Simulados Pedagogia Temas Educacionais Ped...

Prova de Temas Educacionais Pedagógicos - SEDUC SP (QM 2018)

Simulado com questões de prova: Prova de Temas Educacionais Pedagógicos - SEDUC SP (QM 2018). Resolva online grátis, confira o gabarito e baixe o PDF!

✅ 20 questões
😐 n/d
👥 19
🏆 0
📈 29%

1Q1046488 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Pletsch (2014) ressalta que defesas unilaterais que universalizam somente uma possibilidade de educação para pessoas com deficiência intelectual
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1046489 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Borges (2020) atenta para o fato de que não se deve reduzir a relevância do atendimento educacional especializado, concebendo-o apenas como um espaço físico, mas que pensemos a ação pedagógica do atendimento como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1046490 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Com análise da literatura da área em relação ao Atendimento Educacional Especializado, Borges (2020) assinala que um apontamento constante nas pesquisas é a necessidade de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1046491 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Joana, professora da sala comum, e Márcia, professora de educação especial, trabalham no modelo de Ensino Colaborativo. Contudo, por vezes, uma tenta impor sua forma de atuação para a outra. Para Mendes, Vilaronga e Zerbato (2014), essa situação pode prejudicar a proposta do modelo adotado ao
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1046492 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Segundo Mendes, Vilaronga e Zerbato (2014), quando o professor de sala comum e o professor de ensino especial atuam em igualdade quanto à liderança e às responsabilidades educacionais dos alunos, tem-se uma relação de colaboração denominada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1046493 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Ana, professora do 9° ano, muitas vezes nota que o desafio que a inclusão escolar impõe ao professor do ensino comum é muito grande. Nesse sentido, Mendes, Vilaronga e Zerbato (2014) apontam que esse desafio
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1046494 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Considerando a inclusão escolar, os autores Coll, Marchesi e Palacios (2004) apontam que é uma característica relevante de um bom docente
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1046495 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Segundo Coll, Marchesi e Palacios (2004), um dos fatores de êxito da inclusão escolar ocorre quando essa temática é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1046497 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Em conversa, uma coordenadora do PEB II afirma que alunos com deficiência intelectual devem estudar na escola regular apenas se apresentarem alguns pré-requisitos pedagógicos que os façam conseguir acompanhar o ritmo e as atividades desenvolvidas pelos outros alunos. De acordo com Garghetti, Medeiros e Nuernberg (2013), essa fala representa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1046498 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Para Chtena (2016, citado por Zerbato e Mendes, 2018) um bom ponto de partida para a criação de um ambiente verdadeiramente inclusivo envolve a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1046500 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Uma professora do ensino médio tem se esforçado para conhecer seu aluno com deficiência intelectual, procurando saber de seus interesses pessoais, disciplinas escolares favoritas e quais emoções as atividades escolares despertam nele. Para Rodrigues (2020), essas ações da professora favorecem
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1046501 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Nunes e Sobrinho (em Baptista; Caiado e Jesus, 2010) pontuam que, no presente século, o conceito de acessibilidade extrapola as barreiras concretas da sociedade, passando a enfatizar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1046502 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Segundo Coll, Marchesi e Palacios (2004), quando se fala que o aluno com deficiência intelectual possui necessidades educativas especiais, a principal questão alude à necessidade do professor de ofertar uma proposta educacional
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q1046603 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Para os alunos com baixa visão, o uso de contrastes é benéfico e pode ser utilizado de várias maneiras, dependendo das necessidades visuais específicas de cada um, atendendo suas preferências e o conforto. Um exemplo do uso funcional de contrastes, de acordo com Domingues (2010), é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q1046604 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

A baixa visão pode ser causada por dificuldades de campo visual. Domingues (2010) menciona que um aluno com alterações de campo visual periférico poderá ter dificuldades
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q1046605 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

As definições de baixa visão e cegueira podem ser feitas por dois critérios: legal e educacional. Do ponto de vista educacional, é importante observar como o estudante utiliza a visão e quais são os potenciais visuais a serem explorados, bem como quais os recursos adequados para cada caso (Lima, 2018). Nesse contexto, o fator de definição para classificação educacional de cegueira é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q1046607 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Para aprender o braille, “a criança cega tem que analisar com seus dedos (geralmente o indicador) cada uma das letras (ou pontos), separando uma das outras” (Sampaio et al, 2010, p. 396). Portanto, na leitura braille,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q1046609 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Assinale a alternativa correta quanto ao Soroban, com base em Sampaio et al (2010).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q1046614 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Com base em Sampaio (2010, p. 460), a definição “superfície de piso caracterizado pela diferenciação de textura em relação ao piso adjacente destinado a constituir aviso perceptível por pessoas com deficiência visual (cegos e com baixa visão)” refere-se ao piso
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q1046616 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Na concepção da autora Masini (2013), para se compreender a pessoa com deficiência visual e sua maneira de se relacionar no mundo que a cerca, há que se considerar ao mesmo tempo sua generalidade e especificidade. Portanto, para essa compreensão, segundo o pensamento da autora, é importante conhecer sobre a pessoa com deficiência visual:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

🖨️ Baixar PDF

Deixe seu comentário

Participe, faça um comentário.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.