Simulados Pedagogia Planejamento de Ensino

Prova de Planejamento de Ensino - Prefeitura de Cajamar (CESGRANRIO)

Simulado com questões de prova: Prova de Planejamento de Ensino - Prefeitura de Cajamar (CESGRANRIO). Resolva online grátis, confira o gabarito e baixe o PDF!

✅ 20 questões
😕 Difícil
👥 0
🏆 0
📈 0%

1Q321008 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Analise as afirmações abaixo.

I – Diferenciar é organizar as interações e as atividades, de modo a que cada aluno seja confrontado constantemente com as situações didáticas mais fecundas para ele.

II – A pedagogia diferenciada que proporciona os melhores resultados é a divisão em grupos de níveis ou cursos, cada um deles dotado de um currículo específico.

III – A diferenciação do ensino rompe com a indiferença às diferenças e neutraliza os mecanismos de fabricação do sucesso escolar.

IV – A diferenciação restrita visa a que todos atinjam o mesmo nível de domínio, através da adoção de caminhos que conduzam às mesmas competências.

No que diz respeito às pedagogias diferenciadas, são corretas, apenas, as afirmações:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q321123 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

De acordo com a Teoria de Henry Wallon, os estados afetivos no bebê são, invariavelmente, vividos como sensações corporais, e expressos sob a forma de emoções. Atento às necessidades expressas pela criança, principalmente pelo choro, o educador de creche deve:

I - cuidar e educar seguindo princípios de promoção da saúde;

II - respeitar as singularidades do bebê;

III - estabelecer um vínculo emocional com a criança;  

IV - tratar bebês de mesma idade da mesma forma.

Está(ão) correta(s), apenas, o(s) item(s):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q321226 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

As crianças, desde que nascem, podem participar de inúmeras práticas sociais em seu cotidiano. É dessa maneira que constroem conhecimento sobre a vida social. A proposta educacional da Educação Infantil deve

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q321641 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Muitas vezes, no ensino fundamental, particularmente em sua etapa inicial, a História tem permanecido distante dos interesses do aluno. Para que o ensino da História seja parte atraente e significativa do cotidiano escolar, os Parâmetros Curriculares Nacionais propõem, em suas orientações didáticas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q322006 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Um aluno expressou um conceito errado em uma redação. Ao constatar o erro, seu professor, por aderir a uma concepção mediadora de avaliação, considerou que essa redação e as tarefas de aprendizagem, em geral, devem ser compreendidas como um(a):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q322206 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Ao ingressar pela primeira vez na escola, Ana estava ávida por aprender a escrever. Ao final do primeiro dia de aula, pegou uma folha em branco e registrou:

EOA
OO
PARIO

A professora se posicionou ao seu lado e pediu que lesse o que escreveu. A menina disse: "escola – sol – parquinho", referindo-se às novidades de seu dia.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q322449 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

A educação compensatória, baseada na teoria da privação cultural, teve grande influência na educação infantil e, ainda hoje, deixa suas marcas na educação pública, quando esta apresenta um(a):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q322518 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

No livro Paixão de Conhecer o Mundo, de Madalena Freire, encontra-se o seguinte relatório de atividade de uma turma de crianças de 4 a 5 anos:

— Oba! Oba!

— Viva ! Viva !

— Será que é mesmo ovo de borboleta?

— É sim, Madalena! Olha ela ali do lado!

— É... e está morta.

— Coitada, pôs tanto ovo que morreu.......

— Vamos contar quantos tem?

— 230 ovos!.....

— Até cansei de contar....

— E o que será que vai sair daí?

— Borboleta, ora!

— Já direto?

— Não....

— Vamos estudar amanhã no livro, pra gente saber?

— Vamos.

Pelo relato acima, pode-se perceber que a prática do professor,

ao tratar de assuntos de Ciências, deve partir:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q322844 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Quem passa pela porta da sala de aula da professora Lívia e observa a classe acha que a indisciplina reina no lugar. Alguns alunos, de pé, circulam entre os grupos, dando palpites no trabalho alheio. Muitos falam ao mesmo tempo, parecendo negociar pontos de vista. Outros prendem papéis nos murais, enquanto poucos escrevem numa tabela. A professora percorre a sala, buscando a interação com os alunos.

Esta narrativa está fundamentada numa concepção de disciplina, segundo Aquino (1996), em que prevalece o olhar baseado numa perspectiva:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q322926 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

A supervisora da Escola "Sou esperto" levou para a professora da turma de crianças de 4 a 5 anos um minhocário, para que ela trabalhasse o assunto "Animais" com as crianças. Com base nas orientações do RCN, qual deve ser o procedimento da professora nessa situação?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q322995 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Em uma perspectiva cognitivista / construtivista da leitura, a compreensão do que se lê é produto da(o):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q323052 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Curto, Morillo e Teixidó (2000) enfatizam a leitura na escola como atividade de interpretação e compreensão de textos. Os autores afirmam que, para que isso seja possível, existem pressupostos necessários para a leitura, tais como o conhecimento

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q323349 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Na instituição de Educação Infantil, a intervenção do professor é necessária para que as crianças possam ampliar suas capacidades de apropriação de conceitos, das diferentes linguagens e dos códigos sociais. Nesse contexto, cabe ao educador, predominantemente, um papel de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q323356 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Hugo é uma criança em fase de alfabetização. O menino consegue ler textos que lhe são apresentados sem, contudo, compreender o que lê. A partir do caso descrito, considere as afirmações que se seguem.

I – Não é possível compreender se não há leitura de forma ativa, ou seja, antecipando interpretações, reconhecendo significados, dúvidas e incompreensões no processo de leitura.

II – Ler e escrever são tarefas interdependentes, o que supõe que uma criança que não compreender um texto também não compreenderá o que escreve.

III – Para favorecer a compreensão é preciso propor a leitura de textos cujo significado seja necessário desvendar com um objetivo claro e explícito.

IV – O ensino das estratégias de leitura compreensiva deve ser realizado em etapas posteriores à fase da alfabetização, que deve ficar circunscrita à decodificação dos códigos lingüísticos.

Sobre o processo de aquisição da leitura, são corretas, apenas, as afirmações:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q323822 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

As tarefas de leitura compartilhada são consideradas, segundo Solé (1998), como as melhores ocasiões para os alunos compreenderem e usarem estratégias úteis à compreensão de textos. Sobre esta forma de encaminhar atividades de leitura, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q323828 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Considere a descrição abaixo para responder às questões nos 30 e 31.

Um professor, desejoso de que seus alunos fizessem contato
com diferentes gêneros textuais, criou um "varal literário",
onde ficavam penduradas fichas contendo crônicas, notícias,
entrevistas, narrações, poemas, fábulas etc.. Durante e após
uma seqüência didática, o professor solicitou aos alunos que
escrevessem seus próprios textos, usando os diferentes
gêneros.

Ao propor aos alunos que elaborassem seus próprios textos, o professor se deparou com o problema dos erros ortográficos. Todas as opções abaixo são coerentes com uma concepção de produção de textos que visa à criação independente, EXCETO uma. Assinale-a.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q323858 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

O texto à seguir é referência para responder às questões de nos 17, 18 e 19.

 Em "O Homem que Amava Caixas", Stephen Michael King explora a complexidade das emoções envolvidas quando se ama alguém, e mostra que, às vezes, o amor pode ser demonstrado através de atos e não de palavras". Para isso, narra a história de um pai e um filho que encontraram uma forma de demonstrar o amor entre eles, tendo como elo a utilização de caixas de papelão.

Na história, o pai utilizou a arte para se expressar. Existem muitas formas de se expressar através das artes, e o desenho é uma delas. Na Educação Infantil, a criança cria e recria formas, por meio do desenho, integrando percepção, imaginação, reflexão e sensibilidade. Porém, é muito comum observar que muitas delas costumam imitar os desenhos dos colegas. Segundo o RCN, esse comportamento:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q324030 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Após um passeio ao Zoológico a professora propôs um problema para sua turma de crianças de 4 anos: "Em nosso passeio vimos dois macacos, três leões, uma girafa e dois elefantes. Quantos animais vimos ao todo?" Levando em conta a proposta de Smole, Diniz e Cândido (2000), para resolução de problemas na Educação Infantil, a professora, para facilitar o aprendizado, pode:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q324225 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Lúcia e Renata estão planejando criar uma creche. Já têm a casa, é só adaptar. Na hora de separar as salas por faixa etária, destinaram a menor sala para os bebês recém-saídos do berçário. A idéia é colocar os menores nos espaços mais reduzidos, pois fica mais fácil controlá-los. Como Lúcia e Renata, muitos gestores de creche tomam essa iniciativa que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q324691 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Um aluno escreveu o convite para as festividades de final de ano da seguinte maneira: VENU TODUS NA FETA DI FINAU VAI TEM ANIMASAO E DANSA E MUTA MUZICA E ALEGRE

Diante do texto do aluno, algumas observações foram feitas por professores.

I – "É preciso corrigir o que o aluno escreveu, introduzindo no papel as letras omitidas, alterando as trocadas e fazendo o traçado correto das letras."

II – "Melhor será enviar o convite para a família como está, pois este aluno está buscando a coerente representação fonética da língua falada."

III – "Julgo produtivo que o aluno compare seu texto com outro igual, mas escrito corretamente, identifique as diferenças e faça a reescritura de seu texto como resultado da comparação."

Considerando que o aluno produziu um texto informativo, assinale a opção que apresenta o(s) procedimento(s) didático(s) apropriado(s), em uma concepção de ensino que leve em conta a função social da escrita.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

🖨️ Baixar PDF

Deixe seu comentário

Participe, faça um comentário.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.