) a identificação das potencialidades atuais do estudante no que se refere à linguagem, desenvolvimento motor, visão, audição, cognição, aprendizagem e conhecimento acerca dos diferentes recursos e estratégias que possam favorecer o acesso, a comunicação, a realização das tarefas escolares e, por consequência, o desenvolvimento autônomo e a aprendizagem desses sujeitos é aspecto fundamental para a definição do trabalho desenvolvido no AEE.”

Nessa perspectiva,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q1046687 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Considere a publicação Políticas de inclusão escolar e estratégias pedagógicas no atendimento educacional especializado (2016) para responder à questão.
Na organização de uma proposta de trabalho, na especificidade do AEE, há possibilidade de ser o denominado “AEE COM” e o denominado “AEE PARA”, que devem ter um único propósito: atender os estudantes público-alvo da Educação Especial incluídos no ensino comum.

Assinale a alternativa correta que apresenta um exemplo de AEE COM e um de AEE PARA, respetivamente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q1046688 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Considere a publicação de Sartoretto e Bersch. A educação especial na perspectiva da inclusão escolar: recursos pedagógicos acessíveis e comunicação aumentativa e alternativa (2010) para responder à questão.
A escrita pode ser feita pelo computador com a utilização de teclados especiais: expandidos, reduzidos, programáveis de acordo com a sensibilidade e conteúdo das teclas.

O teclado reduzido
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q1046689 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Considere a publicação de Sartoretto e Bersch. A educação especial na perspectiva da inclusão escolar: recursos pedagógicos acessíveis e comunicação aumentativa e alternativa (2010) para responder à questão.
As autoras apresentam muitos recursos de comunicação que são usados dependendo da necessidade do usuário ou do contexto. Por exemplo:

____________ pode ser utilizado pelo professor. Ele é confeccionado com um tipo de tecido onde o velcro adere e, dessa forma, o professor consegue fixar miniaturas de objetos, personagens de histórias, entre outros.

Assinale a alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q1046690 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Sartoretto e Bersch (2010) informam que vocalizadores são recursos de comunicação que emitem voz gravada ou sintetizada.

A respeito desse recurso, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q1046691 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Galvão Filho (2005) ressalta que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) vêm se tornando, de forma crescente, importantes instrumentos de cultura contemporânea. Para este trabalho, esse autor opta pela classificação de Santarosa (1997) que divide as TICs em quatro grupos.

Considere os quatro grupos (1; 2; 3; 4) e os relacione com suas características (a; b; c; d).

Assinale a alternativa que apresenta a relação correta.

1 – TICs como sistemas auxiliares ou prótese para a comunicação.
2 – TICs utilizadas para controle do ambiente.
3 – TICs como ferramentas ou ambientes de aprendizagem.
4 – TICs como meio de inserção no mundo do trabalho profissional.

a – diferentes pesquisas têm demonstrado a importância dessas tecnologias no processo de construção dos conhecimentos de alunos com dificuldade de aprendizagem;
b – talvez essa seja a área onde as TICs tenham possibilitado avanços mais significativos;
c – pessoas com grave comprometimento motor vêm podendo tornar-se cidadãs ativas e produtivas, em vários casos, garantindo o seu sustento, pelo do uso das TICs;
d – possibilita que a pessoa com comprometimento motor possa comandar remotamente aparelhos eletrodomésticos, acender e apagar luzes; enfim, ter um maior controle e independência nas atividades da vida diária.

A relação correta está em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q1046692 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Galvão Filho (2005) realizou um trabalho educacional no Programa “Informática na Educação Especial” – InfoEsp, no qual foram utilizadas adaptações com a finalidade de possibilitar a interação, no computador, de alunos com diferentes níveis de comprometimento motor, sensorial e/ou de comunicação e linguagem. As tecnologias assistivas usadas nesse programa são classificadas em três grupos: Adaptações físicas ou órteses, Adaptações de hardware e Softwares especiais de acessibilidade.

Assinale a alternativa que contém um exemplo de adaptação de hardware e um exemplo de software especial de acessibilidade, respectivamente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q1046694 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

A literatura aponta diferentes tipos de serviços de apoio à inclusão escolar para crianças e jovens público-alvo da Educação Especial.

Em relação ao modelo de coensino (ensino colaborativo), é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

🖨️ Salvar PDF

Deixe seu comentário

Participe, faça um comentário.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.