1Q9982 | Recursos Humanos, Analista Judiciário, TRE AP, FCCUma equipe multifuncional é formada por profissionais ✂️ a) de diferentes níveis hierárquicos, que se reúnem para uma tomada de decisão estratégica. ✂️ b) que utilizam a tecnologia de informação para reunir membros fisicamente dispersos, para atingir objetivos comuns. ✂️ c) de igual nível hierárquico, mas oriundos de diferentes setores da organização, que se reúnem para cumprir uma tarefa. ✂️ d) que se reúnem para discutir meios de melhorar a qualidade, a eficiência e o ambiente de trabalho. ✂️ e) com atividades muito relacionadas e interdependentes, que assumem responsabilidades de supervisão mútua. 2Q9983 | Recursos Humanos, Analista Judiciário, TRE AP, FCCLikert definiu quatro perfis organizacionais, considerando variáveis como processo decisório, sistema de comunicações, relacionamento interpessoal e sistema de recompensas e punições. Um desses perfis é o consultivo. Nas organizações que adotam esse sistema administrativo, as decisões são ✂️ a) delegadas para a base e em situações de emergência a cúpula assume as consequências da decisão tomada. ✂️ b) participativas, a opinião das pessoas é considerada na definição das políticas e diretrizes da organização, e certas decisões específicas são delegadas e depois submetidas a aprovação. ✂️ c) centralizadas na cúpula, mas há a possibilidade de delegar decisões de caráter rotineiro e repetitivo e sujeitas a aprovação posterior, prevalecendo o aspecto centralizador. ✂️ d) realizadas em sistema de colegiado, sendo que as ocorrências imprevistas e não rotineiras devem ser levadas à cúpula para resolução. ✂️ e) delegadas parcialmente para o nível gerencial, que deve centralizar as decisões de caráter rotineiro e repetitivo, e levar à cúpula situações que fogem ao padrão. 3Q9984 | Recursos Humanos, Analista Judiciário, TRE AP, FCCA visão interacionista considera que o conflito é ✂️ a) inevitável e poderá ser ou não gerenciado. ✂️ b) contraproducente e deve ser evitado. ✂️ c) uma ocorrência natural nos grupos e nas organizações e devem ser aceitos. ✂️ d) necessário para o desempenho eficaz de um grupo. ✂️ e) sinônimo de irracionalidade e causa prejuízos a organização. 4Q9985 | Recursos Humanos, Analista Judiciário, TRE AP, FCCOs programas de treinamento devem ser avaliados em quatro níveis: ✂️ a) assimilação, percepção, repetição e aplicação. ✂️ b) compreensão, percepção, atitude e aplicação. ✂️ c) aplicação, percepção, repetição e atitude. ✂️ d) compreensão, percepção, aplicação e repetição. ✂️ e) reação, aprendizagem, comportamento e resultados. 5Q9986 | Recursos Humanos, Analista Judiciário, TRE AP, FCCO treinamento de instruções no cargo utiliza quatro passos designados: ✂️ a) instruir, observar, retornar e liberar. ✂️ b) experimentar, ajustar, supervisionar e avaliar. ✂️ c) explorar, executar, refazer e testar. ✂️ d) dizer, mostrar, fazer e rever. ✂️ e) sistematizar, opinar, desempenhar e generalizar. 6Q9987 | Recursos Humanos, Analista Judiciário, TRE AP, FCCExistem quatro modos distintos de administrar conflitos: acomodação, dominação, compromisso e solução integrativa de problemas. Na solução integrativa de problemas busca-se ✂️ a) encontrar uma solução que atenda aos interesses de todas as partes envolvidas. ✂️ b) encobrir o conflito, diminuindo sua importância e aguardando que ele se resolva por si só. ✂️ c) impor uma solução considerada a mais adequada para resolver de forma rápida e precisa o conflito. ✂️ d) encontrar uma solução que satisfaça parcialmente aos envolvidos. ✂️ e) rejeitar discussões que não se baseiem em dados e fatos mensuráveis. 7Q9988 | Recursos Humanos, Analista Judiciário, TRE AP, FCCTradicionalmente, competência é definida como um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para que as pessoas desenvolvam seu trabalho. Atualmente, esse enfoque tem se mostrado pouco instrumental e discussões mais recentes consideram um quarto elemento, que se refere ao conceito de ✂️ a) expectativa ✂️ b) entrega ✂️ c) motivação ✂️ d) personalidade ✂️ e) adequação 8Q9989 | Recursos Humanos, Analista Judiciário, TRE AP, FCCCom a adoção da gestão por competências, foi possível as organizações integrar a esse sistema o conceito de complexidade, que permite estabelecer diferentes níveis de desempenho para uma determinada competência. Para auxiliar no estabelecimento desses níveis pode-se utilizar os estágios de desenvolvimento de Dalton e Thompson (1993) descritos como ✂️ a) executor, analítico, supervisor e aconselhador. ✂️ b) iniciante, profissional dependente, influenciador e criador. ✂️ c) aprendiz, profissional independente, integrador e estrategista. ✂️ d) trainee, profissional de nível médio, profissional de nível superior e gestor. ✂️ e) operacional, tático, multifuncional e estratégico. 9Q9990 | Recursos Humanos, Analista Judiciário, TRE AP, FCCAo se estabelecer um sistema de competências, elas podem ser hierarquizadas da seguinte maneira: competências essenciais à organização, competências funcionais, competências gerenciais e competências individuais. As competências funcionais se referem a competências que ✂️ a) cada área ou departamento precisa construir e que são próprias de sua atividade especializada. ✂️ b) cada função ou cargo deve possuir para atingir os objetivos individuais estabelecidos. ✂️ c) cada profissional deve possuir para atuar em determinada organização. ✂️ d) a organização precisa construir para manter vantagem competitiva e sustentabilidade. ✂️ e) os executivos devem construir para exercer a liderança. 10Q9991 | Recursos Humanos, Analista Judiciário, TRE AP, FCCA entrevista comportamental com foco em competências é estrategicamente estruturada para ✂️ a) pesquisar momentos na vida da pessoa no qual ela apresentou dificuldades para concluir tarefas. ✂️ b) investigar o conhecimento técnico da pessoa na resolução de uma situação-problema. ✂️ c) pesquisar a estrutura de aprendizagem que irá possibilitar o desenvolvimento de competências. ✂️ d) analisar situações onde a pessoa demonstrou elevada motivação para lidar com as relações interpessoais. ✂️ e) investigar o comportamento passado da pessoa em uma situação similar da competência a ser investigada. Corrigir o simulado 🖨️ Baixar PDF