Simulados Pedagogia Temas Educacionais Ped...

Pedagogia - Temas Educacionais Pedagógicos (VUNESP/SEDUC SP) - QM 2019

Simulado com questões de prova: Pedagogia - Temas Educacionais Pedagógicos (VUNESP/SEDUC SP) - QM 2019. Resolva online grátis, confira o gabarito e baixe o PDF!

✅ 20 questões
😐 n/d
👥 0
🏆 0
📈 0%

1Q1046524 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Considere o texto de Paula C. M. Macedo - Deficiência Física Congênita e Saúde Mental – para responder à questão.
Em relação à deficiência física congênita, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1046525 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Considere o texto de Paula C. M. Macedo - Deficiência Física Congênita e Saúde Mental – para responder à questão.
O excerto, a seguir, apresenta a definição de duas formas de deficiência física, segundo a autora.
____________é a perda total das funções motoras dos membros inferiores e superiores e a_____________é a perda total das funções motoras de um hemisfério do corpo (direito ou esquerdo).
A alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do excerto é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1046527 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Considere a publicação Entendendo a deficiência física da Secretaria Estadual de São Paulo (2012) para responder à questão.
São profissionais essenciais no vínculo entre o aluno e a escola e nas relações interpessoais e precisam ser capacitados para promoverem novos procedimentos integrados ao projeto político-pedagógico, que contemplem de forma equilibrada o conteúdo curricular com o desenvolvimento e valorização das habilidades e competências.
Esse excerto refere-se aos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1046528 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Considere a publicação Entendendo a deficiência física da Secretaria Estadual de São Paulo (2012) para responder à questão.
É importante considerar que o uso de recursos não é solução definitiva, pois as necessidades do aluno mudam ao longo do tempo, sendo relevante que o recurso seja frequentemente avaliado quanto à sua importância e funcionalidade.
Em relação à tecnologia assistiva, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1046529 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Para resolver à questão, considere o conteúdo do documento A educação especial na perspectiva da inclusão escolar: recursos pedagógicos acessíveis e comunicação aumentativa e alternativa, 2010
Analise o seguinte recurso acessível: Teclado do computador coberto por uma placa de acrílico transparente; essa placa tem uma furação coincidente às teclas (de números, símbolos e letras) e utilizada por alunos com problemas de coordenação motora.
Esse recurso é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1046530 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Para resolver à questão, considere o conteúdo do documento A educação especial na perspectiva da inclusão escolar: recursos pedagógicos acessíveis e comunicação aumentativa e alternativa, 2010
Observe a afirmação a seguir.
____________ possibilita a construção de novos canais de comunicação, mediante a_______________ de todas as formas expressivas já existentes na pessoa com dificuldade de comunicação.
A alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas da afirmação é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1046531 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Para resolver à questão, considere o conteúdo do documento A educação especial na perspectiva da inclusão escolar: recursos pedagógicos acessíveis e comunicação aumentativa e alternativa, 2010
Alunos com impedimentos na expressão oral utilizam as pranchas de comunicação para expressarem sua compreensão e interpretação daquilo que está sendo lido.
Nesse sentido, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1046532 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Para resolver à questão, considere o conteúdo do documento A educação especial na perspectiva da inclusão escolar: recursos pedagógicos acessíveis e comunicação aumentativa e alternativa, 2010
As autoras apresentam os variados recursos de comunicação e ressaltam que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1046533 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Para resolver à questão, considere o conteúdo do documento A educação especial na perspectiva da inclusão escolar: recursos pedagógicos acessíveis e comunicação aumentativa e alternativa, 2010
Em relação ao trabalho de comunicação alternativa, a autoria desse documento afirma que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1046534 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

O coensino é uma das propostas de apoio na qual um professor comum e um professor especializado dividem a responsabilidade de planejar, instruir e avaliar o ensino dado a um grupo heterogêneo de estudantes.
Sobre o coensino é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1046537 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

No prefácio de seu livro, Williams (2005) apresenta uma lista de proposições acerca do feedback, classificando-as como verdadeiras ou falsas. Assinale a alternativa que apresenta corretamente uma das proposições avaliadas pelo autor como verdadeira.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1046539 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Em relação à evolução do tratamento dado a pessoas com deficiência intelectual ao longo dos séculos, Garghetti, Medeiros e Nuernberg (2013), com base em Aranha (2001), apontam que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1046540 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Para os autores Garghetti, Medeiros e Nuernberg (2013), a principal diferença entre os modelos de “integração” e “inclusão” na educação seria o fato de que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q1046542 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

De acordo com Garghetti, Medeiros e Nuernberg (2013), o paradigma que considera necessária uma forma de preparação dos alunos com deficiência para sua adaptação ao ensino regular é denominado de Paradigma de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q1046543 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Omote (em Rodrigues; Capellini; Santos, 2014) afirma que a educação inclusiva
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q1046544 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Em relação ao papel do professor no processo de inclusão escolar para alunos com deficiência intelectual, Trentin (2018) afirma que esse profissional deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q1046545 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Trentin (2018) aponta que um dos principais fatores dificultadores do desenvolvimento de novas posturas frente à inclusão escolar está relacionado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q1046547 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Em uma escola municipal de ensino fundamental no Paraná, Lopes e Marquezine (2012, citadas por Borges, 2020) realizaram uma pesquisa com quatro profissionais da educação sobre a percepção do trabalho na sala de recursos multifuncional.
Qual foi a percepção central identificada pelas autoras em relação ao trabalho pedagógico na sala de recursos multifuncional?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q1046548 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Para Borges (2020), qual seria o papel central do trabalho colaborativo entre os professores da sala comum e os do atendimento educacional especializado?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q1046549 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Moreira (em Baptista; Caiado; Jesus, 2010) aponta que as deficiências criadas socialmente estão diretamente relacionadas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

🖨️ Baixar PDF

Deixe seu comentário

Participe, faça um comentário.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.